Tricolor do Fragata

Adriana Costa assume a presidência do Farroupilha

Com discurso de continuidade, nova mandatária sucede Fábio Costa, que passa a responder oficialmente como vice de futebol do Fantasma

Foto: Ederson Ávila - GAF - Dupla que segue à frente do Tricolor promete investimento forte na base e projeta início da construção do novo estádio em breve; torneio citadino com trio Bra-Far-Pel entra em pauta, idealizado por Fábio

Adriana Costa é a nova presidente do Grêmio Atlético Farroupilha. Aclamada em reunião do Conselho Deliberativo, a mandatária assume para o biênio 2024/2025, sucedendo Fábio Costa, que comandava o Fantasma desde o fim de 2021 e agora passa a responder oficialmente como vice de futebol do clube. Em entrevista coletiva concedida nesta quarta-feira (13), a dupla reforçou o discurso de continuidade.

“Me sinto totalmente capaz, competente, para assumir o cargo de presidente. Estou desde a primeira negociação [da gestão de Fábio], a gente está engajado juntos. No projeto do novo [estádio do] Farroupilha, todas as ações judiciais... Participei de tudo que aconteceu. [...] Vou continuar o trabalho do presidente Fábio Costa. A gente decidiu que ele continuaria junto”, disse Adriana.

Os dirigentes do Farroupilha prometem investimento nas categorias de base. O Tricolor do Fragata deve disputar a Terceirona Gaúcha, marcada para iniciar em 7 de setembro, com uma equipe de jovens formados no Nicolau Fico. Dez jogadores do time sub-19 do Fantasma vão integrar o elenco profissional do São Gabriel durante a Série A-2. O Sanga, que fechou parceria com o Farrapo, será rival do Pelotas no grupo B.

Gestão e representatividade

Adriana e Fábio são as figuras centrais do clube fragatense há dois anos. A nova presidente projeta um 2024 de “novidade em cima de novidade”. O agora ex-mandatário cita o aprendizado e as dificuldades durante o período à frente do Farroupilha. De acordo com o novo vice de futebol, o Tricolor enfrentava condição que o faria ser extinto em “30 ou 40 dias” à época.

“Eu sempre disse: a partir daquele momento [quando assumiu], eu tinha um compromisso sério e ia cumprir esse compromisso, que era não deixar o clube ser extinguido”, disse Fábio Costa. “Na questão do futebol, tivemos alguns percalços. Não conseguimos o êxito de subir de divisão. [...] Em 2024, com certeza, o Farroupilha vai conseguir subir para a Divisão de Acesso”, afirmou.

Adriana também comentou a respeito da representatividade de assumir um clube de futebol no Brasil. “Acho que as mulheres têm que ocupar um pouquinho mais do espaço, porque capacidade e competência a gente tem de sobra. A gente não pode ficar com medo, porque sabe fazer bem feito”, disse a dirigente.

Novo estádio

A direção do Fantasma estima que o início das obras da Arena Ninho do Cardeal, às margens da BR-116 na avenida 25 de Julho, deve acontecer em breve. “Já está tudo liberado, aprovado. Nos próximos dias já começa a terraplanagem do novo local. São etapas. Demorou. Ficou um pouco trancado nessa burocracia”, argumentou a nova presidente.

Fruto de permuta, a obra ficará a cargo de uma empresa de Porto Alegre, conforme Fábio Costa. A área do Nicolau Fico poderá ser explorada pela parceira. A apresentação do projeto arquitetônico aconteceu em dezembro de 2022. Em novembro de 2023, o novo estádio foi protocolado junto à Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA) da Prefeitura de Pelotas, que em fevereiro deste ano indicou a existência de pendências legais relativas a um laudo de cobertura vegetal.

Possível citadino com trio Bra-Far-Pel entra em pauta

O agora vice-presidente de futebol do Farroupilha pretende criar um campeonato citadino em Pelotas com o trio Bra-Far-Pel. Na terça-feira, o Fantasma publicou nas redes sociais uma imagem de um encontro tratado como “informal” entre o dirigente tricolor e o presidente do Brasil, Gonzalo Russomano, para falar da possibilidade.

“Faltam só alguns ajustes para traçar algumas datas. Não podem se estender muito essas datas. Em menos de 30 dias, 40 dias, a gente vai ter um Bra-Pel, um Far-Pel, enfim, um citadino com os três times para realmente fazer Pelotas começar a respirar futebol novamente”, afirmou Fábio Costa.

“Tem criança de sete anos, de nove anos, que nunca viu um Bra-Pel, um Far-Pel. A gente se distanciou. Se respira futebol na cidade de Pelotas. Não tem por que a gente não sentar, não conversar. [...] Temos três potências, três campeões gaúchos, e a gente não consegue fazer um jogo entre nós?”, defendeu o dirigente.

Via assessoria de imprensa, o presidente xavante disse que o assunto é um projeto idealizado por Fábio Costa e que visa o futuro, sem nada concreto por enquanto. Procurado, o presidente do Pelotas, Rodrigo Brito, não respondeu à reportagem até a publicação desta matéria.

O Brasil estreará na Série D do Brasileirão entre o fim de abril e o início de maio, enquanto o Lobo iniciará sua trajetória na Série A-2 do Gauchão em 14 ou 15 de abril. Já o Fantasma, como cita a matéria acima, disputará a Terceirona Gaúcha a partir de setembro.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Remo: com pelotense, Pré-Olímpico começa nesta quinta no Rio de Janeiro Anterior

Remo: com pelotense, Pré-Olímpico começa nesta quinta no Rio de Janeiro

Rival do Pelotas, Inter-SM conta com destaques do Gauchão Próximo

Rival do Pelotas, Inter-SM conta com destaques do Gauchão

Deixe seu comentário