Artes marciais

No Chile, pelotenses disputam Pan-Americano de karatê

Atletas da Associação Kyokai, como a pequena e já multicampeã Antônia Dieguez, de oito anos, estarão na competição que começa amanhã e vai até domingo, em Santiago

Foto: Carlos Queiroz - DP - Antônia começou a lutar há um ano e dez meses e já é atual campeã estadual e nacional de sua categoria na JKS

Antônia Dieguez tem só oito anos e, há menos de dois lutando karatê, já coleciona medalhas de nível estadual e nacional. Atleta da Associação Kyokai, ela estará, entre esta sexta-feira (18) e domingo, ao lado de outros cinco representantes pelotenses em busca de conquistas no Pan-Americano da JKS, uma das entidades que organizam competições da modalidade.

O torneio em Santiago, no Chile, é mais uma experiência para a pequena. O aproveitamento de Antônia em lutas desde outubro de 2021 é de 100%. Depois do Pan, que carrega o nome oficial de Continental JKS Shoto Cup, a jovem tentará defender o título do Campeonato Brasileiro, em Goiânia (GO), durante o mês de outubro.

“O sonho dela é ser campeã mundial, e estamos trabalhando para que ela realize esse sonho no Campeonato Mundial, no Japão, em 2024”, conta a mãe, Alexia. Atual vencedora de competições da JKS no Estado e no País, a menina alia os treinos na academia a duas atividades semanais de reforço muscular com uma preparadora física.

Dedicação

“Eu aprendi que o karatê não é somente sobre lutar. É também sobre respeito, disciplina e autocontrole. Meus senseis me ensinaram que a maior batalha que enfrentamos é contra nós mesmos”. Assim Antônia resume sua relação com a arte marcial, indo muito além dos resultados positivos que já alcançou nos tatames.

O sensei Clauder Betemps elogia a aprendiz. “Ela foi uma aluna dedicada desde o princípio, como é até hoje. Parte dela e parte da motivação e apoio dos pais. […] Ela busca uma evolução um pouco à frente pra idade, por isso está se destacando”, afirma. “É essa a evolução que ela está buscando, tanto na parte de competição quanto na parte que a gente prima bastante, o crescimento pleno do karateca”, complementa.

Seis atletas representarão a Associação Kyokai em Santiago. Foto: Divulgação - Kyokai

Mais competidores

Além de Antônia, a Kyokai Karatê-Do, fundada em 1989, terá outros atletas na seleção brasileira na competição da JKS: Osvaldo Mariano Ramos (nas categorias kata e kumite), o próprio sensei Clauder Betemps (atual campeão mundial, que lutará kata, koten kata e kumite), Juliana Studzinski Becker (kata, koten kata e kata equipe), Ana Paula Moura (kata, koten kata, kata equipe e kumite) e Breno Montiel Betemps (kata e kumite).

Todos os representantes da associação pelotense se classificaram para o Pan devido ao desempenho no Brasileiro em 2022. Ao todo, o campeonato no Chile terá cerca de 380 atletas de vários países, além do Brasil e da delegação anfitriã: México, Canadá, Colômbia, Estados Unidos, Panamá, República Dominicana, Nicarágua, Argentina, Venezuela, Peru e Paraguai.

A Kyokai terá quatro gerações de karatecas em Santiago e, por conta dos resultados recentes de cada um em suas respectivas categorias, Clauder projeta um cenário positivo – ou seja, é possível trazer medalhas para Pelotas. A delegação pelotense é a maior entre as gaúchas que estão na seleção brasileira.

Diferenças

O karatê tem duas “faces”: kata e kumite. O kata consiste em movimentos pré-determinados, usando estratégias de postura, controle da respiração e concentração. Trata-se, portanto, de algo voltado à parte técnica. O kumite, por sua vez, envolve o combate em si, com interações entre oponentes. Golpes e reação aos movimentos do adversário são colocados em prática.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Pelotas vence o Real por 2 a 0 e fica muito perto da classificação às quartas da Copinha Anterior

Pelotas vence o Real por 2 a 0 e fica muito perto da classificação às quartas da Copinha

Silêncio e incertezas no Bento Freitas Próximo

Silêncio e incertezas no Bento Freitas

Deixe seu comentário