Áureo-Cerúleo

Executivo do Pelotas comenta montagem do elenco

Filipi Cruz vê mercado “concorrido” e cita métricas internas como norteadoras do clube para contratar

Foto: Lucas Canez - ECP - Profissional falou nesta terça-feira em entrevista coletiva pela primeira vez desde que foi anunciado, em novembro

Nesta terça-feira (5), um dia depois da abertura oficial da pré-temporada do Pelotas, o executivo de futebol Filipi Cruz concedeu sua primeira entrevista coletiva desde a chegada ao clube. Há duas semanas na cidade, o profissional comentou a montagem do elenco para a Divisão de Acesso. Segundo ele, tem sido criteriosa a busca pelos jogadores que complementarão o grupo, apresentado na segunda-feira com 15 atletas.

“A gente está em um momento de afirmação de alguns atletas com quem a gente vem conversando. O mercado está bem concorrido, praticando valores acima do que a gente pode praticar”, argumentou. Filipi Cruz prefere não definir uma data-base para o plantel estar completo à disposição do técnico Paulo Porto, já que a chegada de vários jogadores depende dos desempenhos de suas equipes em outras competições estaduais.

Casos específicos

Perguntado a respeito da informação publicada pelo jornalista Marcelo Prestes, da Rádio Universidade, de que o goleiro Fernando Henrique, 40 anos, vice-campeão da Libertadores pelo Fluminense em 2008, teria sido sondado, o executivo despistou. O profissional admitiu conversas, mas negou a formalização de proposta. Fernando Henrique está no XV de Piracicaba (SP), que disputa a segunda divisão do Campeonato Paulista.

Com classificação encaminhada aos mata-matas da Série A-2 em São Paulo, o XV é o mesmo clube onde atua o zagueiro Heverton. O defensor de 36 anos firmou palavra com a direção do Lobo mas ainda não assinou contrato. Nomes com vínculo em vigor e emprestados a outros times, como Jacone, Igor Bosel e Flávio Torres, fazem parte dos planos e devem se apresentar em breve.

Porém, Filipi Cruz não esconde a chance de os três mudarem de rumo em caso de recebimento de proposta financeiramente superior. Ele garante que nenhuma hipótese de saída com rescisão de contrato partirá do Pelotas. A comissão técnica conta com o trio citado. Jacone estava no Cametá (PA), equipe eliminada do Campeonato Paraense. Bosel chegará à cidade nesta semana, enquanto Flávio Torres fará no sábado o jogo de volta das quartas de final do Campeonato Goiano pelo Goianésia contra o Vila Nova.

Trabalho

Anunciado em novembro junto com Paulo Porto, o executivo de futebol é o responsável direto pela formação do elenco ao lado do treinador e do analista de desempenho Vinícius Nascente. “A gente montou uma métrica, que foi validada pela direção, com todos os mercados que iríamos abranger. Cada posição tem suas características primordiais, e estamos tentando chegar o mais próximo possível dessas características”, disse nesta terça.

Filipi Cruz afirma que, antes da mudança para Pelotas e o início dos trabalhos presenciais na Boca do Lobo, realizava reuniões diárias com a comissão técnica. Agora, frequentando o cotidiano do Áureo-Cerúleo, dá sequência aos processos. “Estou entendendo como funciona o clube e está sendo muito satisfatório. A gente tem liberdade para trabalhar, respeitando a instituição, o orçamento que nos foi dado e todas as métricas que fizemos”.

Questionado pela reportagem do Diário Popular se os jovens atletas anunciados na segunda-feira como integrantes do grupo seriam jogadores em definitivo do clube e não apenas avaliados pela comissão técnica, o executivo respondeu. “Não tem atleta em teste. Todos foram contratados. A gente não quer trabalhar nesse molde”, enfatizou.

Divisão de Acesso 2024

Grupo A: Cruzeiro, Passo Fundo, Gaúcho, Veranópolis, Esportivo, Brasil-FAR, Glória e União Frederiquense
Grupo B: Pelotas, Bagé, São Gabriel, Inter-SM, Lajeadense, Aimoré, Futebol com Vida e Monsoon

Início: 14 de abril
Fim: 28 de agosto

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Fabiano Daitx é absolvido pelo TJD por expulsão contra o São José Anterior

Fabiano Daitx é absolvido pelo TJD por expulsão contra o São José

Nena relembra vitória do Brasil na Arena: “Um ano inesquecível” Próximo

Nena relembra vitória do Brasil na Arena: “Um ano inesquecível”

Deixe seu comentário