Cenário

Após bater na trave nos últimos anos, Rio Grande mira o acesso

Adversário do Farroupilha na estreia, Vovô irá disputar a Terceirona Gaúcha pela sétima temporada seguida

Foto: Matheus Samá - Tradicional casa do Tricolor rio-grandino será o palco da primeira rodada contra o Fantasma, dia 21 de setembro, e receberá dois clássicos

Clube mais velho do Brasil, o Rio Grande segue longe dos holofotes do futebol gaúcho. Pelo sétimo ano seguido (em 2020 não houve a competição), o Vovô disputará a Terceirona Gaúcha. A estreia será justamente contra o Farroupilha, no Arthur Lawson, às 15h do dia 21 de setembro. Os rivais Riograndense e São Paulo completam o grupo D. 

O último momento de glória do “Mais Velho” foi em 2014, quando o Tricolor subiu para a Divisão de Acesso como campeão. Porém, com uma campanha fraca, o Rio Grande caiu novamente para a Terceirona logo em 2015. Nos últimos anos, o Vovô chegou muito perto do acesso, mas não conseguiu subir. Em 2018, 2021 e 2022 a equipe caiu nas semifinais, justamente a última fase antes do acesso. 

Ano passado foi com requintes de crueldade: após empatar em 0 a 0 o jogo de ida contra o Bagé, em casa, o Rio Grande vencia na volta, disputada no Bento Freitas, mas sofreu um gol polêmico na reta final e acabou sendo derrotado nas cobranças de pênalti. 

“A gente esteve dois anos na briga. Batemos na trave contra o Gaúcho e contra o Bagé, o ano passado foi muito injusto, com um gol impedido. Vamos ver se esse ano a gente consegue”, diz Cláudio Santana, vice-presidente de futebol do Rio Grande. 

Montagem do elenco 

O dirigente diz que o elenco será 70% o mesmo em relação ao do ano passado. Com participação em oito jogos pelo Pelotas em 2023, o lateral-direito Cláudio atuará pelo Rio Grande. O vice de futebol afirma também que o volante Julio, que jogou pelo clube ano passado e estava na Divisão de Acesso no Bagé, deve se apresentar nos próximos dias.

“Nós estamos trabalhando, montamos um time competitivo dentro das dificuldades da terceira divisão e do interior. Sempre é difícil fazer futebol no interior e a gente vai estar com a equipe competitiva nesse ano em busca do acesso”, completa. 

O técnico do Rio Grande na Terceirona seguirá sendo Cláudio Júnior, que já comandou a equipe na temporada passada. 

Clássicos pela frente

Em um grupo com dois rivais de cidade e um duelo regional, o vice de futebol do Vovô nega um possível favoritismo por se tratar de uma chave só de clássicos. “Não me considero favorito. Tudo é clássico. Clássico é diferente. Nós jogarmos contra o Cruzeiro é uma coisa, nós jogarmos contra o São Paulo e o Riograndense é diferente. Não tem favorito, vamos deixar iniciar primeiro. O Farroupilha eu sei que está fazendo uma boa equipe”, diz. 

Situação financeira 

Como a grande maioria dos clubes do interior, o Rio Grande vive dificuldades financeiras. O vice-presidente conta que hoje são cerca de 90 sócios em dia, com quase 500 no total, e há poucos os apoiadores.
“O Rio Grande vive situação financeira de um clube de terceira divisão. Sempre correndo atrás, sempre com falta de patrocínio. Não temos patrocínios, é tudo por meios próprios”, conta o dirigente ao DP.

Regulamento

A Terceirona deste ano será disputada por quatro grupos de quatro times. Todos se enfrentem dentro da chave em turno e returno. Os dois primeiros avançam para as quartas de final. Os dois finalistas garantem acesso à Série A-2 de 2024.

Tabela do Rio Grande

Grupo D

1ª rodada (21/09)
15h | Rio Grande x Farroupilha

2ª rodada (27/09)
15h | Riograndense x Rio Grande

3ª rodada (04/10)
15h | Rio Grande x São Paulo

4ª rodada (11/10)
15h | São Paulo x Rio Grande

5ª rodada (18/10)
15h | Rio Grande x Riograndense

6ª rodada (25/10)
15h | Farroupilha x Rio Grande

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Empresa local se consolida na análise de desempenho em nível nacional Anterior

Empresa local se consolida na análise de desempenho em nível nacional

Rodada final da Copinha é adiada para quinta-feira Próximo

Rodada final da Copinha é adiada para quinta-feira

Deixe seu comentário