Série A 2023

De virada, Grêmio vence o Flamengo na Arena e encerra sequência de derrotas

Ferreira, Nathan Fernandes e André Henrique marcaram os gols da vitória gremista do segundo tempo

Foto: Lucas Uebel - AI GFPA - Tricolor voltou a vencer o Rubro-Negro depois de quatro jogos

Mesmo sem Luis Suárez, o Grêmio enfim voltou a derrotar o Flamengo e se manteve no G-6 do Campeonato Brasileiro. Na noite desta quarta-feira (25), o Tricolor venceu o Rubro-Negro por 3 a 2, de virada, pela 29ª rodada. 

Everton Cebolinha abriu o placar no primeiro tempo para os cariocas, mas Ferreira, Nathan Fernandes e André Henrique marcaram para o Imortal na etapa final. Luiz Araújo ainda descontou no fim do jogo.

O resultado colocou o Grêmio em sexta lugar com 47 pontos. Na próxima rodada a equipe de Renato Portaluppi encara o América, fora de casa, às 19h do sábado.

Já o Flamengo caiu pra quarto com 50 pontos. No fim de semana a equipe do técnico Tite folga, já que o Maracanã está fechado para a decisão da Copa Libertadores entre Fluminense x Boca Juniors.

Lei do ex na Arena

O primeiro tempo na Arena foi morno na grande parte dos 45 minutos. O Flamengo começou melhor, mas pouco criou lances de perigo. As melhores chances saíram em finalizações de Gerson.

No primeiro minuto, Everton Cebolinha roubou a bola de João Pedro na linha de fundo e tocou atrás. Arrascaeta chutou cruzado, e Gerson, quase na pequena área, chutou por cima. Aos 15, o meia ganhou da marcação e finalizou de por cima do gol, assustando Gabriel Grando.

O Grêmio conseguiu equilibrar a partida, mas sentia falta de qualidade no setor ofensivo para assustar o goleiro Rossi.

O empate parecia o resultado mais provável no primeiro tempo, mas em uma jogada individual, Everton Cebolinha marcou um golaço, protagonizando a famosa lei do ex na Arena.

Aos 41 minutos, o ex-atacante gremista arrancou pela esquerda, passou por Geromel, ganhou a dividida de Villasanti, driblou Kannemann e Grando e mandou para o fundo do gol.

Virada inesperada

Tanto Renato como Tite mudaram as equipes no intervalo. No Grêmio entrou Ferreira no lugar de Besozzi. No Flamengo saiu Pulgar e entrou Everton Ribeiro.

A partida seguia equilibrada, com o Flamengo sendo mais perigoso. Aos 13, Arrascaeta cobrou escanteio, Pablo subiu de cabeça e Grando fez boa defesa. 

O técnico flamenguista mexeu no ataque. Entraram Bruno Henrique e Gabriel Barbosa nos lugares de Everton Cebolinha e Pedro. O treinador gremista respondeu com Cristaldo, Nathan Fernandes e André Henrique nos lugares de Kannemann, Everton Galdino e João Pedro Galvão.

Mesmo pouco criando, o ataque gremista mostrou uma incrível efetividade na reta final do jogo ao marcar três gols em um espaço de dez minutos. Aos 30 minutos, Villasanti deixou Ferreira na cara do gol. O atacante finalizou no canto esquerdo de Rossi, que não teve chances de defender. 

Aos 35, André Henrique passou para Cristaldo na área. O argentino disputou a bola com os defensores do Flamengo e a bola sobrou para Nathan Fernandes, que bateu no canto direito de Rossi para virar o jogo: 2 a 1.

Ainda tinha mais. Aos 40, Reinaldo cobrou lateral para Villasanti. O volante desviou de cabeça para o meio da área. André Henrique aproveitou e acertou um chute forte, no canto de Rossi: 3 a 1 e festa na Arena.

Não deu tempo pra torcida do gremista ficar aliviada. Dois minutos depois, Everton Ribeiro cobrou falta na área, e Luiz Araújo desviou de cabeça no canto direito de Grando: 3 a 2.

Em busca do empate, o Flamengo partiu pra cima nos acréscimos, o Grêmio conseguiu se defender bem e sequer permitiu chances ao adversário. O alívio enfim veio após o apito final. O Tricolor voltou a vencer o Flamengo e encerrou a sequência negativa de derrotas no Brasileirão.

Ficha técnica

Grêmio (3): Gabriel Grando; Geromel, Bruno Alves e Kannemann (Cristaldo) (Bruno Uvini); João Pedro, Villasanti, Pepê, Reinaldo; Lucas Besozzi (Ferreira), Galdino (Nathan Fernandes) e João Pedro Galvão (André Henrique). Técnico: Renato Portaluppi.

Flamengo (2): Rossi; Wesley, Pablo (Matheuzinho), Léo Pereira, Ayrton Lucas; Erick Pulgar (Everton Ribeiro), Thiago Maia; Gerson, Arrascaeta (Luiz Araújo), Everton Cebolinha (Bruno Henrique); Pedro (Gabigol). Técnico: Tite.

Gols: Everton Cebolinha, aos 41' 1T e Luiz Araújo, aos 43' 2T (F); Ferreira, aos 30' 2T, Nathan Fernandes, aos 35' 2T e André, aos 40' 2T (G).  

Cartões amarelos: Kannemann, Ferreira e Geromel (G); Erick Pulgar, Léo Pereira, Luiz Araújo e Everton Ribeiro (F).

Árbitro: Rodrigo Pereira de Lima.

Local: Arena do Grêmio.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

“O nosso projeto é recuperar a credibilidade do clube”, diz vice financeiro do Xavante Anterior

“O nosso projeto é recuperar a credibilidade do clube”, diz vice financeiro do Xavante

Gauchão 2024: presidente da FGF fala sobre VAR, nova tabela e direitos de transmissão Próximo

Gauchão 2024: presidente da FGF fala sobre VAR, nova tabela e direitos de transmissão

Deixe seu comentário