Entrevista

Atacante Gabriel Pereira é apresentado no Bento Freitas

Primeiro reforço do Brasil para a Série D, jogador é extrema de origem, mas pode atuar de falso nove e até mesmo como meia

Foto: Fernando Rascado - DP - Atleta de 28 anos estava atuando no São Luiz de Ijuí, onde trabalhou com o técnico Alessandro Telles

“É um prazer estar vestindo essa camisa tão pesada”. Assim Gabriel Pereira iniciou sua fala de apresentação como jogador do Brasil. O atacante teve sua contratação confirmada na quinta pela manhã e nesta sexta-feira (5) concedeu entrevista coletiva na sala de imprensa Sérgio Cabral.

O jogador de 28 anos estava no São Luiz, onde foi atleta justamente de Alessandro Telles, atual treinador xavante. Pelo time de Ijuí, Gabriel disputou 14 partidas e marcou um gol. Foi na Recopa Gaúcha, em fevereiro, quando o Rubro bateu o Grêmio por 2 a 0 e conquistou o título. O novo contratado do Brasil iniciou como titular em 11 ocasiões e saiu do banco de reservas três vezes neste ano.

A contratação de Telles para o lugar de Fabiano Daitx ajudou na sua vinda para o Bento Freitas. O atacante fez vários elogios ao treinador, com quem ele afirma ter recuperado a confiança para jogar. “Fizemos um grande trabalho tanto individualmente como coletivamente. Foi uma grande passagem e isso me motivou mais ainda. O Luis Fernando Hannecker [gerente de futebol] falou que já tinha o interesse na minha contratação e com o Alessandro sendo anunciado também ficou tudo mais fácil”, disse.

Outro ponto destacado pelo atacante é a forma de Telles jogar. Gabriel diz ter identificação com o estilo mais ofensivo do treinador. “Alessandro pede muita movimentação, pede toque de bola. Ele tenta sempre jogar para cima, sempre para frente, sempre mantendo a posse de bola e isso me agrada. Vocês podem esperar um time muito forte e muito competitivo”, projetou o jogador.

Características em campo

Gabriel Pereira é um atacante de velocidade, que tem o pé direito como preferencial. Ele se define como um meia-atacante por ter a capacidade de fazer até quatro funções diferentes no ataque. “Na frente consigo jogar tanto de extrema pelo lado direito como de extrema pelo esquerdo e consigo jogar como um 10 ou até um falso nove”, disse.

O novo atacante xavante ainda contextualizou as diferenças no seu jogo caso atue pelo lado direito ou esquerdo. “Hoje o extrema é quase um lateral. Você tem que estar todo momento defendendo e atacando. No lado esquerdo você tem essa vantagem de puxar para dentro, na perna boa para chutar. No lado direito muitas vezes você procura mais o fundo, ultrapassagem”, completou.

Na sexta-feira, o Brasil treinou apenas pela manhã. Desde que chegou, Gabriel participou de dois trabalhos com o grupo. Neste sábado, o elenco xavante treinará em dois turnos. Já no domingo apenas pela manhã. Até a estreia contra o Concórdia (SC) serão cerca de 20 dias de treino, algo que Gabriel avalia como pouco tempo. “Eu espero que a gente consiga entrosar o quanto antes, 20 dias parece muito, mas é pouco”.

Projeção da Série D

Mesmo com apenas 28 anos, o atacante rubro-negro já atuou nas quatro divisões nacionais. Na Série A disputou um jogo pelo Vitória, em 2016. Na Série D jogou a edição do ano passado pelo Nacional (AM), sendo eliminado na terceira fase. Gabriel acredita que o Brasil está na chave mais complicada junto com o grupo A7, envolvendo vários times do Sudoeste.

“Sei que é uma competição muito difícil. Do lado do sul é mais difícil ainda. Os grupos mais fortes estão aqui, o nosso e o grupo do sudeste. Temos que nos preparar bem”, destacou. Além do futebol brasileiro, Gabriel teve uma passagem na Europa. Em 2018/19 jogou em Portugal, pelo Académico de Viseu, e em 2019/20 no OFK Pirin, da Bulgária. No total, foram 33 jogos no Velho Continente com um gol marcado.

Nesta passagem, Gabriel ressaltou que evoluiu como jogador, principalmente por se desenvolver atuando em outras posições. “Nos dois anos que estive na Europa aprendi muito. Eu jogava sempre mais de extrema. Na Europa, onde joguei como meio-campo, também. Foi muito bom para mim esse aprendizado e espero trazer aqui para o Brasil”, complementou.

Brasil deve acertar com volante Araújo e meia Adriano Klein

te Gabriel Pereira, o Brasil está próximo de fechar mais duas contratações. De acordo com informações do jornalista Eduardo Torres, o Xavante deve anunciar em breve as chegadas do volante Araújo, de 28 anos, e do meia Adriano Klein, 23. A informação foi confirmada pelo repórter Nícolas Wagner, do portal Trivela e da Rádio Índio Capilé.

Araújo foi revelado na base do Grêmio e no futebol gaúcho também passou por Ypiranga e Aimoré. Desde o ano passado estava no Marcílio Dias (SC). Já Adriano Klein atuou no Glória e também no Índio Capilé. Em 2024, disputou o Campeonato Goiano pelo Anápolis.

Hoje o elenco do Brasil conta com 22 jogadores, mas 21 estão trabalhando no Bento Freitas. Apenas o volante Anderson Recife segue fora. Ele está emprestado ao Velo Clube (SP) e a princípio retorna após a disputa da Série A-2.

Já o meia Jhonas não é mais jogador do Brasil. O atleta não se reapresentou após as férias. Ele disputou três jogos no Gauchão, saindo sempre do banco de reservas. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Danilo avalia início dos treinos com a nova comissão técnica:  “Está sendo um baita trabalho” Anterior

Danilo avalia início dos treinos com a nova comissão técnica: “Está sendo um baita trabalho”

Atleta pelotense participa de maratona na Patagônia Próximo

Atleta pelotense participa de maratona na Patagônia

Deixe seu comentário