Divisão de Acesso 2024

Com gols no fim, Pelotas vence o São Gabriel por 2 a 0

Estreante Hélder abre o placar logo depois de entrar em campo, e Léo Ferraz garante o triunfo que mantém o Lobo em terceiro lugar do grupo B

Foto: Lucas Rhamon - ECP - Áureo-Cerúleo encerra o primeiro turno dentro da zona de classificação e enfrentará o mesmo adversário na próxima rodada, em casa

Matéria atualizada às 14h39min desta segunda (10), após divulgação da súmula.

Com um gol do estreante Hélder, que marcou de cabeça poucos minutos depois de entrar em campo no segundo tempo, e outro do artilheiro da equipe no ano, Léo Ferraz, o Pelotas bateu o São Gabriel por 2 a 0 neste domingo (9). O resultado positivo leva o Lobo a 11 pontos, na terceira colocação do grupo B da Série A-2 após sete rodadas.

Agora, o time dirigido interinamente por Ariel Lanzini terá uma semana cheia para trabalhar até o início do returno da primeira fase da Divisão de Acesso do Campeonato Gaúcho. Como a tabela de jogos é espelhada, o próximo compromisso será diante do mesmo São Gabriel, mas na Boca do Lobo, às 15h de sábado.


Divisão de Acesso
7ª rodada

Grupo A

Domingo
Cruzeiro 1 x 4 Gaúcho
Glória 2 x 0 Esportivo
Brasil-FAR 0 x 1 Veranópolis
Passo Fundo 0 x 0 União Frederiquense

Grupo B

Sábado
Monsoon 1 x 1 Inter-SM

Domingo
São Gabriel 0 x 2 Pelotas
Lajeadense 2 x 0 Bagé
Futebol com Vida 0 x 3 Aimoré

Quatro mudanças

Depois de repetir os 11 iniciais em três rodadas da Série A-2, a comissão técnica do Pelotas, que já havia mexido no time para receber o Lajeadense durante a semana, voltou a promover trocas. Uma delas foi por conta da lesão na panturrilha de Vitor Júnior. O meia deu lugar a Clayton entre os titulares.

As demais alterações foram as saídas do lateral-esquerdo Fernando Júnior, do volante Christianno e do atacante Fauver Frank. Ganharam espaço, respectivamente, Adryel, Alysson Caucaia (retornando após cumprir suspensão) e Warlei. Regularizado para estrear, o lateral-direito Hélder ficou no banco e substituiu Nicolas Ferri durante a etapa final - para decidir o jogo.

Clayton começou no lugar do lesionado Vitor Júnior e sofreu pênalti pela segunda rodada consecutiva; a cobrança de Ramires, porém, foi para fora. Foto: Lucas Rhamon - ECP


Mais um pênalti perdido

O Pelotas teve duas grandes ocasiões para abrir o placar antes do intervalo. Léo Ferraz acertou a trave ao finalizar de voleio dentro da área logo aos dois minutos. Em um jogo truncado, a bola aérea era uma alternativa para tentar sair em vantagem. De cabeça, Yuri parou em defesa simples do goleiro Samuel.

Aos 42 minutos, Clayton foi derrubado na área. O meia, que havia sofrido o pênalti desperdiçado por Marcelinho no empate com o Lajeadense, voltou a ser o protagonista de uma penalidade. Só que o fantasma segue atormentando o Lobo. O volante Ramires assumiu a responsabilidade, porém bateu para fora.

São agora sete pênaltis perdidos de forma consecutiva pelo Áureo-Cerúleo desde a decisão das quartas de final do ano passado, contra o Monsoon. Apenas na atual temporada, que soma sete rodadas, foram três penalidades máximas desperdiçadas - Yuri, Marcelinho e agora Ramires. Algo que, ao menos neste domingo, acabou não sendo um problema.

Warlei ganhou oportunidade como titular na vaga de Fauver Frank, que entrou durante a etapa final. Foto: Lucas Rhamon - ECP


Estreia iluminada

Após o pênalti, Ramires não retornou para o segundo tempo. Ariel Lanzini trocou o volante e o meia Clayton por Christianno e Fauver Frank. Assim, mudou a característica do sistema ofensivo. Fauver entrou em sua função habitual, a ponta esquerda. Sem a figura do meia central, Warlei e Léo Ferraz passaram a formar dupla de ataque.

O Lobo cresceu na partida. De falta, Marcelinho esteve perto de abrir o marcador. Depois, Léo Ferraz e Alysson Caucaia pararam em defesas importantes do goleiro Samuel. Hélder entrou aos 22 minutos, substituindo Nicolas Ferri. Quatorze minutos depois, o experiente lateral-direito mostrou que tem estrela e a vitória azul e ouro se encaminhou.

De cabeça, Hélder marcou 14 minutos após pisar em campo. Foto: Lucas Rhamon - ECP


Gols e expulsão

Hélder apareceu na área aos 36 minutos e, como elemento surpresa, cabeceou para tirar o zero do placar. Em seguida, a comissão técnica fortaleceu a defesa, colocando o zagueiro Léo Gaúcho no lugar de Warlei. Antes dos acréscimos, o meia Warley, do Sanga, recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso.

Para garantir o triunfo, o Pelotas teve eficiência em um contra-ataque. Léo Ferraz, que havia marcado contra Bagé e Lajeadense, fechou o marcador com gol aos 49 minutos na Terra dos Marechais.

Divisão de Acesso
8ª rodada

Grupo A

Domingo (16)
11h
| Gaúcho x Cruzeiro
15h | Esportivo x Glória
Veranópolis x Brasil-FAR
16h | União Frederiquense x Passo Fundo

Grupo B

Sábado (15)
15h
| Pelotas x São Gabriel

Domingo (16)
15h
| Aimoré x Futebol com Vida
Bagé x Lajeadense
Inter-SM x Monsoon

Ficha técnica

São Gabriel (0): Samuel; Iago, Roberto, Ronielle e Rafael Franco; Josué, Ariel (João Paulo - 14' 2T), Warley; Douglas (Luan - 9' 2T), Madson (Tomas Rocha - 14' 2T) e Cavani. Técnico: Daniel Pereira.

Pelotas (2): Erivelton; Nicolas Ferri (Hélder - 22’ 2T), Yuri, Heverton e Adryel; Alysson Caucaia, Ramires (Christianno - intervalo), Clayton (Fauver Frank - intervalo); Marcelinho (Vitor Gonçalves - 22’ 2T), Warlei (Léo Gaúcho - 42’ 2T) e Léo Ferraz. Técnico: Ariel Lanzini.

Gols: Hélder, aos 36’, e Léo Ferraz, aos 49’ 2T.

Cartões amarelos: Warley, Josué e Ariel (SG); Nicolas Ferri, Vitor Gonçalves e Christianno (P).

Cartão vermelho: Warley (SG).

Árbitro: Joseph Ribeiro Lopes.

Local: estádio Sílvio de Faria Corrêa.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Veja como foi: Brasil 1 x 0 Cascavel Anterior

Veja como foi: Brasil 1 x 0 Cascavel

Com golaço de Matheus Guimarães, Brasil vence o Cascavel por 1 a 0 e entra no G-4 Próximo

Com golaço de Matheus Guimarães, Brasil vence o Cascavel por 1 a 0 e entra no G-4

Deixe seu comentário