Música

Orquestra do Ginásio do Areal faz apresentação na Feira do Livro

No repertório do espetáculo, que ocorre na Tenda Cultural, estão composições conhecidas das músicas de concerto e popular

Foto: Divulgação - DP - Projeto extraclasse do Ginásio do Areal se apresenta na Tenda Cultural da Feira do Livro

A Orquestra Estudantil Areal, projeto extraclasse do Ginásio do Areal, se apresenta nesta terça-feira (14), às 17h30min, na Tenda Cultural da 49ª Feira do Livro de Pelotas, que ocorre na praça Coronel Pedro Osório. No repertório composições conhecidas não só da música de concerto, mas também popular, como o rock'n'roll. A entrada é franca e as atividades da Feira prosseguem até quarta-feira (15).

Formada basicamente por alunos do Ginásio, desde 2014, a Orquestra tem superado desafios para prosseguir nestes quase dez anos de atividades. A professora e maestrina Lyz Márcia Ferreira conta que graças a muitas ajudas o projeto está ativo. Ajudas que para ela provam o reconhecimento da comunidade de Pelotas ao trabalho desenvolvido naquela escola.

Entre os entraves mais recentes, estão os ensaios fora da escola. Desde outubro o Ginásio do Areal está fechado para reparos na rede elétrica, impossibilitando que as reuniões ocorram lá. Com a ajuda da Secretaria de Cultura do município (Secult) os ensaios foram mantidos nas tardes das terças-feiras, na Estação Casa da Música da Cidade, junto à antiga Estação Férrea. "Graças a isso a gente conseguiu manter a nossa agenda de apresentações", comenta a professora.

O espaço surgiu a partir de projeto de cooperação entre Prefeitura, Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e Supermercados Guanabara. Para que os alunos se desloquem até o local, a Secretaria Municipal de Educação (Smed) fornece o transporte da ida para o local de ensaio.

O retorno só não é possível, via Smed, por causa de um desencontro nos horários, mesmo assim, comprometidos os jovens instrumentistas não deixam de ir. A distância acabou por esvaziar um pouco o projeto, porque o pessoal que mora no entorno da escola é o que frequenta as atividades extraescolares, mas com esse apoio da prefeitura o grupo tem se mantido com aproximadamente 30 alunos.

A professora diz que por vezes alguns conseguem caronas ou até mesmo seguem a pé para casa, outras contam com apoio dos pais que pagam a volta. "A gente tem prosseguido com o envolvimento dos alunos e das suas famílias e com o apoio da Smed e da Secult, eles que estão nos ajudando, apesar da Orquestra do Areal não ter nada a ver com o município", comenta. Para a apresentação de hoje o projeto será transportado em ônibus do Instituto Federal Riograndense (IFSul).

Mas a maestrina diz que a escola nos auxilia bastante, porque é um projeto do Ginásio. "Mas a comunidade tem nos ajudado a manter o projeto, também o Sesc com apoio durante o Festival (Internacional Sesc de Música), e a comunidade em geral."

Multiplicadores

Como a orquestra é frequentada por alunos, dos Ensinos Fundamental e Médio, a cada ano a renovação costuma acontecer. Mas alguns desses estudantes, que perseguem a formação acadêmica nos cursos de Música da UFPel, têm retornado como monitores.

"Eles retornam fazendo esse apoio, seguem conosco através de projetos, pela UFPel, e são chamados de multiplicadores acadêmicos. Eles fazem essa assistência aos alunos iniciantes, comandando toda a logística de ensaios e apresentações", diz a professora. Nesta temporada integram o grupo de multiplicadores os acadêmicos: Bruna Monteiro (piano), Gabriel Ávila e Felipe Oliveira (violinos), Andrew Borges (viola), Fernanda Neves (Clarinete).

Lançamentos na Feira do Livro

Nesta terça:
16h - Escola Luterana Emanuel - Releitura dos contos de fadas
18h - Nara Müller - Florescer metafísico; Luiz Carlos Vaz - Memórias de um mau tempo e Notícias do Schlee


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Martha Medeiros autografa na Feira do Livro de Pelotas Anterior

Martha Medeiros autografa na Feira do Livro de Pelotas

Jornalista Luiz Carlos Vaz autografa duas obras na tarde desta terça-feira (14) Próximo

Jornalista Luiz Carlos Vaz autografa duas obras na tarde desta terça-feira (14)

Deixe seu comentário