Lobo

Pelotas quer disputar a Copinha, mas FGF indica perda do prazo

Com o retorno das categorias de base, ideia é usar jovens no torneio estadual, apesar de o clube ainda não ter presença garantida

Foto: Angelo Pieretti - FGF - Congresso técnico do torneio estadual, que levará o nome de Troféu Rei Pelé em 2023, não teve a presença do Áureo-Cerúleo na última terça-feira

Com a reativação da categoria sub-20, anunciada nesta quarta (19), a intenção do Pelotas é que parte do grupo de jovens, ainda a ser formado, possa encorpar o elenco do Lobo durante a disputa da Copa da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), que em 2023 levará o nome de Troféu Rei Pelé. Porém, a entidade que rege o futebol estadual divulgou os grupos da competição na terça-feira, sem a presença do Áureo-Cerúleo.

Em nota, o Pelotas afirma não ter sido procurado pela Federação para participar. O presidente do clube, entretanto, ressalta a boa relação com o mandatário da FGF, Luciano Hocsman, e trata a inclusão do Lobo em uma das chaves com tranquilidade. A assessoria de imprensa da entidade, por outro lado, diz que o prazo para manifestar interesse era o último dia 14.

“Como a Copa FGF poderá dar uma vaga na Copa do Brasil, a depender de homologação da CBF, precisamos observar o regulamento da CBF e enviar a eles os documentos da nossa competição, o que está sendo feito nesta quarta-feira”, complementa a nota da assessoria da FGF.

Quem está confirmado na Copinha?

Em 2023, a tradicional Copinha começará em 14 de junho, ainda em meio à primeira fase da Divisão de Acesso, que só termina em 27 de agosto. Já o Troféu Rei Pelé tem encerramento agendado para 1º de outubro. O presidente Rodrigo Brito, no entanto, projeta uma alteração nas datas, postergando o início do Troféu Rei Pelé justamente devido ao longo período de simultaneidade entre os campeonatos.

No congresso técnico realizado na terça, na sede da FGF, 13 clubes marcaram presença. A primeira fase terá três grupos, a princípio. Apenas quatro concorrentes do Pelotas na Série A-2 confirmaram participação: Inter-SM, Monsoon, Passo Fundo e União Frederiquense.

A fase classificatória do torneio será disputada em turno e returno. As quartas de final, semifinais e finais ocorrerão em jogos de ida e volta, sem gol qualificado. Avançam aos mata-matas os dois melhores colocados de cada grupo e os dois melhores terceiros colocados na classificação geral.

Tudo isso, vale lembrar, desconsidera a possível inclusão do Pelotas na competição.

Troféu Rei Pelé – Copinha da FGF 2023

Grupo 1

Aimoré
Monsoon
Novo Horizonte
São José
Inter-SM

Grupo 2

Juventude
Passo Fundo
São Luiz
União Frederiquense

Grupo 3

Grêmio
Novo Hamburgo
Real
São Borja

Gauchão Sub-20 A-1 sem pelotenses

A primeira divisão do Estadual Sub-20 teve, também na terça, desmembrada sua rodada de abertura. A cidade de Pelotas não será representada. A Zona Sul conta com o Riograndense, que está no grupo B e vai estrear fora de casa, dia 29, diante do Aimoré.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

De olho no Atlético Mineiro, Brasil enfrenta o Novo Hamburgo nesta quarta-feira Anterior

De olho no Atlético Mineiro, Brasil enfrenta o Novo Hamburgo nesta quarta-feira

Daniel Carvalho assume como diretor de base do Pelotas Próximo

Daniel Carvalho assume como diretor de base do Pelotas

Deixe seu comentário