Projeção

Brasil já conhece 60 dos 63 adversários da próxima Série D

Quarta divisão nacional de 2024 pode ter o Xavante em grupo com três rivais repetidos em relação à atual temporada

Foto: Carlos Queiroz - DP - Rubro-Negro deve voltar a enfrentar o Concórdia na primeira fase da edição do ano que vem

Enquanto o Grêmio Esportivo Brasil vive dias de incerteza nos bastidores sobre o futuro político do clube, competições paralelas em diferentes níveis do futebol do País vão preenchendo as lacunas da próxima Série D do Campeonato Brasileiro. Dos 64 integrantes da quarta divisão da temporada que vem, 61 já estão definidos, e o Xavante deve reencontrar velhos conhecidos. 

Considerando o critério da regionalização, usado historicamente pela CBF, é possível projetar uma chave com o Rubro-Negro ao lado de Avenida, Novo Hamburgo, Barra (SC), Concórdia (SC), Hercílio Luz (SC) e dois entre Cascavel (PR), Maringá (PR) e Cianorte (PR). Dos integrantes do grupo A8 em 2023, o Caxias subiu para a Série C enquanto Camboriú (SC), São Joseense (PR) e Aimoré não garantiram vaga para o próximo ano. Hercílio, Concórdia e Noia seriam figurinhas repetidas. 

Os estaduais da atual temporada classificaram os clubes para a Série D 2024. Dos três times do Rio Grande do Sul garantidos na quarta divisão nacional do ano seguinte, o Brasil foi o de melhor desempenho: ficou em sétimo, seguido justamente por Novo Hamburgo e Avenida. Nenhum deles, porém, avançou aos mata-matas do torneio, como foi o caso dos prováveis rivais em Santa Catarina e no Paraná. 

No estado vizinho, o Barra, de Balneário Camboriú, acabou o Catarinense deste ano entre os quatro melhores, perdendo na semifinal para o Brusque. Melhor time da primeira fase, o Hercílio Luz caiu na mesma etapa para o Criciúma, enquanto o Concórdia parou nas quartas. Já no Paraná, o Cascavel também foi vice, derrotado na final pelo Athletico. O Maringá eliminou o Cianorte nas quartas e sofreu revés na semi para o Furacão.

Competição 

Costumeiramente realizada com oito grupos de oito equipes na primeira fase, totalizando 14 rodadas por chave antes dos mata-matas, a Série D do Brasileirão viu, nesta temporada, Caxias, Athletic (MG), Ferrovário (CE) e Ferroviária (SP) subirem para a C. Os cearenses foram campeões. Já da divisão superior caíram América de Natal (RN), Pouso Alegre (MG), Altos (PI) e Manaus (AM). 

Em 2023, o campeonato começou em 6 de maio, após adiamento de uma semana. Vale lembrar que quem não conquistar o acesso só disputa a edição seguinte da Série D se tiver assegurado presença por meio dos critérios estaduais de cada federação. No caso do Xavante, é necessário atingir esse objetivo no Gauchão 2024, de olho na quarta divisão de 2025.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Remar para o Futuro tem processo seletivo aberto para meninas Anterior

Remar para o Futuro tem processo seletivo aberto para meninas

Com mais de 50 dias de treinos, elenco do Farrapo passa por transformação Próximo

Com mais de 50 dias de treinos, elenco do Farrapo passa por transformação

Deixe seu comentário