No comando

Com saída de Evânio Tavares, Ricardo Fonseca será o líder do triunvirato

Ex-presidente foi escolhido pelos próprios pares da direção para ser responsável pelo clube

Foto: Jô Folha - DP - Ricardinho foi o presidente do clube de 2011 até 2020

Assim como aconteceu em novembro de 2021, um triunvirato comandará o Grêmio Esportivo Brasil por tempo indeterminado. Com a renúncia de Evânio Tavares, já protocolada, mas até o momento não oficializada pelo clube, os três vices eleitos, Ricardo Fonseca (futebol), Júlio Sanabria (administrativo) e José Argoud (financeiro), passam a comandar o Xavante. O responsável pelo triunvirato será Ricardo Fonseca. 

Ao Diário Popular, ele confirmou a informação que liderará o trio. “Nós três estamos comandando, cada um na sua pasta. Tem que ter um representante. Eles [Sanabria e Argoud] escolheram que ficaria comigo essa parte de representação do clube”, diz. 

Ricardinho foi presidente entre 2011 e 2020. Na sua passagem o Brasil subiu para o Campeonato Gaúcho, onde está até hoje, e também saiu da Série D para a Série B do Campeonato Brasileiro. 

O triunvirato comandará o Xavante ainda sem uma previsão de mudança. No sábado, o Conselho Deliberativo se reunirá no Salão de Honras do Bento Freitas para a assembleia geral extraordinária, que deve definir os rumos políticos do clube. “Temos que terminar essa Série D, vamos levando até o Conselho entender que a gente tem que ficar. Vai ter a reunião no sábado, algumas coisas vão ser decididas. O mais importante é que vamos colaborar com o clube da melhor forma possível. Hoje estamos colaborando. O clube não pode ficar à deriva”, afirma Ricardinho. 

O atual líder do triunvirato espera que os bastidores do Brasil acalmem daqui para a frente, até para preservar a imagem do clube, arranhada em mais um caso de renúncia de presidente, o segundo desde 2021. “É um troço chato, um troço desgastante, é ruim pro clube, a imagem do clube não fica legal. Tem vários fatores que é ruim pra todo mundo. Temos que virar a página pra poder dar um salto pra frente”, diz o responsável pelo futebol rubro-negro. 

Uma das mudanças que Ricardo Fonseca pretende realizar é a aproximação com pessoas com experiência no Xavante. Sem revelar nomes, o homem do futebol rubro-negro acredita que precisa ouvir gente com mais conhecimento para recolocar o clube no caminho certo. “Nós temos que rever muitas situações. Temos que ouvir aquelas pessoas mais experientes, que conhecem muito bem o clube, se aproximar delas. Convidar elas pra retornar ao clube. Aquelas pessoas mais velhas que sempre tiveram o clube na sua mão. Acho que está faltando neste momento é um pouquinho de gente mais experiente pra poder dar esse norte que nós não estamos conseguindo ter”, explica. 

Sobre o jogo de domingo, Ricardinho destaca a importância da vitória diante do Aimoré por ser um jogo de seis pontos e seguir próximo da zona de classificação para as últimas quatro rodadas. 

Sem reforços no momento

O prazo para inscrever jogadores na Série D termina apenas no dia 4 de agosto, mas mesmo com todo este tempo, o Xavante não deve contratar mais ninguém. A informação é do gerente de futebol, Luis Fernando Hannecker. “Só se a direção encontrar uma alternativa financeira para podermos contratar”, fala o dirigente ao DP.

Aimoré tem DM cheio

O Aimoré poderá ter cinco ausências para enfrentar o Brasil. O zagueiro Léo Kanu, o lateral-esquerdo Raphael Soares e o meia Éder Monteiro se recuperam de lesões e dificilmente voltam para o duelo deste domingo. A informação é do setorista Nícolas Wagner, da Web Rádio Índio Capilé. Os atacantes Michel Renner e Marco Antônio são dúvidas.

O meia William Bartholdy retorna ao time após cumprir suspensão.

Aimoré x brasil terá transmissão 

A assessoria do Brasil confirmou que a partida deste domingo do Xavante, diante do Índio Capilé, terá transmissão gratuita, por imagens, ao vivo no site fsports.tv.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Pelotas entra no TJD alegando irregularidade do Inter-SM Anterior

Pelotas entra no TJD alegando irregularidade do Inter-SM

Uma divisão acima, BR Futsal começa bem, mas ainda busca recursos Próximo

Uma divisão acima, BR Futsal começa bem, mas ainda busca recursos

Deixe seu comentário