Oportunidade

Remar para o Futuro tem processo seletivo aberto para meninas

Projeto pelotense de remo procura jovens de 13 e 14 anos que sejam estudantes da rede pública municipal

Foto: Jô Folha - DP - Atletas do programa possuem direito a vale-transporte, uniformes, musculação, yoga e acompanhamentos com médico, nutricionista e fisioterapeuta

Um dos mais bem-sucedidos projetos esportivos de caráter social do País, o Remar para o Futuro está com dez vagas abertas para meninas de 13 e 14 anos que sejam estudantes da rede pública municipal de Pelotas. O recrutamento focado no público feminino chega logo após a criação de novas turmas (mista e masculina), com mais de dez novos jovens integrados às atividades. 

Para participar do processo seletivo é necessário se encaixar em algumas exigências: candidatas de 13 anos precisam ter no mínimo 1,68m, enquanto as de 14 não podem medir menos de 1,74m. “O principal hoje que a gente busca são jovens mais altos e com maior envergadura”, confirma o coordenador técnico do Remar para o Futuro, Oguener Tissot

A oportunidade é gratuita e oferece às atletas vale-transporte, uniformes, musculação, yoga e acompanhamentos com médico, nutricionista e fisioterapeuta. O projeto cita como principais vantagens integração, diversão, conexão com a natureza, contato com a água e estímulo ao corpo e à mente. 

A avaliação começa com uma análise antropométrica e leva em conta, ainda, o perfil genético. Neste ano, representantes do Remar visitaram algumas escolas públicas municipais para a realização de triagens. Porém, meninas interessadas e que se encaixem nos requisitos podem entrar em contato com o programa. É agendado um encontro, quando os responsáveis pelo projeto apresentam o funcionamento não apenas à potencial atleta, mas também aos pais. 

Sucesso constante

Em competições femininas, integrantes do Remar para o Futuro já superaram a marca de 40 conquistas de nível nacional. Fora do Brasil, são inúmeras convocações para representar a seleção brasileira em diferentes campeonatos. O caso mais recente é o de Shaiane Ucker, que disputará o Pan-Americano em Santiago, no Chile, entre outubro e novembro. 

Shaiane hoje mora no Rio de Janeiro e defende o Flamengo, clube que tem convênio com o projeto pelotense. Ela é uma dos dez atletas formados no programa – contando também os meninos – que já levaram medalhas nacionais para casa. Entre os benefícios também está o recebimento do Bolsa Atleta, pago pelo governo federal, que constantemente contempla remadores de Pelotas. 

Recentemente, Ana Júlia Freitas e Brenda Madruga ficaram, em barco duplo, na 13ª colocação do Mundial Júnior, em Paris. Além disso, Helen Belony Centeno foi selecionada para uma bolsa de 100% na Universidade de Miami, nos Estados Unidos, em 2024. A proposta foi confirmada pelo recrutador e pelo técnico-chefe, e existem tratativas em andamento entre a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) – parceira do Remar – e a entidade estadunidense para uma possível ampliação do acordo.

O projeto

O Remar para o Futuro tem na equipe técnica, além de Oguener Tissot, o coordenador geral Fabrício Boscolo, o professor de remo Paulo Daunis, a instrutora de remo Adriana Perez, o preparador físico Gabriel Moraes e a professora de yoga Verônica Diedrich. 

Há também uma equipe multidisciplinar formada pelo fisioterapeuta Flaviano Moreira, pelos nutricionistas Larissa Braga e Matheus Wicth e pela dentista Bianca Santana. Os parceiros institucionais são Freedom Veículos Elétricos, Motor Factory e Alltec Internet. As atividades diárias do projeto são na Academia de Remo Tissot, no Recanto de Portugal, no Centro Português.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Assembleia nesta sexta oficializará rumo do processo eleitoral no Bento Freitas Anterior

Assembleia nesta sexta oficializará rumo do processo eleitoral no Bento Freitas

Brasil já conhece 60 dos 63 adversários da próxima Série D Próximo

Brasil já conhece 60 dos 63 adversários da próxima Série D

Deixe seu comentário