Nas águas

Remo: com pelotense, Pré-Olímpico começa nesta quinta no Rio de Janeiro

Formado no projeto Remar para o Futuro, Piedro Tuchtenhagen lutará por uma vaga em barco duplo nas Olimpíadas; na próxima semana, Sul-Americano também acontecerá no RJ

Foto: Divulgação - Primeira regata de Piedro é na manhã desta quinta-feira

“É a chance da vida deles”, resume Oguener Tissot, coordenador técnico do projeto Remar para o Futuro, de Pelotas, sobre a participação do pelotense Piedro Tuchtenhagen, 22 anos, em parceria com o carioca Evaldo Becker, 32, no Pré-Olímpico. A competição começa nesta quinta-feira (14) na lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro. A primeira regata da dupla tem previsão de início entre 9h50min e 10h desta quinta. A final será na sexta. Só um barco brasileiro, contando todas as categorias, garantirá vaga nos Jogos de Paris.

Formado no Remar, Piedro defende o Grêmio Náutico União, de Porto Alegre; Evaldo é atleta do Flamengo. Eles vão disputar a regata no double skiff peso leve, categoria que estará pela última vez em uma edição de Olimpíadas. A dupla competirá contra um atleta de alto nível: Lucas Verthein, do Botafogo, atual campeão pan-americano no single skiff (sozinho no barco) e representante do País nos Jogos de Tóquio.

Projeção

Oguener trata Verthein como favorito, mas acredita no potencial da dupla. “[Lucas] Tem um favoritismo tremendo pela fase que está passando. [...] Mas eles [Piedro e Evaldo] vão vir com muita vontade. Eles têm uma vantagem: se ganham a competição e o Lucas fica em segundo, quem vai é o barco duplo. Quem tiver a melhor posição é quem vai”, diz o coordenador do Remar ao DP.

Por serem categorias distintas, Piedro e Evaldo disputarão uma regata; Verthein, outra. A primeira comparação é “taco a taco”: posição de um barco em sua competição contra a colocação do outro. Se ambos terminarem na mesma posição, entra em cena o percentual do tempo de cada um em relação ao recorde mundial da respectiva categoria. Dentro da própria regata, Piedro e Evaldo terão como principais desafiantes os barcos argentinos, chilenos e uruguaios.

No Sul-Americano…

A partir da próxima semana acontecerá o Sul-Americano de remo, também na lagoa Rodrigo de Freitas. Quatro pelotenses marcarão presença, uma delas ainda integrante do Remar para o Futuro, representando o Clube Centro Português 1º de Dezembro – Brenda Madruga, 17 anos, na categoria júnior. Ela participará da competição no double skiff.

“Estão fazendo bons treinos [Brenda e Jenifer, dupla da pelotense]. Acho que podem ser uma surpresa muito boa. Grande chance de medalha para o Brasil nessa competição. Vamos ter provas duras na categoria júnior, e acho que elas têm tudo para serem grandes destaques do País. E indo bem, podem até galgar uma vaga para o Mundial no double skiff”, projeta o coordenador do Remar.

As também pelotenses e formadas no projeto local Mariana Macedo, Shaiane Ucker e Evelen Cardoso, atualmente no Flamengo, são outras atletas que começaram no remo em Pelotas e disputarão o Sul-Americano no Rio de Janeiro.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Por problemas financeiros, BR Futsal não terá time adulto em 2024 Anterior

Por problemas financeiros, BR Futsal não terá time adulto em 2024

Adriana Costa assume a presidência do Farroupilha Próximo

Adriana Costa assume a presidência do Farroupilha

Deixe seu comentário