Bastidores

Análise de desempenho cumpre diferentes funções no Brasil

Da gravação de treinos à criação de um banco de dados de atletas, setor liderado por Gustavo Moscareli auxilia comissão técnica de Fabiano Daitx

Foto: Italo Santos - Especial - Pré-temporada do Xavante completa 30 dias nesta quinta-feira; estreia no Gauchão será em 20 ou 21 de janeiro, contra o Novo Hamburgo

A pré-temporada do Brasil para o Gauchão 2024 completa nesta quinta-feira (21) um mês com atividades presenciais dos atletas. Mas o trabalho de preparação do Xavante vai muito além do campo. Fora dos maiores holofotes, o setor de análise de desempenho, por exemplo, é um dos que auxiliam a comissão técnica em uma série de tarefas – da gravação de treinos à prospecção do mercado de jogadores.

O novo analista de desempenho do clube é Gustavo Moscareli, 23 anos. Pelotense, ele acumula experiência em clubes de futsal da cidade como Paulista, BR e Cacique Xavante. Na quarta-feira, o profissional falou ao Diário Popular sobre suas atribuições no dia a dia da preparação rubro-negra para o Estadual.

“Os vídeos são feitos para possíveis ajustes e reforços daquilo que a gente pretende que eles [atletas] façam durante o Gauchão. Além disso, estamos criando e desenvolvendo um banco de dados do clube, que monitora possíveis contratações futuras e também as últimas edições do Gauchão em relação a pontos, enfim, uma série de dados”, explica.

Gustavo Moscareli tem 23 anos e tem experiência em times de futsal da cidade. Foto: Gabriel Xavier - Especial


Além dos atletas, os adversários

A prospecção do mercado do futebol em diversos níveis serve para ajudar a comissão técnica a tomar a decisão mais assertiva ao dar o sinal verde para uma contratação. Paralelamente ao desenvolvimento desse banco de dados, Moscareli também procura saber como os rivais do Brasil no Gauchão estão em suas pré-temporadas.

“Buscamos diariamente informações precisas sobre os nossos adversários. Desde contratações que estão fazendo, como estão pretendendo jogar, até amistosos que irão fazer”, conta. Sobre o jogo-treino da última terça entre Novo Hamburgo e São Luiz, por exemplo, Gustavo diz ser “improvável” conseguir o material em vídeo de partidas como essa, já que ambos são rivais diretos do Xavante.

“Sou da cidade, então é um privilégio ainda maior. Tenho certeza de que o setor da análise tem muito a contribuir para que o resultado do Brasil seja o melhor possível”, complementa.

Programação xavante

Quinta
8h15min
| Treino na Arena Marini
16h | Treino na Arena Marini


Sexta
8h15min
| Treino na Arena Marini

Sábado
11h
| Jogo-treino contra o São Luiz, no estádio do Sesc, em Porto Alegre

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Com Olimpíadas de 2028 no horizonte, Marina Brauner trata lesão e projeta desafios do próximo ano Anterior

Com Olimpíadas de 2028 no horizonte, Marina Brauner trata lesão e projeta desafios do próximo ano

Morre Paulo Roberto Lessa de Freitas, filho de Bento Freitas Próximo

Morre Paulo Roberto Lessa de Freitas, filho de Bento Freitas

Deixe seu comentário