Gauchão 2024
Brasil vence o Caxias por 2 a 1 e entra na zona de classificação
Anderson Recife e Marcinho marcaram os gols do Xavante no estádio Centenário
Foto: Tiago Winter - Especial - Camisa 23 marcou o segundo rubro-negro na partida
Enfim saiu a primeira vitória do Brasil no Campeonato Gaúcho. Nesta quarta-feira (31) atuando no estádio Centenário, o Xavante venceu o Caxias por 2 a 1, com gols de Anderson Recife e Marcinho, em partida válida pela quarta rodada.
O goleiro Gabriel Oliveira foi outro destaque, com várias defesas importantes, principalmente em uma cobrança de pênalti cobrado por Álvaro no primeiro tempo. O Rubro-Negro entrou em campo estando dentro da zona de rebaixamento graças a vitória do Guarany de Bagé sobre o Inter. Porém, com os três pontos conquistados na Serra, o Brasil subiu para o sétimo lugar com cinco pontos.
Embalado com a vitória, o Xavante volta a campo às 20h deste domingo. O adversário será o Santa Cruz no Bento Freitas.
Escalação
Em relação ao jogo contra o Grêmio, Fabiano Daitx fez quatro alterações na equipe. Na zaga Bruno Reis assumiu no lugar de Rafael Dumas, que machucado sequer viajou para a Serra. No meio, Maicky ganhou a vaga de Jeferson. Marcinho entrou no lugar de Danilo. Com a mudança Gabriel Biteco passou a fazer a lateral-direita e na extrema esquerda Robinho começou no lugar de Nycollas Queiroz.

Primeiro tempo quase perfeito
O Brasil mostrou nos primeiros 45 minutos no Centenário tudo que não tinha mostrado nas primeiras três rodadas do Gauchão. A equipe de Fabiano Daitx teve força ofensiva desde o começo do jogo e enfim conseguiu balançar as redes do adversário na competição. Ainda marcou um segundo gol e teve no goleiro Gabriel Oliveira um dos principais destaques.
Com dez minutos, o Xavante já tinha ameaçado o gol de Fabian Volpi em chutes de Robinho, Marcinho e Tinga. Porém o Grená também atacava e só não abriu o placar aos 12 minutos, porque o centroavante Álvaro parou no travessão ao aproveitar um escanteio cobrando por Marcelo.
Os constantes ataques do Rubro-Negro surtiram efeito e aos 15 minutos o torcedor xavante pôde gritar gol pela primeira vez na competição. Anderson Recife arriscou um longe, a bola fez uma curva, e entrou no ângulo direito do goleiro Fabian Volpi, que se esticou todo e mesmo assim não alcançou.

Não satisfeito com um gol, o Brasil logo marcou o segundo. Aos 22, em um rápido contra-ataque, Maicky deixou Marcinho livre. O extrema só tocou na saída de Volpi para ampliar o marcador no Centenário.
Com o resultado parcial, o Caxias foi todo para cima e passou a empilhar chances de gol. O goleiro Gabriel Oliveira brilhou com várias defesas importantes. Parecia que o primeiro tempo seria perfeito para o time de Daitx, principalmente após o goleiro do Brasil defender um pênalti cobrando por Álvaro, mas no lance seguinte, Emerson Martins descontou de cabeça, após cobrança de escanteio do lado esquerdo de Peninha.
O Caxias quase empatou ainda no primeiro tempo. Em cabeçada de Álvaro, Gabriel Oliveira espalmou, a bola bateu no travessão e Bruno Reis afastou em cima da linha.
Xavante segura a pressão Grená
Como esperado, o Caxias voltou com mais iniciativa e o Brasil com as linhas mais baixas, tentando encontrar um contra-ataque para ampliar. Estreando como titular, Robinho era quem mais conseguia dar trabalho para a defesa adversária. Do lado Grená, Emerson Martins recebeu passe na área e teve a finalização bloqueada por Bruno Reis.
Aos poucos o Brasil conseguiu dar uma esfriada na pressão do Caxias. Fabiano Daitx mexeu duplamente na equipe. Entraram Danilo e Maurício nos lugares de Gabriel Biteco e Robinho. Não demorou muito para Daitx resolver mudar mais três vezes. Entraram Matheus Marques, Jeferson Lopes e Pedro nos lugares Jefinho, Maicky e Pedro.

As mudanças deixou o sistema defensivo rubro-negro renovado em campo. Sem espaços, o Caxias insistia em lançamentos na área, sem grandes perigos para Gabriel Oliveira, destaque nos primeiros 45 minutos. O cenário ficou ainda mais favorável para o Brasil a partir dos 31 minutos. Dudu Mandai fez falta dura em Pedro, recebeu o segundo cartão amarelo e por consequência foi expulso.
Com um homem a mais, o time de Fabiano Daitx contou com outra grande defesa de Gabriel Oliveira, em chute de Emerson Martins cara a cara, para sair com os três pontos de Caixas do Sul. A equipe suportou a pressão final e voltou com a vitória.
Gauchão 4ª rodada
Quarta-feira
Guarany 2 x 1 Internacional
São Luiz 1 x 0 Avenida
Ypiranga 2 x 2 Novo Hamburgo
Caxias 1 x 2 Brasil
Grêmio 1 x 0 Juventude
Quinta-feira
20h | Santa Cruz x São José
Ficha técnica
Caxias (1): Fabian Volpi; Marcelo, Dirceu (Alisson, intervalo), Denílson e Dudu Mandai; Pedro Cuiabá (Elyeser, intervalo), Emerson Martins, Peninha (Tomas Bastos, 18’ 2T); Gabriel Silva, Vitor Feijão e Álvaro (Joel, 37 2T). Técnico: Gerson Gusmão.
Brasil (2): Gabriel Oliveira; Gabriel Biteco (Danilo, 14’ 2T), Zé Pedro, Bruno Reis e Jefinho (Matheus Marques, 20’ 2T); Anderson Recife, Maicky (Jeferson Lopes, 20’ 2T), Marcinho, Tinga (Pedro, 20’ 2T) e Robinho (Maurício, 14 2T); JP Bardales. Técnico: Fabiano Daitx
Gols: Anderson Recife, aos 15’ 1T, Marcinho, aos 22’ 1T (B); Emerson Martins, aos 44’ 1T (C).
Cartões amarelos: Marcelo, Dudu Manda, Tomas Bastosi (C); Tinga, Adriel (no banco), Bruno Reis (B).
Cartão vermelho: Dudu Mandai (C).
Árbitro: Jonathan Pinheiro.
Local: Centenário.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário