Série A 2023

Com três gols de Suárez, Grêmio vira contra o Botafogo e assume o segundo lugar no Brasileiro

Tricolor perdia por 3 a 1 em São Januário, mas craque uruguaio comanda virada histórica

Foto: Lucas Uebel - AI GFPA - Luisito chegou aos 13 gols na competição e já é o terceiro na lista de artilheiros no Brasileirão

Aconteceu de tudo na noite desta quinta-feira (9) em São Januário. O Botafogo chegou abrir 3 a 1 contra o Grêmio, no começo do segundo tempo, mas Luis Suárez marcou três gols em 17 minutos e garantiu a importante vitória por 4 a 3, no fechamento da 33ª rodada do Campeonato Brasileiro. 

Everton Galdino anotou o primeiro do time gaúcho no jogo. Diego Costa, Victor Santos e Marlon Freitas marcaram para o Fogão. 

A equipe de Renato Portaluppi chegou a quinta vitória seguida, enquanto os cariocas amargaram a quarta derrota consecutiva.

A vitória deixou o Grêmio em segundo com 59 pontos, mesma pontuação do ainda líder Botafogo, que ainda tem um jogo a menos. O Tricolor volta a campo no domingo, às 16h, para encarar o Corinthians, em Porto Alegre.

Defesa falha mais uma vez

Mesmo com a boa campanha no Brasileirão, a defesa gremista é uma das piores na competição. O Grêmio sofreu gol em todos os jogos na competição como visitante. Desta vez não foi diferente.

Logo aos cinco minutos, Hugo levantou na segunda trave para Diego Costa. O camisa 19 aproveitou uma falha de Reinaldo, matou no peito e chutou rasteiro por baixo do goleiro Gabriel Grando para abrir o placar.

Pelo outro lado, o Tricolor entrou em campo com o melhor ataque da competição ao lado do Palmeiras. Se a defesa falhou cedo, o ataque respondeu rápido.

Aos oito minutos, Carballo lançou Everton Galdino nas costas da defesa. Cara a cara com Lucas Perri, o atacante bateu cruzado e empatou a partida.

Com o gol sofrido, o Botafogo voltou a comandar a partida e criar as principais chances. Até que aos 28, Marlon Freitas deu um lindo passe para Diego Costa. O centroavante finalizou de primeira, mas Gabriel Grando espalmou para o lado e Júnior Santos aproveitou o rebote para marcar o segundo do Fogão.

Atrás no marcador, o Grêmio voltou ao ataque. Na melhor chance, Lucas Besozzi quase deixou tudo igual ao chutar forte e Perri espalmar para escanteio. Suárez estava livre, ao lado, e reclamou muito por não receber o passe.

Virada histórica com show de Luis Suárez

O segundo tempo não poderia ter começado pior para o Grêmio. Renato colocou Ferreira e Cristaldo nos lugares de Besozzi e Carballo, mas logo no primeiro minutos, Di Plácido cruzou para Marlon Freitas. O volante finalizou de primeira para deixar o marcador em 3 a 1, pra alívio da torcida de São Januário. 

Neste momento os botafoguenses não imaginavam que passariam por uma nova virada, uma semana depois de abrir 3 a 0 para o Palmeiras e sofrer quatro gols na etapa final.

Só que aos quatro minutos começou o show particular de Luis Suárez. Ferreirinha teve o chute desviado em Adryelson e a bola sobrou para o uruguaio, livre na segunda trave. O artilheiro gremista dominou, cortou Hugo e bateu na saída de Lucas Perri para descontar.

Na empolgação, o empate saiu logo em seguida. Aos oito minutos, Ferreira deixou Di Plácido pra trás, lançou Suárez. O centroavante bateu cruzado e deixou tudo igual em São Januário.

Com a torcida e o Botafogo nervoso em campo, o Grêmio aproveitou para seguir mandando na partida até conseguir a virada naturalmente.

A virada veio aos 23 minutos. Suárez recebeu de Cristaldo, tocou para Villasanti na entrada da área, o paraguaio devolveu de primeira para o centroavante sair cara a cara com Perri. Luisito bateu cruzado para marcar o seu terceiro gol e virar a partida.

O baque foi pesado demais para o Fogão. A partir daí o time carioca passou a dominar o jogo, mas sem conseguir levar perigo pra Grando. Já o Tricolor teve duas ótimas chances para marcar o quinto. Primeiro Cristaldo aproveitou uma sobra e chutou por cima. Na sequência, o jovem Nathan Fernandes deu um chapéu em Marçal dentro da área e soltou uma bomba, mas a bola foi pra fora, passando muito perto do gol de Perri.

Após o apito final a torcida do Botafogo protestou muito, enquanto os gremistas fizeram a festa no estádio de São Januário.

Ficha técnica

Botafogo (3): Lucas Perri; Di Plácido, Adryelson, Victor Cuesta e Hugo (Marçal); Danilo Barbosa (Eduardo), Marlon Freitas e Tchê Tchê (Janderson); Junior Santos (Luis Henrique), Victor Sá (Carlos Alberto) e Diego Costa. Técnico: Lucio Flavio.

Grêmio (4): Gabriel Grando; João Pedro, Bruno Alves, Kannemann e Reinaldo; Ronald (Gustavo Martins), Villasanti e Carballo (Cristaldo); Besozzi (Ferreira), Suárez (JP Galvão) e Galdino (Nathan Fernandes). Técnico: Renato Portaluppi.

Gols: Diego Costa, aos 5' 1T, Victor Santos, aos 28' 1T e Marlon Freitas, no 1º 2T (B); Galdino, aos 9' 1T, Luis Suárez, aos 5' 2T, aos 8' 2T, e aos 23' 2T (G).

Cartões amarelos: Carballo e João Pedro (G).

Árbitro: Ramon Abatti Abel.

Local: São Januário.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Conheça o estilo das equipes de Fabiano Daitx Anterior

Conheça o estilo das equipes de Fabiano Daitx

Vale taça: em Uruguaiana, Malgi decide a Liga Gaúcha de Futsal Próximo

Vale taça: em Uruguaiana, Malgi decide a Liga Gaúcha de Futsal

Deixe seu comentário