Série D 2023

Da Silva fala da recuperação na temporada e projeta decisão do Brasil contra o São Joseense

Com a confiança retomada, centroavante diz que "o mata-mata já começou" para o Xavante

Foto: Ederson Ávila - Especial - Jogador voltou a ser titular na vitória sobre o Novo Hamburgo, após a lesão de Rafael Costa

As vitórias sobre Caxias e Novo Hamburgo fizeram o Brasil ganhar três posições dentro do grupo A8 da Série D, transformando a partida de sábado (15), contra o São Joseense, em um confronto direto por vaga à próxima fase. Nesses dois jogos, Da Silva cumpriu papel crucial: além de contribuir com um gol e um passe decisivo para outro, retomou a confiança perdida no início do campeonato. O centroavante foi o escolhido para a coletiva desta terça no Bento Freitas.

“Estou muito feliz com essa nova fase na competição. Passei por um momento muito difícil, já estava me cobrando bastante, mas nunca deixei de trabalhar. Sabia que esse momento ia chegar. E chegou no momento certo, a equipe vem crescendo junto. Estou bem, muito confiante”, disse o jogador de 24 anos nesta terça-feira, dia da reapresentação do elenco para iniciar a preparação de olho na penúltima rodada da primeira fase.

Da Silva participou dos 26 jogos do Xavante em 2023, sempre como titular até ser sacado do time na derrota para o Caxias, por 2 a 1, no Centenário, em maio. Marcou apenas dois gols e sofreu críticas da torcida, mas sempre recebeu elogios de Rogério Zimmermann em pronunciamentos do treinador. Depois de sair dos 11 iniciais, só voltou a reaparecer na escalação após a lesão de Rafael Costa. Para o carioca de 24 anos, a opção teve um aspecto positivo.

“Confio no meu potencial, sei do que posso entregar. Com a bola no pé, sei jogar também. O Rogério sempre vinha falando isso, e eu sabia que estava indo bem mas faltava o gol que o 9 sempre precisa. No momento que ele me tirou, acho que era importante pra mim, mentalmente. Continuei trabalhando e é isso, quando a bola não entrar, vou tentar sempre dar meu máximo, seja com assistência, um passe, um carrinho”, disse.

Perguntado a respeito da concorrência de Rafael Costa, o centroavante ressaltou que ambos sentam lado a lado no vestiário e que o companheiro, mais experiente, dá conselhos e o incentiva. “Ele já passou por muitos momentos como o que eu estava passando”.

Partida de seis pontos

Empatado em 17 pontos com o adversário das 15h de sábado, o Brasil inicia agora uma sequência em busca da classificação aos mata-matas da Série D. Da Silva considera o jogo “um dos mais importantes da temporada” e afirma que uma vitória encaminharia a vaga na segunda fase da competição.

“Começou nosso mata-mata. Se a gente perder fica complicado, e se a gente ganhar, continua. O mata-mata já começou pra nós. Pegamos jogos importantes na Copa do Brasil, a questão da Ponte [Preta] que era um jogo só e vencemos, a questão do Atlético Mineiro, com a qualidade imensa do Atlético”, complementou, relembrando as várias partidas decisivas que o Xavante já fez em 2023.

“Jogar com essa pressão de ter que ganhar é boa. Acho que esse jogo contra o São Joseense vai ser mais ou menos assim, a gente tem que ir com todo o foco pra poder ganhar”, disse, antes de citar o impacto do gramado sintético do estádio do Pinhão, em São José dos Pinhais (PR), na Região Metropolitana de Curitiba, e o fato de o Brasil já ter atuado um campo assim no Gauchão, contra o São José: “Se a gente quiser algo grande na competição, temos que superar as dificuldades”.

Sem transmissão

A plataforma de streaming F. Sports TV, que adquiriu os direitos de transmissão da Série D 2023, não veiculará o confronto direto do Rubro-Negro contra o São Joseense. O único jogo do grupo A8 que terá transmissão com imagens no site da empresa na 13ª rodada é Concórdia x Caxias.

Série D
13ª rodada (penúltima)

Sábado
15h
| São Joseense x Brasil

Domingo
15h
| Concórdia x Caxias
16h | Aimoré x Camboriú
Novo Hamburgo x Hercílio Luz

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Atleta do Clube Brilhante termina prova no top-20 do Brasil Anterior

Atleta do Clube Brilhante termina prova no top-20 do Brasil

Semana é de definições sobre a Terceirona Próximo

Semana é de definições sobre a Terceirona

Deixe seu comentário