Turfe

Iberis vence o Grande Prêmio Encerramento 2023

Em uma chegada histórica, o cavalo da parceria do Haras Cinco Irmãos/Haras Princesa do Sul conquistou a última prova do ano

Foto: Volmer Perez - Especial - Comissão de Corridas precisou analisar as imagens para definir o vencedor

Por um focinho. Assim foi a vitória de Iberis, da parceria Haras Cinco Irmãos/Haras Princesa do Sul no Grande Prêmio Encerramento 2023 do Jockey Club de Pelotas, realizado neste domingo (17). Montado pelo carioca voador Henrique de Oliveira, o castanho de seis anos terminou os 1,6 mil metros do GP praticamente empatado com outros três competidores, mas levou a vitória depois da foto da chegada ser analisada pela Comissão de Corridas. 

“Foi uma vitória sensacional, muito emocionante, um final de luxo com uma chegada linda. Foi ótimo ter voltado para a nossa terra e conseguir terminar o dia com duas vitórias e uma delas desse modo”, disse Rubens Larrosa, um dos proprietários do Cinco Irmãos. 

Desde os primeiros metros o GP deu mostra de que seria uma das provas mais disputadas da temporada 2023-2024, com Vai Futuro e Rioteamo disputando a ponta. Nos primeiros mil metros Rioteamo liderava com relativa folga perseguido por Vai Futuro, Iberis e Ghost Breakers. Na última curva, no entanto, Iberis partiu para cima do líder e abriu meio corpo de vantagem forçando o ritmo da corrida. Iberis, Rioteamo, Ghost Breakers e Honest Bird entraram nos últimos cem metros lado a lado, praticamente empatados e assim cruzaram o disco final.

Jockey Club de Pelotas retoma as corridas em janeiro. Foto: Volmer Perez - Especial


Após análise das imagens, a Comissão de Corridas definiu a ordem de chegada: Iberis com a dobradinha do Stud Kategoria, Rioteamo e Honest Bird, logo atrás. O campeão do GP Princesa do Sul 2023 e favorito da prova, Ghost Breakers ficou em quarto lugar. 

“Ano passado neste mesmo páreo, o Ghost Breakers e o Iberis travaram uma baita briga e o Liberty Corner acabou vencendo. Hoje botei firme, corri mais perto dele e depois segui o líder e como esse cavalo é um cavalo corredor, um cavalo guapo não desistiu da luta em nenhum momento e fizemos essa chegada linda”, contou o jóquei H. Oliveira, que neste domingo ganhou os dois últimos páreos e se isolou na liderança da Estatística dos Jóqueis com oito vitórias.

Outros vencedores

O grande vencedor do domingo foi o Haras Cinco Irmãos que além do GP venceu também a Milha com Magnicídio também montado por H. Oliveira. As duas vitórias fazem com que os proprietários analisem o retorno de seus animais, hoje alojados no Cristal (PoA) para Pelotas. “Vamos esperar o GP de Abertura para planejar 2024, para ver o que faremos com o plantel”, disse Larrosa. 

No primeiro páreo o vencedor foi El Chavo de Leonardo Oliveira, montado pelo estreante Lucas Santos. Logo depois, a reta de 475 metros foi vencida por Banqueiro Discreto de Geberson Larrossa montado por Eduardo Machado. A terceira corrida do dia foi ganha por MR Roy de Fabiano Marimon montado por Volmir Ferreira e o quarto páreo teve como ganhadora Kapadokya do Stud Lobão de Pelotas com a condução de Vagner Montes. 

O Jockey Club de Pelotas para suas atividades para o recesso de Natal e retoma as corridas em janeiro.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Stock Series: Gabriel Robe termina temporada em segundo Anterior

Stock Series: Gabriel Robe termina temporada em segundo

Jirgs: Pelotas conquista dois títulos no futsal e um no basquete Próximo

Jirgs: Pelotas conquista dois títulos no futsal e um no basquete

Deixe seu comentário