Evento

Final de semana com música para diferentes gostos

Entre sábado e domingo, Festival Internacional do Sesc levará atrações para locais como o Conservatório de Música da UFPel, Bibliotheca Pública, Laranjal e Theatro Guarany, entre outros

Carlos Queiroz - Músico pelotense apresenta arranjos inéditos para alguns de seus sucessos

Este final de semana está repleto de musicalidade por Pelotas proporcionada pelo Festival Internacional Sesc de Música. Tanto no sábado, quanto no domingo, as atrações se revezam em diferentes locais da cidade, como Conservatório de Música da UFPel, Bibliotheca Pública, Laranjal, Nave e Theatro Guarany, a partir das primeiras horas da tarde. Nestes dois dias a 11ª edição dá a dimensão do ecletismo musical que o evento acolhe. Do samba, passando pelo choro, MPB e jazz, até o repertório de concerto, há programação para gostos distintos e tudo de forma gratuita. Entre os destaques está o encontro entre a Orquestra de Câmara do Theatro São Pedro e o músico pelotense Vitor Ramil, que ocorre neste sábado, na beira da praia do Laranjal.

Esta não é a primeira vez que Vitor Ramil se apresenta ao lado desta Orquestra, o trabalho em conjunto já extrapolou os palcos e ganhou os estúdios de gravação. Os registros foram para o álbum Foi no mês que vem (2013). "Tenho uma relação de longa data com a Orquestra, fizemos muitos concertos, mas agora está sob nova direção. Com o (maestro) Evandro Matté vai ser o primeiro trabalho juntos", conta o músico.

Além da parceria inédita com o maestro Matté, o músico também vai estrear uma apresentação sua na beira da praia do Laranjal, balneário que guarda uma parte importante da história de vida da família Ramil. "Nunca tinha tocado ao ar livre e acho que vai ser lindo. Muito vivi nas areias, canções foram compostas no Laranjal, muitas coisas foram vividas por lá. Então tocar lá é tudo de bom", comenta.

O repertório para a noite deste sábado vai levar ao público uma série de milongas, como Querência, do álbum Longes (2004), além de Ramilonga, Noites de São João e Neve de papel, ambas com gravações com a Orquestra, e Estrela, Estrela, entre outras composições que marcaram a carreira nacional e internacional do músico. Ramil ainda antecipa que o público vai ouvir em primeira mão arranjos novos para Loucos de cara e Joquin. "No Laranjal não poderia faltar Joquin", diz o músico.

Os arranjos são do compositor e multi-instrumentista Vagner Cunha, colaboração que começou no final da década de 1990 e resultou no álbum Campus Neutrais, e do compositor Celso Loureiro Chaves, para Indo ao pampa. "São arranjos muito bonitos, foram muitos feitos pelo Vagner, como a tiveram vários apresentações com a Orquestra, de um concerto para o outro o Vagner mudava alguma coisa, alterando detalhes do arranjo que eu pedia. Trocamos muitas ideias sempre. Ele foi ficando muito afinado com a minha maneira de sentir a música. Eu gosto tanto dos resultados, são muito integrado com o espírito das canções", fala.

Ramil conta que nutria um desejo de participar do Festival, mas só no ano passado o convite chegou. "Eu adorei." Segundo o músico interpretar as próprias canções com o acompanhamento da Orquestra é algo emocionante para ele e que também deve tocar a plateia. "Especialmente as milongas, elas casam muito bem com a orquestra de cordas."

Projetos para 2023

Para este ano, Ramil projeta a retomada da turnê de seu mais recente álbum, Avenida Angélica (2022), gravado no Theatro Sete de Abril. Este trabalho ainda não foi apresentado em show na cidade, porque o músico deseja apresentá-lo no palco onde ocorreram as gravações, no inverno de 2021.

Mas a agenda ainda vai dar espaço para os shows de Ramilonga, relançado no ano passado, quando o álbum completou 25 anos. "Em termos de shows, estou focado nestes dois trabalhos." Além destes, o músico ainda vai concentrar energia nas gravações do novo projeto, um disco somente com poesias de Paulo Leminski, musicadas por Ramil. Um trabalho que começou durante a pandemia. "Fiz 14 canções com versos de Paulo Leminski, que vão virar um álbum."

Para este evento não haverá distribuição de ingressos, segundo os organizadores serão disponibilizadas 500 cadeiras do Sesc, mas recomenda-se também levar cadeiras porque, em eventos como esse, a lotação costuma extrapolar o número de assentos disponíveis.


Alunos participam

No domingo a atração da noite é a Orquestra Sinfônica Acadêmica, formada pelos alunos que participam do Festival. No concerto os instrumentistas apresentam obras de dois compositores homenageados nesta edição: Johannes Brahms (1833-1897) e o brasileiro Mozart Camargo Guarnieri (1907-1993). A regência será do maestro norte-americano Robert G.Hasty e com participação do solista italiano Emmanuelle Baldini ao violino. O espetáculo será apresentado no Theatro Guarany, às 20h30min.

Na próxima sexta-feira, às 20h30min, a orquestra voltará a se apresentar, desta vez no encerramento do Festival, no Largo Edmar Fetter, do Mercado Central, com a celebração dos 190 anos de nascimento de Brahma, além de outras obras de Heitor Villa-Lobos (1887-1959) e Guarnieri no programa. Neste encontro do público com a orquestra a regência será do maestro gaúcho Evandro Matté, com participação dos solistas, o violinista chinês Yang Liu, a soprano japonesa Eiko Senda e o trompetista brasileiro Tiago Linck.

Sobre o Festival
Em sua 11ª edição, o evento tem como objetivo incentivar o desenvolvimento da produção musical, fomentar o intercâmbio e o desfrute de bens culturais. Promovido pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal, em parceria com a Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo, e tendo como diretor artístico o maestro Evandro Matté, o Festival atua em dois eixos principais: Pedagógico e Sociocultural.

Para este ano, o Festival conta com o patrocínio master da CMPC, do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), apoio do Grupo Panvel, apoio cultural da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Bibliotheca Pública Pelotense, Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa), Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e Expresso Embaixador e apoio institucional da Prefeitura Municipal de Pelotas.



Programe-se
Sábado

13h _ Recital de Alunos - Conservatório de Música da UFPel

19h _ Recital de Madeiras, Metais e Piano | Mauricio Freire (BRA), Giorgio Mandolesi (ITA), Ovanir Buosi (BRA), Paulo Bergmann (BRA), Tiago Linck (BRA), Marcos Motta (BRA), Alma Liebrecht (EUA), José Milton Vieira (BRA) e Adib Corrêa Vera (BRA) _ Bibliotheca Pública Pelotense

*Espetáculo com serviço de audiodescrição e tradução em libras;

20h _ Orquestra de Câmara Theatro São Pedro e Vitor Ramil | Praia do Laranjal _ Palco do Festival

20h30min _ Gafieira do Festival | Festival na Comunidade _ Nave



Domingo

15h _ Recital Classe de Piano - Bibliotheca Pública Pelotense

18h _ Banda União Democrata - Casa da Praia Sesc Laranjal

20h30 _ Orquestra Sinfônica Acadêmica - Regente Robert G. Hasty (EUA) _ Theatro Guarany

*Espetáculo com transmissão ao vivo pelo site do Festival;

21h _ Autocine Brazilian Blend - Festival na Comunidade _ Food Hall Quartier

Serviço
O quê: O Festival Internacional Sesc de Música
Quando: até sexta-feira
Ingressos: Entrada gratuita para todos os espetáculos, mas para as apresentações no Theatro Guarany e no Teatro Sicredi, é necessária a retirada antecipada de ingressos na rua Lobo da Costa, 849, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30min às 18h30min. Há limite de um par por pessoa, conforme o cronograma: segunda e terça-feira distribui ingressos para a própria terça, quarta e quinta-feira. Quem não conseguir buscar com antecedência, pode tentar uma hora antes de cada concerto na entrada dos teatros, onde haverá um número limitado de ingressos à disposição. Sugere-se a doação de 1kg de alimento não perecível por pessoa para o programa Mesa Brasil Sesc.
Inclusão: Alguns espetáculos possuem o recurso de audiodescrição e tradução na Língua Brasileira de Sinais (Libras), além de transmissão ao vivo. Confira no site www.sesc-rs.com.br/festival quais




Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Os Fabelmans Anterior

Os Fabelmans

Vitor Ramil e Orquestra emocionam Laranjal Próximo

Vitor Ramil e Orquestra emocionam Laranjal

Deixe seu comentário