Obrigações

Começa Operação Varejo Legal

Supermercados, minimercados e mercearias são visitados agora

Foto: Carlos Queiroz - DP - Supermercados, minimercados e mercearias são visitados agora

Depois de 70 estabelecimentos já vistoriados nas duas primeiras etapas, a Receita Estadual gaúcha começou nesta segunda-feira (30) a terceira fase da Operação Varejo Legal, com visitas a supermercados, minimercados e mercearias de municípios da região. Na jurisdição da 6ª Delegacia Regional, com sede de Pelotas, o alvo serão 70 empresas do ramo, informa a delegada adjunta Vanessa Timm.

A Operação Varejo Legal teve início no ano passado, com o objetivo de orientar os contribuintes sobre a importância do cumprimento voluntário e correto das obrigações. O principal foco dos servidores da Receita Estadual será a verificação dos itens relacionados à identificação visual.

Entre eles, está a fixação de cartaz de Declaração de Inscrição na Receita Estadual (DI/RE) e de cartaz de inclusão de CPF na nota, alusivo ao Programa Nota Fiscal Gaúcha (NFG), além da integração entre Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e) e meios de pagamento eletrônicos.

O estabelecimento obrigatoriamente deverá ter disponível, perto do caixa, equipamento para emissão de NFC-e. Os proprietários também serão orientados de que devem informar aos consumidores a possibilidade de incluir CPF na nota. Outra questão verificada pelas equipes está relacionada aos registros dos meios de pagamento, como cartão de crédito, débito e PIX, que devem estar vinculados ao CNPJ do estabelecimento.

Fases anteriores na região:

Nas etapas anteriores, a Operação Varejo Legal esteve em 70 estabelecimentos do varejo da jurisdição da 6ª Delegacia Regional. Confira:
Na primeira, foram visitados 30 restaurantes
Na segunda, 40 lojas do ramo de vestuários e calçados

Resultados no Estado
Na primeira etapa, realizada em setembro de 2022, foram visitados 781 contribuintes varejistas de 27 municípios gaúchos. O foco foi o setor de bares e restaurantes. Equipamentos irregulares foram identificados em 112 estabelecimentos, o que corresponde a 14,3% do total. Foram emitidos 116 autos de lançamento, totalizando R$ 3,6 milhões devidos aos cofres públicos.

A segunda etapa mirou o setor de calçados e vestuários, com visitas a 739 varejistas de 58 cidades. Foram identificados 195 estabelecimentos com equipamentos irregulares, representando 26,4% do total. Os 152 autos de lançamento emitidos somam R$ 1,6 milhão devidos.

A Operação Varejo Legal objetiva à prevenção e à orientação aos donos de negócios sobre as práticas corretas. No entanto, dependendo da irregularidade identificada, pode haver autuação material ou formal.

Os contribuintes devem assegurar o correto cumprimento das obrigações acessórias, como fixação dos cartazes de inscrição na Receita Estadual e de divulgação do programa Nota Fiscal Gaúcha.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Indústria mundial do pêssego reunida em Pelotas Anterior

Indústria mundial do pêssego reunida em Pelotas

União de esforços para construção crescer mais Próximo

União de esforços para construção crescer mais

Deixe seu comentário