Xavante de olho

Com incerteza no comando, Juventude ainda não tem elenco formado para o Gauchão

Após acesso à elite nacional, clube da Serra vê técnico Thiago Carpini ser cobiçado enquanto busca contratações e renovações

Foto: Gabriel Tadiotto - ECJ - Fica ou sai? Presidente Fábio Pizzamiglio garantiu, ao jornal Pioneiro, de Caxias do Sul, que Carpini segue para 2024

O Juventude é o clube do Gauchão 2024 que mais precisa acertar pendências entre o atual momento e o início do campeonato. Após o acesso à elite nacional com o vice-campeonato da Série B conquistado no fim de novembro, o clube de Caxias de Sul se vê envolto em situações indefinidas – do comando técnico ao grupo de jogadores. A pré-temporada está marcada para começar em 3 de janeiro. 

O caso de Thiago Carpini é o que concentra mais atenções. Uma das notícias de maior repercussão em nível nacional nos últimos dias, a possibilidade do treinador de 39 anos trocar o Papo por Santos ou Cruzeiro vem estremecendo os bastidores do Alfredo Jaconi. Na noite de quarta-feira à noite, o presidente do Ju, Fábio Pizzamiglio, garantiu ao jornal Pioneiro a permanência do profissional no clube. 

A multa rescisória para tirar Carpini da Serra é de R$ 1 milhão. À Rádio Itatiaia, de Belo Horizonte, o técnico disse ontem que segue o planejamento em Caxias do Sul. Porém, deixou a porta aberta para uma eventual saída rumo a clubes “gigantes”, como definiu. A reportagem do DP entrou em contato com a assessoria do Alviverde, mas nenhum dirigente foi liberado para falar nesta quinta-feira.

Fica ou sai? Aos 42 anos, Nenê negocia ampliação de seu vínculo após ser peça-chave no acesso nacional. Foto: Gabriel Tadiotto - ECJ

Renovações e contratações

Desde a confirmação do acesso, a direção jaconera já anunciou a ampliação do vínculo de jogadores relevantes durante a campanha na Série B. O lateral-esquerdo Alan Ruschel, por mais uma temporada, e o volante Jadson, até o final de 2025, são exemplos. Segundo o repórter Gustavo Louzada, da Rádio Caxias, o atacante Gabriel Taliari deve ser o próximo. 

Nesta quinta o clube confirmou a contratação do meia Jean Carlos, 31 anos, ex-Ceará. Sobre mais renovações, Louzada diz que os principais alvos passam a ser o goleiro Thiago Couto (emprestado pelo São Paulo em 2023), o volante Mandaca (pertence ao Corinthians), o meia Nenê e o atacante David da Hora (este último cedido pelo Fortaleza). 

O elenco do Juventude também deve ter o pelotense Erick Farias, ex-Ypiranga de Erechim. O atacante marcou um dos gols nos 3 a 1 sobre o Ceará, jogo do acesso à Série A do Brasileirão. O preparador de goleiros é Alex Lessa, que teve passagem de oito anos pelo Xavante entre 2014 e 2022. 

O Alviverde estreia no Estadual em visita ao estádio dos Plátanos, onde enfrenta o Santa Cruz, no fim de semana dos dias 20 e 21 de janeiro. A equipe enfrenta o Brasil no Bento Freitas, na décima e penúltima rodada da primeira fase, na data-base de 24 de fevereiro.

Elenco

Goleiro
Lucas Wingert, 24 anos

Lateral-esquerdo
Alan Ruschel, 34

Zagueiros
Danilo Boza, 25
Zé Marcos, 25
Romércio, 26

Volantes
Jadson, 30
Kelvi, 21
Gehring, 18

Meias
Jean Carlos, 31
Rafinha, 21

Atacantes
Erick Farias, 26
Ruan, 18

Datas de início de pré-temporada

Já começaram
Brasil: 21 de novembro
Novo Hamburgo: 27 de novembro
Ypiranga: 27 de novembro
Avenida: 1º de dezembro
São Luiz: 1º de dezembro
Santa Cruz: 1º de dezembro
São José: 4 de dezembro
Caxias: 4 de dezembro
Guarany: 11 de dezembro

Só em 2024
Juventude: 3 de janeiro
Internacional: 6 de janeiro
Grêmio: 8 de janeiro

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Como a fisiologia direciona o trabalho da comissão técnica do Brasil Anterior

Como a fisiologia direciona o trabalho da comissão técnica do Brasil

Stock Series: Gabriel Robe tem cartada final pelo bicampeonato Próximo

Stock Series: Gabriel Robe tem cartada final pelo bicampeonato

Deixe seu comentário