Série D 2023

Neste sábado, no Paraná, Brasil joga para encaminhar classificação

Contra o São Joseense, às 15h, Xavante pode tanto se garantir nos mata-matas quanto sair do G-4 antes da rodada final da primeira fase

Foto: Jô Folha - DP - Rubro-Negro, de Márcio Jonatan, assegura lugar na segunda fase se vencer e contar com derrotas de Camboriú e Concórdia

O fim de semana pode terminar de várias maneiras para o torcedor do Brasil. A perspectiva mais otimista é de classificação garantida à segunda fase da Série D, mas existe um cenário em que o Xavante encerra a penúltima rodada da primeira etapa em sexto lugar do grupo A8. Por isso, o jogo deste sábado (15), às 15h, contra o São Joseense, carrega tanto peso.

Terceiro colocado da chave, o Rubro-Negro está empatado em pontos com o adversário. Se não perder no Estádio do Pinhão, em São José dos Pinhais (PR), cidade colada em Curitiba, a equipe de Rogério Zimmermann fica à frente do time paranaense. Porém, corre risco de ser ultrapassada por Camboriú e Concórdia, que vão a campo no domingo diante de rivais gaúchos.

Em entrevista coletiva na terça-feira, o centroavante Da Silva tratou o confronto deste fim de semana como o mais importante da temporada. Definição que provavelmente será substituída nos próximos dias, pois o Brasil chegará vivo para encarar o Concórdia, sábado que vem, às 18h, no Bento Freitas.

A semana de preparação do Xavante não foi das mais longas. Após vencer o Novo Hamburgo no domingo, o elenco folgou na segunda-feira e treinou sob chuva terça e quarta. A viagem rumo ao Paraná aconteceu na quinta, de avião. O aeroporto Afonso Pena, em Curitiba, fica a apenas cinco minutos de carro do estádio do jogo de sábado. Por lá, aliás, o gramado é sintético.

A partida em São José dos Pinhais não terá transmissão por imagens, mas o Diário Popular acompanhará tudo em tempo real, lance a lance, a partir das 14h40min. Basta acessar o site do Jornal. No endereço online também estará a repercussão completa do duelo, logo após o apito final.

Laterais titulares voltam, mas Pitol está fora

Como de costume, há certezas e indefinições sobre a escalação de Zimmermann para a partida contra o São Joseense. Os laterais titulares, Tony e Mário Henrique, retornam de suspensão. Por outro lado, Marcelo Pitol não pode atuar porque acumulou três cartões amarelos ao longo da Série D. Naturalmente, o substituto é Marcelo Dal Soler, revelado na base do clube e que já foi titular em parte da Série B de 2021 e do Gauchão de 2022.

Outro suspenso é o atacante Branquinho. Ele vinha sendo titular, mas perdeu espaço para Wellington diante do Noia. Ausentes da rodada passada por lesão, o meia Guilherme Beléa e o atacante Rafael Costa têm presença incerta. Se apresentarem condição de jogo, devem iniciar entre os reservas. Patrick e Da Silva, então, tendem a seguir na equipe.

Já projetando a próxima decisão, contra o Concórdia, há cinco atletas pendurados com dois cartões amarelos: Rafael Dumas, Chicão, Denis Germano, Rafael Pernão e Wellington.

Patrick vê crescimento do time

Autor do gol decisivo sobre o Novo Hamburgo, que fez o Xavante ganhar três posições e aumentar suas chances de classificação aos mata-matas, Patrick vê a equipe em momento positivo. Para o meia, o fato de a primeira fase da Série D ser curta faz com que erros custem caro.

“Seja marcando os gols ou colocando meus colegas na cara do gol, fico feliz em ajudar o Brasil a alcançar as vitórias. A gente vem em uma crescente muito boa dentro da competição. Começamos não muito bem dentro do campeonato, mas corrigimos nossos erros e agora só dependemos de nós mesmos para passar de fase”, diz o camisa 10.

Adversário

Como noticiou o DP na sexta-feira, o São Joseense trocou de treinador no início deste mês e perdeu dois jogadores importantes. Há quatro partidas sem ganhar, o clube paranaense demitiu Zé Roberto, que antes de ser efetivado dirigia o time sub-20, e contratou Luciano Gusso. O novo comandante ficará pela primeira vez à beira do campo.

Sem o artilheiro Danilo Mariotto, que se transferiu ao Botafogo (PB) para disputar a reta final da Série C do Brasileirão, o centroavante da equipe deve ser Flávio Rene. O pelotense Igor Bosel vem sendo titular, mas pode deixar a lateral-direita e atuar na zaga. Se não vencer o Brasil, o São Joseense corre grande risco de deixar o G-4.

Outro grupo

Na chave A7, de onde saem os adversários dos quatro classificados do grupo A8 na segunda fase, o cenário também é de equilíbrio. Com o atual panorama, o Brasil enfrentaria o CRAC, de Catalão (GO), no primeiro mata-mata. O Patrocinense (MG) tem vaga encaminhada, mas as outras três posições do G-4 estão disputadas por quatro times.

O melhor e o pior cenário

Para o Brasil garantir classificação antecipada:
- vitória xavante sobre o São Joseense
- derrotas de Camboriú e Concórdia

Para o Brasil cair para sexto lugar da chave:
- derrota xavante para o São Joseense
- vitórias de Camboriú e Concórdia

Em qualquer simulação, o Brasil chegará vivo à última rodada.

Série D
13ª rodada (penúltima)

Grupo A7
Sábado
17h
| XV de Piracicaba (SP) x Operário (MS)
Ferroviária (SP) x Maringá (PR)

Domingo
11h
| Patrocinense (MG) x CRAC (GO)
16h | Cascavel (PR) x Inter de Limeira (SP)

Grupo A8
Sábado
15h
| São Joseense x Brasil

Domingo
15h
| Concórdia x Caxias
16h | Aimoré x Camboriú
Novo Hamburgo x Hercílio Luz

Prováveis escalações

São Joseense: Gabriel Leite; André Krobel, Igor Bosel, Bruno Costa e William Simões; Raphael, Thiago Primão e Giovane; Warley, Sotto e Flávio Rene. Técnico: Luciano Gusso.

Brasil: Marcelo Dal Soler; Tony, João Marcus, Rafael Dumas e Mário Henrique; Amaral (ou Denis Germano), Chicão; Wellington, Patrick e Márcio Jonatan; Da Silva. Técnico: Rogério Zimmermann.

Horário: 15h deste sábado. 

Transmissão: apenas rádios. 

Tempo real: diariopopular.com.br. 

Árbitro: Antonio Magno Cordeiro (CE). 

Local: Estádio do Pinhão. 

Ingressos: R$ 60.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

DP acompanhará São Joseense x Brasil em tempo real Anterior

DP acompanhará São Joseense x Brasil em tempo real

Domingo, Pelotas precisa da vitória para garantir vaga nas quartas Próximo

Domingo, Pelotas precisa da vitória para garantir vaga nas quartas

Deixe seu comentário