Lembranças

O dia que Zagallo visitou Pelotas

Lenda do futebol brasileiro, o “Velho Lobo” acompanhou o amistoso do Áureo-Cerúleo contra a seleção da Rússia, que se preparava para disputar a Copa do Mundo de 1994

Foto: Arquivo ECP - Ao lado de Carlos Alberto Parreira, Zagallo veio observar rival

Mário Jorge Lobo Zagallo esteve em Pelotas em fevereiro de 1994. Mês que vem completará justamente 30 anos da visita da lenda do futebol brasileiro. Na ocasião, o Pelotas enfrentou a seleção da Rússia em um amistoso na Boca do Lobo. Os russos se preparavam para a disputa da Copa do Mundo daquele ano e o primeiro adversário seria justamente o Brasil. Para estudar o adversário, Carlos Alberto Parreira, técnico da Seleção na época, e Zagallo, seu auxiliar, estiveram presentes no jogo. A dupla foi recebida pelo presidente áureo-cerúleo Álvaro Azocar e Emídio Perondi, presidente da FGF, na Churrascaria Lobão.

A partida mobilizou a imprensa de todo o País e claro, a cidade. Afinal, se tratava da comissão técnica da seleção brasileira se preparando para a Copa do Mundo. A Rússia estava excursionando pela América em busca de partidas. Antes de chegar em Pelotas, os europeus golearam o México por 4 a 1. Dias depois, os russos foram até Bagé enfrentar o Guarany e venceram por 1 a 0.

Observados por Parreira e Zagallo, a Rússia ganhou do Pelotas por 2 a 1. Niederhaus anotou os dois gols. Pianelli fez o gol do Áureo-Cerúleo. A Boca do Lobo ficou lotada para o duelo histórico e Parreira e Zagallo conseguiram conhecer melhor o rival brasileiro da estreia.

Meses depois, o Brasil venceu a Rússia por 2 a 0 nos Estados Unidos com gols de Romário e Raí, porém nenhum atleta que atuou em Pelotas foi convocado para a Copa do Mundo. Durante a preparação, os principais jogadores russos não estavam sendo convocados por desavenças com o treinador Pavel Sadyrin. A questão foi resolvida a tempo do começo do Mundial.

Os bons resultados da seleção B da Rússia motivaram a ida de Parreira e Zagallo até a Boca do Lobo naquele histórico 9 de fevereiro de 1994;

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Familiares e fãs prestam homenagens a Zagallo em velório na CBF Anterior

Familiares e fãs prestam homenagens a Zagallo em velório na CBF

Após novo teste, Fabiano Daitx volta a afirmar: “O Brasil vai classificar” Próximo

Após novo teste, Fabiano Daitx volta a afirmar: “O Brasil vai classificar”

Deixe seu comentário