Política

Assembleia geral no Xavante confirma destituição de Evânio Tavares

Foram 38 pareceres a favor e sete contra, após Conselho Fiscal indicar suposta gestão temerária. Dirigente havia renunciado ao cargo, mas votação ocorreu da mesma forma neste sábado

Foto: Volmer Perez - Especial - DP - Ex-mandatário rubro-negro será notificado e terá dez dias para apresentar recurso de defesa junto ao Conselho Deliberativo

A assembleia geral extraordinária realizada neste sábado (24) confirmou a destituição de Evânio Tavares do cargo de presidente do Grêmio Esportivo Brasil. O dirigente havia protocolado pedido de renúncia na última quarta-feira, mas a votação, que teve 38 pareceres favoráveis e sete contrários à decisão final, aconteceu da mesma maneira porque já estava prevista. 

O ex-mandatário rubro-negro, cujo mandato terminaria apenas no fim de 2024, será notificado e terá dez dias para apresentar recurso de defesa, se optar por esse caminho. “Como o estatuto prevê inelegibilidade de cinco anos em caso de destituição, a renúncia não poderia ser usada para escapar da punição. Não é opinião pessoal. Esse foi o entendimento da assembleia, que é o poder máximo do clube”, explica ao DP Tiago Bastos, que presidiu a reunião da manhã deste sábado no Salão de Honras do Bento Freitas.

> Em campo, Rubro-Negro encara o Aimoré, às 16h deste domingo, pela décima rodada da primeira fase da Série D do Brasileirão.

Na assembleia, também foi lido o relatório do Conselho Fiscal (CF) sobre a gestão após a entrega de parcela de contratos assinados pela Executiva. Existe um encaminhamento para que aconteça uma sindicância, com a intenção de ampliar as investigações a respeito da administração de Evânio Tavares. Ao avaliar os documentos repassados em reunião no último dia 3, foi identificada pelo CF suposta gestão temerária.

Triunvirato comanda

Como já antecipou o DP ao longo da semana, o Brasil passa a ser dirigido momentaneamente por um triunvirato dos vice-presidentes eleitos. São eles Ricardo Fonseca (futebol), Júlio Sanabria (administrativo) e José Argoud (finanças). Publicamente, Ricardinho antecipou que atuará, por enquanto, como o líder do trio.

O Conselho Deliberativo (CD) determinará, em breve, os próximos passos, e inclusive precisará agendar uma nova reunião extraordinária caso Evânio apresente um recurso dentro do prazo. Procurado neste sábado pela reportagem, o ex-presidente não retornou até a última atualização desta matéria.

Interpretação do estatuto

Desde o processo eleitoral do ano passado, um dos assuntos que mais movimentam os bastidores do Xavante é o estatuto do clube. Segundo várias fontes ligadas ao Conselho, o documento não engloba uma série de situações. Ou seja, é omisso e abre margem para diferentes interpretações. Uma comissão tem trabalhado na reforma do texto.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Em crise, Brasil visita o Aimoré em confronto direto por classificação Anterior

Em crise, Brasil visita o Aimoré em confronto direto por classificação

Veja como foi: Pelotas 2 x 1 Guarany de Bagé Próximo

Veja como foi: Pelotas 2 x 1 Guarany de Bagé

Deixe seu comentário