Gauchão 2023

Grêmio e Caxias decidem o título gaúcho

Após empate por 1 a 1 na Serra, Tricolor e Grená jogam na Arena às 16h30min deste sábado; quem vencer é campeão

Foto: Lucas Uebel - Suárez poderá conquistar o segundo título pelo clube gaúcho

De um lado, o Grêmio quer voltar a ser hexacampeão do Rio Grande do Sul após 33 anos. Do outro, o Caxias busca repetir o feito inédito de 2000, quando conquistou o único título estadual de sua história. Às 16h30min deste sábado, na Arena, em Porto Alegre, Tricolor e Grená decidem a edição 2023 do Campeonato Gaúcho. 

Por conta do empate em 1 a 1 no jogo de ida, no estádio Centenário, em Caxias do Sul, ninguém entra na decisão com vantagem. Quem vencer leva a taça e, se houver nova igualdade nos 90 minutos, o campeão será conhecido nos pênaltis. Os dois finalistas, aliás, precisaram das penalidades na fase anterior. 

Como mostra o placar ao lado, o fim de semana é de encerramento dos principais Estaduais do País. 

Kannemann é dúvida 

Vencedor de todos os Gauchões desde 2018, quando abreviou jejum de oito anos sem erguer a taça, o Grêmio chega para a partida de volta com uma dúvida na zaga. Em estágio final de recuperação de problema muscular, Kannemann tem retorno ainda incerto. Caso não volte ao time, Bruno Alves reeditará dupla ao lado de Bruno Uvini. 

No meio, Carballo se recuperou da virose que o tirou do jogo na Serra. Naturalmente, fará parceria com Villasanti. Mais à frente a formatação deve ser repetida por Renato Portaluppi: Bitello, Cristaldo, Vina e Luis Suárez. Se Kannemann não for liberado, o uruguaio usará a braçadeira de capitão e, neste cenário, levantaria o troféu caso o Tricolor saia campeão. 

Pepê e Fábio, que se machucaram durante a partida de ida da semifinal, contra o Ypiranga, em Erechim, ainda não estão recuperados. Eles poderiam virar alternativas para a visita ao ABC (RN), em Natal, às 21h30min de quinta-feira (13), pela terceira fase da Copa do Brasil.  

Mudança no meio grená 

Mais jovem treinador do Estadual em 2023, Thiago Carvalho, 34 anos, pode mandar a campo na Arena a mesma escalação do duelo decisivo da semifinal, diante do Internacional, no Beira-Rio. Depois de cumprir suspensão, o volante Vini Guedes está de volta. E Moacir, seu substituto no 1 a 1 do sábado passado, é o suspenso da vez por conta da expulsão no Centenário. 

A linha defensiva, com destaque para o goleiro Bruno Ferreira, e os quatro homens de frente, devem ser repetidos. O extrema Jean Dias, 32 anos, prestes a se transferir ao Internacional, fará sua provável última partida como jogador do Caxias. Ele é o atleta com mais participações diretas em gols do Grená nesta temporada: três bolas na rede e cinco assistências. 

Vale lembrar que, depois da final do Gauchão, o clube da Serra passa a focar na Série D do Brasileirão, em que integra o mesmo grupo do Brasil, o A8. A abertura da quarta divisão acontece em 7 de maio.

Prováveis escalações

Grêmio: Adriel; João Pedro, Bruno Alves, Bruno Uvini (ou Kannemann) e Reinaldo; Villasanti, Carballo, Bitello, Cristaldo e Vina; Suárez. Técnico: Renato Portaluppi 

Caxias: Bruno Ferreira; Marcelo, Dirceu, Fernando e Dudu Mandai; Marlon, Vini Guedes, Peninha, Jean Dias e Diego Rosa; Eron. Técnico: Thiago Carvalho

Horário: 16h30min deste sábado. 

Transmissão: RBS TV e Premiere. 

Árbitro: Leandro Vuaden. 

Local: Arena do Grêmio.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Diretor de futebol do Galo relembra passagem como jogador do Xavante Anterior

Diretor de futebol do Galo relembra passagem como jogador do Xavante

Pelotas encerra pré-temporada com empate por 0 a 0 diante do Novo Hamburgo Próximo

Pelotas encerra pré-temporada com empate por 0 a 0 diante do Novo Hamburgo

Deixe seu comentário