Artes marciais

QLNB qualifica estrutura e aumenta carga de treinos para Super Brasileiro

Em agosto, equipe de alto rendimento do projeto pelotense de taekwondo participará de competição em Fortaleza

Foto: Arquivo - Ascom - Dando sequência a um ano de bons resultados, como na foto, programa vai buscar, no Ceará, uma vaga direta no Grand Slam Nacional, evento de formação da seleção brasileira

A equipe de alto rendimento do Quem Luta Não Briga (QLNB), projeto pelotense de taekwondo, tem no horizonte uma das principais competições nacionais da temporada. De 16 a 20 de agosto, oito atletas disputarão o Super Brasileiro, organizado pela Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD), em Fortaleza. 

Dois deles estrearão nas Faixas Coloridas: Cauã Tissot e Júlia Freitas. Os outros seis vão participar na categoria Ranking, faixa preta: Luiza Esthaite, Joana Lichtnow, Bryan Martins, Andreo Nolasco, Denner dos Santos e Lennon Marquez. Campeonato de maior pontuação do ranking, o Super Brasileiro dá vaga direta no Grand Slam Nacional, evento de formação da Seleção Brasileira. 

Além do impacto competitivo, o torneio também qualifica os três melhores colocados de cada categoria para receber o Bolsa Atleta, programa do governo federal. “Queremos aumentar o nosso número de atletas que recebe o Bolsa Atleta. Atualmente dois atletas nossos recebem. Isso é muito importante pois garante que eles permaneçam participando do cenário nacional e internacional”, diz o Mestre Rossano Diniz, um dos coordenadores do QLNB. 

De olho na disputa no Nordeste, os responsáveis pela iniciativa adotaram novas estratégias de preparação dos jovens. A carga horária de treinos aumentou e foi montada uma nova estrutura para as atividades, na AABB/UFPel, que tem 160 metros quadrados de tatame. Nesse local funciona o novo núcleo de treinamentos do projeto.

Conquistas recentes e projeções 

Até agora em 2023, o QLNB já conquistou o bicampeonato por equipes da Seletiva do Brasileiro de Faixas Coloridas e o bicampeonato Sul-Brasileiro da CBKTD. A coordenação considera o resultado “expressivo” já que as disputas tiveram a participação das principais equipes da modalidade na região Sul do País. 

Em 1º de outubro, acontecerá em Pelotas, de forma inédita para a cidade, a Seletiva Gaúcha para a Copa do Brasil de Taekwondo. 

Atuação fora dos tatames

O QLNB também trabalha em conjunto com outros projetos do Município abordando a vida estudantil dos jovens envolvidos em todos eles. Rossano se reuniu com representantes do Remar para o Futuro e do Vem Ser Rugby, programas que são pautas frequentes do Diário Popular, para tratar de temas ligados à vida acadêmica. 

“A ideia é mobilizar os jovens sobre o foco na carreira universitária, também como objetivo de fomentar os projetos esportivos. Quando um jovem integrante de um dos projetos ingressa na UFPel, ele pode retornar ao projeto com vistas a contribuir de forma significativa”, explica o coordenador do QLNB.

O projeto 

As inscrições para o Quem Luta Não Briga estão abertas e os interessados podem procurar diretamente os núcleos Inova Guabiroba e AABB/UFPel. Ligada à Prefeitura, a iniciativa desenvolvida em parceria com UFPel, Escola Superior de Educação Física (Esef), UCPel, Cufa Pelotas e Instituto de Menores Dom Antônio Zattera (Imdaz) começou em 2011 e já atendeu milhares de jovens pelotenses com a prática do taekwondo. 

A modalidade esportiva de combate olímpico é oferecida, gratuitamente, para estudantes das redes pública e privada de ensino. Ao longo dos 12 anos em atividade, o programa desenvolveu diversos atletas faixas pretas e com títulos nacionais e internacionais.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Evânio Tavares protocola pedido de renúncia Anterior

Evânio Tavares protocola pedido de renúncia

Da Pré-História à atualidade: o arco e a flecha também fazem um esporte Próximo

Da Pré-História à atualidade: o arco e a flecha também fazem um esporte

Deixe seu comentário