Saída

Evânio Tavares protocola pedido de renúncia

Ex-mandatário xavante antecipou decisão antes de votação em assembleia convocada para sábado

Foto: Italo Santos - Especial - Mandato terminaria apenas em 2024

Evânio Tavares protocolou nesta quarta-feira (21) o pedido de renúncia do cargo de presidente do Grêmio Esportivo Brasil. O próximo passo é a oficialização do clube, que pode acontecer ainda nesta semana. O agora ex-mandatário estava afastado do cargo desde 3 de junho, após decisão do Conselho Deliberativo pela suposta falta de transparência com informações e documentos. O mandato terminaria apenas no ano que vem.

Procurado pelo Diário Popular, Evânio disse que pretende se manifestar sobre sua saída, mas quer esperar “baixar a poeira”.

No sábado, acontecerá no Salão de Honras do Bento Freitas uma assembleia geral extraordinária. A principal pauta seria a votação a favor ou contra a destituição de Evânio Tavares do cargo de presidente, mas não será mais necessária após decisão do agora ex-presidente.

De acordo com o estatuto xavante, a renúncia de Evânio Tavares se enquadra no artigo 43º. “A renúncia do presidente importará também a dos elementos por ele escolhidos”, diz o trecho. A decisão significaria que o vice-presidente de Saúde, Luiz Henrique Motta, e o vice-presidente de Base, Aldo Cleo Júnior, perderiam o cargo. Os vices de futebol, administrativo e de finanças podem seguir normalmente já que não foram escolhidos por Evânio e sim fizeram parte da chapa aclamada em setembro do ano passado.

Com a renúncia, os três vices eleitos, Ricardo Fonseca (futebol), Júlio Sanabria (administrativo) e José Argoud (financeiro), passam a comandar o clube neste primeiro momento. A respeito do futuro, é difícil projetar antes da assembleia deste sábado. O estatuto do clube é considerado por próprios membros do Conselho Deliberativo como “vago”.

De acordo com fontes, existe um grupo trabalhando na atualização do estatuto há mais de ano. O presidente do Conselho, Pablo Chagas, afirmou ao Diário Popular que a “interpretação do estatuto e os passos estão sendo realizados em reunião do Conselho”.

Questionado pelo DP, o presidente do Conselho Fiscal, Manoel Porto Júnior, diz que é preciso aguardar os desdobramentos da reunião deste sábado. “As decisões ocorrerão ao seu tempo, nas instâncias do clube, tanto no Conselho Deliberativo, quanto na assembleia geral, à luz do estatuto. Importante salientar que a participação dos associados é de extrema importância”, disse.

Apreciação do relatório do CF

A outra pauta da assembleia é a apreciação do relatório do Conselho Fiscal. Porém, o CF ainda não recebeu os balancetes necessários. Porto Júnior destaca que até o momento conseguiu cópias dos contratos - daqueles que existem - e uma parte das informações financeiras referentes às contas do clube.

A pauta pode cair, já que o relatório de apreciação de contas só poderá ser feito após recebimento dos balancetes do clube, o que deveria acontecer a cada quadrimestre.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Denis Germano: “Nós estamos no nosso melhor momento” Anterior

Denis Germano: “Nós estamos no nosso melhor momento”

QLNB qualifica estrutura e aumenta carga de treinos para Super Brasileiro Próximo

QLNB qualifica estrutura e aumenta carga de treinos para Super Brasileiro

Deixe seu comentário