Bola pesada

Futsal: ATF se prepara de olho nos mata-matas da Série Prata

Equipe pelotense abre neste sábado a disputa das quartas de final, em busca do acesso à primeira divisão estadual da FGFS

Foto: Tiago Winter - Especial - Nome conhecido do futsal gaúcho, goleiro Rodrigo é um dos líderes do time

A ATF Pelotas/Otimiza Rentáveis está a dois jogos de subir para a elite da Federação Gaúcha de Futsal (FGFS) da próxima temporada. Terceira colocada na primeira fase da Série Prata, com 15 pontos em nove rodadas, a equipe enfrenta a Associação Esportiva Jaguari nas quartas de final, com duelo de ida neste sábado (16), fora de casa, às 20h. Considerando o andamento da competição e o único duelo entre os dois times, a expectativa é de equilíbrio. 

O experiente goleiro Rodrigo, titular da ATF, projeta uma eliminatória decidida no detalhe e espera trazer “conforto” para a partida de volta, no outro sábado, no ginásio Profut. “Adversário com bastante qualidade, equipe com muita velocidade. Tivemos um confronto muito equilibrado aqui em Pelotas contra eles, e conseguimos a vitória no último minuto [5 a 3]. O mata-mata é outro campeonato, e sábado vamos à casa deles para buscar um bom resultado”, vislumbra. 

O jovem técnico Lorenzo Botelho acredita que decidir as quartas de final como mandante pode fazer a diferença rumo ao acesso, conquistado pelos quatro semifinalistas. Na visão dele, Jaguari fez um investimento para tentar subir de divisão – o treinador espera marcação agressiva da equipe rival, principalmente na partida fora de casa, que acontecerá na cidade de mesmo nome do time adversário, a mais de 400 quilômetros de Pelotas.

Lorenzo Botelho é o treinador da ATF na luta pelo acesso. Foto: Pedro Lopes - Especial

No elenco, cuja lista completa aparece ao fim desta matéria, há uma curiosidade: o fixo Felipão é Felipe Leitzke, formado nas categorias de base do Grêmio Esportivo Brasil e que chegou a integrar o grupo profissional do Xavante no início de 2022.

Conciliando com o trabalho

A realidade da ATF, antigo Trairagem, é a mesma dos demais times de futsal da Zona Sul e de grande parte do Estado. Ninguém recebe dinheiro: atletas e componentes da comissão técnica conciliam a rotina de treinos, que não são diários, a compromissos profissionais. Os trabalhos acontecem de duas a três vezes por semana, à noite, no Profut. 

“Todos no clube temos nossas ocupações. Muitos trabalham, muitos estudam, mas todos têm seu compromisso conosco. Nosso futsal da cidade é muito pouco contemplado com investimentos e ajudas. Todos nossos membros da diretoria, comissão técnica e atletas não recebem nada para jogar, estão apenas pela paixão ao esporte”, resume Lorenzo. 

O goleiro Rodrigo lembra que essa questão também pode afetar resultados. “Em casa mantivemos o 100% de aproveitamento e tivemos um pouco de dificuldade fora de casa, principalmente por não conseguirmos ir com elenco completo como visitante, por motivos de trabalho ou suspensão. Série Prata de modo geral é muito equilibrada, e o fator casa é muito importante”, avalia. 

Formado em Engenharia Civil, o jogador trabalha há seis anos como auxiliar administrativo de uma empresa de combustíveis. Conhecido no futsal do Estado, ele resume o convívio com os colegas. “Principalmente com muita conversa, busco passar o máximo de detalhes e situações pelas quais já passei para o amadurecimento de todos. Tenho o respeito de todos, e todos me escutam muito”, elogia Rodrigo.

ATF na primeira fase da Série Prata

ATF 5 x 2 Independente (Lavras do Sul)
AVF (Manoel Viana) 6 x 3 ATF
ATF 5 x 3 Jaguari
ATF 5 x 1 Real Alegrete
União Samborjense 4 x 2 ATF
Sananduva 6 x 2 ATF
ATF 1 x 0 AFA (São Francisco de Assis)
AES (Sobradinho) 2 x 1 ATF
ATF 4 x 3 URF (Rio Grande)

Elenco da ATF

Goleiros
Rodrigo
Lenin
Victor
Veleda

Fixos
Borracha
Rangel
Bielemann
Felipão

Alas
Nikita
Pelé
Saimon
Anderson
Leandrinho
Cléber
Samukinha
Thiago
Welber
Richard
Daniel
Gabriel
Dudu

Pivôs
Mantega
Pablotelli
Leo Jaques
Didio

Série Prata
Quartas de final
Jogos de ida

Sábado
20h
| AFA x AVF
URF x Independente
Jaguari x ATF
AES x União Samborjense

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Wiliam Campos deve treinar o Guarany de Bagé no Gauchão Anterior

Wiliam Campos deve treinar o Guarany de Bagé no Gauchão

Os perigos do São Luiz, o melhor time da primeira fase da Copinha Próximo

Os perigos do São Luiz, o melhor time da primeira fase da Copinha

Deixe seu comentário