Divisão de Acesso 203

Domingo, Pelotas precisa da vitória para garantir vaga nas quartas

Diante do Santa Cruz, às 15h, Áureo-Cerúleo entra em campo com a necessidade dos três pontos para seguir sonhando com o acesso

Foto: Italo Santos - Especial - Atuando na Boca do Lobo, equipe do volante Germano (foto) espera repetir o resultado da partida contra o Guarany de Bagé, pela 11ª rodada

É vencer ou vencer. Esta é a situação do Pelotas neste domingo (16) pela última rodada da fase classificatória, pelo grupo B da Divisão de Acesso. Às 15h, o Áureo-Cerúleo recebe o Santa Cruz, na Boca do Lobo, com a necessidade de sair com os três pontos ou a equipe estará eliminada ainda na primeira etapa. 

O cenário é simples de entender. O Pelotas precisa ganhar por qualquer placar para avançar às quartas de final da Série A-2. Caso saia com os três pontos, o Lobo pode se classificar em terceiro se Bagé e Lajeadense empatarem na Pedra Moura. Se o jogo da Rainha da Fronteira tiver um vencedor, o Áureo-Cerúleo avançará em quarto. Empate ou derrota adiariam o sonho do acesso do Azul e Ouro pela segunda temporada seguida. 

Se a situação da classificação é fácil de explicar, dentro de campo o cenário indica muitas dificuldades. O Santa Cruz já está classificado em primeiro lugar com 26 pontos, mas a equipe visitante deve entrar em campo na Boca do Lobo com força máxima. 

Em entrevista coletiva, o técnico Wiliam Campos projetou o duelo decisivo deste domingo. O treinador trabalhou recentemente no Santa Cruz e com sucesso. Ele comandou a equipe na conquista do título da Terceirona em 2021. 

Wiliam acredita que, mesmo enfrentando uma equipe já classificada, não será fácil. “Com certeza a gente conhece o Santa Cruz, conheço a grande maioria dos jogadores que lá estão. A diretoria é a mesma. […] Com certeza eles vão vir aqui para ganhar o jogo. Até porque pode acontecer de a gente passar em terceiro e ter um enfrentamento lá [Santa Cruz do Sul] valendo o acesso. Com certeza eles estão cientes disso e nós também estamos”, afirmou. 

O treinador áureo-cerúleo destaca também que considera natural o Galo Carijó entrar em campo com o objetivo de eliminar o Pelotas. Para Wiliam, todos os times fariam o mesmo e ele próprio tomaria essa decisão se estivesse do outro lado. 

“A equipe deles que entrar em campo, com certeza, vai tentar nos tirar da competição. Acredito que todas as equipes da competição fariam isso. Se eu tivesse do outro lado também pensaria da mesma forma”, diz. 

Outro fato que preocupa o torcedor do Pelotas é o desempenho da equipe atuando na Boca do Lobo em 2023. 

Em seis jogos, são três vitórias (São Gabriel, Guarani-VA e Guarany de Bagé), um empate (Inter-SM) e duas derrotas (Bagé e Lajeadense). Já o Galo é o melhor visitante do grupo B: em seis jogos, são cinco vitórias e um empate. 

No confronto do primeiro turno, o Lobo empatou em 1 a 1, no estádio dos Plátanos, pela primeira rodada. Thalles marcou o gol do time, após cruzamento de Xaro. 

Escalação é um mistério 

Sobre o time do Lobo que entrará em campo no domingo, como já esperado, Wiliam Campos não deu pistas. Ele comemorou o fato de pela primeira vez desde que chegou não ter nenhum jogador suspenso ou fora por lesão. Apenas Taiberson e Paulo Lucas, que já estavam fora da temporada. 

As dúvidas na semana eram sobre as situações de Roger Bastos e Elias. De acordo com Wiliam Campos, os dois estão de volta, mas a presença entre os 11 titulares não foi confirmada. 

“O Roger Bastos e o Elias já vêm treinando essa semana. O Elias acho que hoje [sexta-feira] já treina com o grupo pelo o que foi me passado. O Roger Bastos já treinou ontem [quinta-feira] conosco. Mesmo sendo sintético deu pra trabalhar. […] Vamos escolher a melhor equipe, a melhor estratégia para que domingo a gente consiga fazer um grande jogo”, destacou o treinador. 

Caso tenha condição de jogo, Roger Bastos pode começar no lugar de Xaro. O lateral deixou o confronto contra o Bagé com uma lesão. Já Elias, que se machucou contra o Grêmio Sub-20 pelo Troféu Rei Pelé, é candidato para iniciar como extrema pelo lado direito. Se não apresentar condições, Wiliam pode optar por colocar Tony Junior na direita e Thalles na esquerda, com Robério sendo o centroavante. 

Contratado durante a competição, Felipe Guedes ficou fora praticamente de toda a primeira fase. Ele apareceu entre os relacionados pela primeira vez na rodada passada. A tendência é que siga sendo uma opção. 

Expectativa de ótimo público 

A Boca do Lobo deve receber o seu maior público na temporada. A direção do Pelotas está desde o início da semana convocando o torcedor. Nas entrevistas coletivas, os jogadores também reforçaram os pedidos para a torcida apoiar. 

O técnico Wiliam Campos também aproveitou para pedir mais uma vez a presença dos torcedores na Avenida. “Mais uma vez eu peço ao torcedor para que venha realmente nos apoiar. Todos somos um só aqui. A gente precisa deles para conseguir dentro de campo ter um algo a mais que esse jogo vai necessitar”, convocou. 

A venda dos ingressos para a decisão de domingo continua até a hora do jogo. As entradas custam R$ 10 mais um quilo de alimento não perecível ou um agasalho. Sócio em dia tem direito a entrar com um acompanhante de forma gratuita.

A Central de Sócios estará aberta neste sábado, das 8h30min às 12h e das 13h30min às 17h30min. No domingo, até as 12h com a venda de ingressos e depois apenas para o atendimento ao associado. A partir das 12h do dia de jogo, os ingressos estarão à venda apenas na bilheteria. 

Artilheiro desfalca o Santa Cruz

Pelo lado do Santa Cruz, o técnico Daniel Franco deve colocar em campo os seus principais jogadores, porém a equipe tem vários desfalques por cartões. Paulinho, Leylon, Pepeto e Eduardo cumprem suspensão automática e ficam de fora. Eduardo é um dos quatro artilheiros da competição com cinco gols. 

Os únicos preservados devem ser os atletas pendurados: Pablo e Jean Carlos. No elenco do Galo, Copetti, Micael, Hippólito, Cris Magno, Sapeka e João Pedro tiveram passagens recentes pelo Pelotas.

Cenário do Grupo A 

Na chave A, o Monsoon está garantido em primeiro. Na última rodada recebe justamente o Brasil-FAR, atual vice-líder. O time de Farroupilha está classificado, mas ainda pode cair para terceiro ou quarto. União Frederiquense x Gaúcho e Passo Fundo x Glória disputam dois confrontos diretos por classificação. Empates garantem os times visitantes nas quartas de final.No outro jogo da chave, o Veranópolis recebe o Tupi em um jogo que não vale mais nada. O time de Crissiumal já está rebaixado. 

Cenário do Grupo B 

Além de Pelotas x Santa Cruz, a rodada final do grupo B tem um Bagé x Lajeadense decisivo. Quem vencer estará classificado. Se empatarem, o Bagé precisa secar o Lobo para avançar de fase. Em São Gabriel, o time da casa recebe o Guarany de Bagé. O Sanga apenas cumpre tabela, enquanto o Alvirrubro precisa da vitória para garantir o segundo lugar na chave.

Já em Venâncio Aires, o Guarani recebe o Inter-SM em duelo de eliminados. O Índio da Terra do Mate está rebaixado.

Prováveis escalações

Pelotas: Jacsson; Léo (ou Jacone), Rogério, Heverton e Roger Bastos (ou Xaro); Escobar, Germano, Tony Junior, Vitor Júnior e Elias (ou Thalles); Robério (ou Thalles). Técnico: Wiliam Campos.

Santa Cruz: Copetti; Marcão, Micael, Tairone, Taygor, David (ou Hippólito), Uillian Correia, Cris Magno, Sapeka, Vini Santos; João Pedro. Técnico: Daniel Franco.

Horário: 15h deste domingo. 

Transmissão: diariopopular.com.br. 

Árbitro: Anderson da Silveira Farias. 

Local: Boca do Lobo. 

Divisão de acesso - 14ª rodada (última)

Domingo

Grupo A
15h | Monsoon x Brasil-FAR
União-FW x Gaúcho
Passo Fundo x Glória
Veranópolis x Tupi

Grupo B
15h | Pelotas x Santa Cruz
São Gabriel x Guarany de Bagé
Bagé x Lajeadense
Guarani-VA x Inter-SM

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Neste sábado, no Paraná, Brasil joga para encaminhar classificação Anterior

Neste sábado, no Paraná, Brasil joga para encaminhar classificação

São Joseense 1 x 0 Brasil: veja como foi Próximo

São Joseense 1 x 0 Brasil: veja como foi

Deixe seu comentário