Conferência

Indústria mundial do pêssego reunida em Pelotas

Debates incluirão desde a produção nos pomares da região até a industrialização dos pêssegos para as conservas

Foto: Paulo Lanzetta - Debates incluirão desde a produção nos pomares da região até a industrialização dos pêssegos para as conservas

Começam a chegar neste sábado (28) os primeiros participantes estrangeiros da 15ª Conferência Mundial do Pêssego de Indústria, que ocorrerá de domingo a quarta-feira em Pelotas. Ao todo serão 90 participantes, dos quais 44 vêm do estrangeiro, que discutirão as questões relacionadas à produção e à industrialização da fruta, tendo por local a sede da Embrapa Clima Temperado.

Na sexta-feira, o presidente do Sindicato das Indústrias de Doces e Conservas de Pelotas (Sindocopel), Paulo Crochemore, adiantou que todos os participantes estarão reunidos em coquetel de boas-vindas às 20h30min de domingo, no Georges Jacques Tower.

Serão industriais da África do Sul, Argentina, Austrália, Chile, China, Espanha, Estados Unidos, Itália e Grécia. Realizada a cada dois anos, a Conferência Mundial do Pêssego ocorreu anteriormente na cidade de Murcia, na Espanha, em 2018. A pandemia da Covid-19 acabou adiando a 15ª Conferência, explicou Crochemore.

Um dos pontos altos da agenda de atividades será a visita de produtores e industriais aos pomares no Grupelli, 7º Distrito de Pelotas, na tarde de terça-feira. O encerramento ocorrerá na quarta-feira, com visita a Conservas Oderich, no Distrito Industrial também de Pelotas, e almoço de confraternização no Vinícius Bistrô, no Laranjal.

Além dos produtores e dos industriais, a Conferência Mundial dos próximos dias terá a presença de vendedores de conservas para o varejo. Hoje, 100% das indústrias de conservas de pêssegos brasileiras estão instaladas em Pelotas e municípios localizados ao seu redor, explica Crochemore.

Dados divulgados pelo Sindocopel apontam que os produtores da região trabalham com 26 variedades da fruta, sendo dez delas específicas para atender as indústrias de conservas. Os registros da entidade são de que a indústria do pêssego de Pelotas é uma das mais antigas do País, com início em 1880. Hoje, existem 11 fábricas e uma cooperativa na região.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

2ª TechBusiness registra aumento de 40% no público Anterior

2ª TechBusiness registra aumento de 40% no público

Começa Operação Varejo Legal Próximo

Começa Operação Varejo Legal

Deixe seu comentário