Espetáculo

Festival Internacional Sesc de Música começa na segunda-feira com imersão na música de concerto

Com o tradicional cortejo, evento em Pelotas dá início a 12ª edição

Foto: Divulgação - DP - Festival Internacional Sesc de Música é um dos maiores da área na América Latina

Pelas próximas duas semanas, a partir de segunda-feira (15), a música de concerto estará em destaque em Pelotas. Além do Centro Histórico, diferentes localidades do município serão presenteadas com performances em solos, duos, trios até formações em orquestras, da mais alta qualidade, tudo de graça, basta ter vontade de assistir e prestigiar os dezenas de instrumentistas e cantores de diferentes partes do país e do exterior, que estarão por aqui atendendo o chamado do 12º Festival Internacional Sesc de Música.

O Festival Internacional Sesc de Música é um dos maiores da área na América Latina e se apresenta com o objetivo de incentivar o desenvolvimento da produção musical e fomentar o intercâmbio e o desfrute de bens culturais. O gerente de Cultura do Sesc-RS, Silvio Alves Bento, diz que a expectativa é de que a comunidade de Pelotas mais uma vez abrace o evento, prestigie, mesmo as pessoas que não consigam ir, que elas divulguem as atividades.

"Que acolham os profissionais, os músicos. Que o comércio esteja disponível, funcionando, podendo bem-atender, é uma marca de Pelotas, a gente sabe. Mas quanto mais pessoas puderem falar do Festival, entender que ele é importante e significativo para a cidade, melhor. Que essa harmonia da comunidade a gente possa perceber. A vontade é ter o maior público possível, que as pessoas possam usufruir desse evento, que é gratuito e que tem um esforço da Fecomércio e do Sesc, no sentido de realizá-lo anualmente", diz o gerente de Cultura do Sesc-RS, Silvio Alves Bento.

Sobre esse tema, o secretário de Desenvolvimento, Inovação e Turismo, Gilmar Bazanella. diz que a Prefeitura tem atuado na divulgação e informado, não só lojista, mas também setor de bares e restaurantes e hospedagens, no sentido de que o festival não só atinge seus objetivos de formação musical, como também ajuda no desenvolvimento econômico da cidade. "No setor de hospedagem, já há uma ocupação muito interessante e as empresas estão preparadas para receber os participantes e visitantes do festival, o ramo da gastronomia também já está preparado para atender esse público. No Laranjal, nos reunimos com os comerciantes da praia, para mostrar todo o projeto de verão, especialmente essas duas datas de 19 e 20, quando acontecem apresentações do festival no grande palco da praia serão oportunidades de fazer bons negócios e para isso devem estar preparados. Pelotas está preparada para receber o público do festival e já demonstrou isso ao longo das edições anteriores e, mais uma vez, estamos prontos para recepcionar o público."

Mais de dez estreantes

Desde o final de semana, Pelotas começou a receber músicos de diferentes partes do Brasil e do planeta, divididos entre mestres e alunos. Serão 45 professores de 12 nacionalidades, a exemplo de Brasil, Polônia, Romênia, Portugal, Rússia e Japão, entre outras.

Destes, 17 chegam ao Festival e, consequentemente, a Pelotas pela primeira vez. Nomes, como: o premiado maestro e violoncelista polonês Tadeusz Wojciechowski, que atuou em casas de ópera por todo o mundo, incluindo a Metropolitan Opera, em Nova York e o Teatro La Fenice, em Veneza, e a professora de viola Anna Serova, da Rússia, que atua no Conservatório E.R.DUNI em Matera, e na Fondazione Accademia Perosi em Biella, ambas na Itália, que demonstram a alta qualificação dos músicos que ministrarão as masterclasses.

Estes músicos, referências no cenário mundial, estarão à disposição para cerca de 350 alunos, que buscam no Festival o aprimoramento de suas técnicas. O evento oferece cursos para 23 instrumentos, além do canto lírico e da composição e com espaço especial para uma das expressões musicais mais genuinamente brasileiras, o choro.

Para jovens de Pelotas

De acordo com os organizadores, o evento bateu o recorde de inscritos para esta edição, com 1.188 interessados. Entre estes músicos profissionais estão cerca de 100 estudantes, que integram projetos sociais que compõem as Orquestras Jovens do Sesc, oriundas de dez estados brasileiros, além das Orquestras Municipal de Pelotas e do Areal.

Para quem quer se programar, no dia 24, quarta-feira, a Orquestra Jovem Sesc Brasil, com esta centena de instrumentistas, será a atração da noite, no Theatro Guarany, a partir das 20h30min. Silvio Bento adianta que este ano o Festival vai deixar mais um legado a Pelotas, a criação de uma Orquestra Jovem do Sesc pelotense. "Esse é um processo que o Sesc vai iniciar em Pelotas também. Teremos uma Orquestra Jovem que vai começar a desempenhar suas atividades", antecipa.

Atualmente a cidade tem duas orquestras com jovens instrumentistas, a do Município e a do Ginásio do Areal. "A nossa ideia é pegar esse jovem que conclui a sua etapa na escola pública e não consegue dar continuidade, porque não tem mais idade para permanecer no projeto social. Então o Sesc entra com esse projeto", comenta.

Movimento no verão

Neste primeiro dia, a comunidade ouvirá os primeiros acordes dos instrumentos às 18h, com o tradicional Cortejo Musical, que mostra ao público que o Festival chegou para movimentar o verão pelotense. A saída é do Largo do Mercado Central, de onde os músicos partem rumo a um desfile cheio de animação, tocando músicas populares e conhecidas, mostrando que o Festival é para todos os públicos.

O concerto de abertura será apresentado pela UCS Orquestra, na segunda-feira, dia 15 de janeiro, às 20h30m no Theatro Guarany. Com regência do maestro Manfredo Schmiedt e com Pedrinho Figueiredo como solista e arranjador, o programa apresenta clássicos do estilo. Ao todo serão levadas à comunidade 63 atrações musicais ao longo dos 12 dias.

Ingressos no site

Uma das mudanças este ano está na forma de aquisição dos ingressos para os espetáculos no Theatro Guarany, com o objetivo de facilitar o acesso. "Este ano os ingressos estarão disponíveis no site do Sesc, é como se as pessoas fossem comprar, embora não seja pago. E as pessoas poderão emitir direto no site", comenta o gerente.

Também serão distribuídos ingressos antecipados na bilheteria do Theatro Guarany, rua Lobo da Costa, 849, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30min às 18h30min. Há limite de um par por pessoa, conforme o cronograma: a partir de amanhã até sexta-feira, retirada de ingressos para espetáculos dos dias 21, 22, 23, 24 e 25 deste mês.

Os ingressos para esta semana já foram distribuídos. Quem não conseguiu buscar com antecedência, pode tentar diariamente, às 19h, antes de cada concerto.

Promovido pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc, com o patrocínio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e SIM Rede de Postos, por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), o evento tem, ainda, apoio institucional da Prefeitura Municipal de Pelotas/RS. O apoio cultural fica por conta da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), Expresso Embaixador e Nave. Já o apoio educativo é da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Universidade Católica de Pelotas (UCPeL) e Unisinos.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Companhia de dança afro abre campanha de financiamento coletivo Anterior

Companhia de dança afro abre campanha de financiamento coletivo

Evandro Matté diz que Festival é um sonho que evolui a cada ano Próximo

Evandro Matté diz que Festival é um sonho que evolui a cada ano

Deixe seu comentário