Data

Pelotas Vôlei Master completa 20 anos

Projeto foi criado em 2003 com objetivo de oportunizar a prática do esporte na cidade

Foto: Victor Thompsen - Paulista - Atualmente a principal receita é o valor pago pelos atletas, que ajuda no custeio de deslocamentos e itens e na remuneração dos profissionais

Fundado pelo então advogado Rogério Rosa, em 2003, o Pelotas Vôlei Master surgiu com a intenção de fomentar o esporte e oportunizar a prática do voleibol na cidade e, neste ano, completa duas décadas. Em 2013 o projeto passou a contar com um time feminino e recentemente fechou parceria junto ao Paulista.

"O nosso objetivo sempre foi servir de referência, oportunizar que os amantes do vôlei possam ter uma sequência no esporte. Que quando o atleta encerre seu ciclo em uma equipe, ele ainda possa praticar um voleibol em um bom nível e que não deixe de praticar o esporte", destaca Rogério.

Ao completar uma década, o programa ganhou uma nova vertente, quando um grupo de mulheres se uniu ao projeto e deu o pontapé inicial na equipe feminina. No mesmo ano o time completou dez anos e, juntamente com a categoria masculina, representou Pelotas em competições por todo o Rio Grande do Sul e também em outros países. "Nosso principal objetivo sempre foi difundir o vôlei em todas as idades, prezando pelo companheirismo, respeito e, principalmente, a amizade", destaca Carla Tuche de Armas, uma das idealizadoras.

A parte financeira é um dos grandes desafios para que a iniciativa tenha continuidade. Atualmente a principal receita é o valor pago pelos atletas, que ajuda no custeio de deslocamentos e itens e na remuneração dos profissionais. "A mensalidade mantém viagens, treinadores, material, quadra e as inscrições em competições. Mas nós temos um custo muito alto. As bolas, por exemplo, que nós usamos, que é bola oficial da Federação Internacional de Voleibol, não saem por menos de R$ 500. Por isso a mensalidade é fundamental, mas o projeto sempre está aberto para a empresa que quiser nos ajudar", completa Rogério Rosa.

Parceria com o Paulista

Em 2023, Rosa e o gerente administrativo do Paulista, José Felipe Borges, o Chinês, conversaram e apresentaram o projeto à diretoria do Rubro-Negro, que com apoio de José Augusto Fonseca de Carvalho, atual presidente do clube, aprovou a parceria, levando o programa para dentro do ginásio do Paulista, onde são realizados treinamentos e algumas competições. O acordo ainda prevê a criação de escolinhas, com o objetivo de fomentar o esporte no público mais jovem e formar novas gerações de atletas de voleibol.

"A parceria surgiu de uma conversa informal entre mim, o Sidnei Otto e o Rosinha, onde a gente se deu por conta que ficou um hiato muito grande no vôlei da cidade. Então resolvemos dar uma injeção de ânimo. Pegar eles como espelho, formar uma filosofia de trabalho que dê consistência para o vôlei na cidade e montar escolinhas para poder formar futuras gerações", destaca o gerente administrativo do Paulista. Atualmente o Pelotas Vôlei Master participa de competições em três categorias no masculino, para homens de 40, 50 e 55 anos ou mais. Já no feminino as competições são para mulheres acima dos 40 anos.

Como participar

O projeto Pelotas Vôlei Master está de portas abertas. Para participar, os interessados podem fazer contato com os organizadores por meio dos perfis oficiais das equipes nas redes sociais - Pelotas Vôlei Master e Pelotas Vôlei Master Feminino - ou presencialmente no ginásio do Paulista às segundas-feiras a partir das 19h.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Treinador do Farroupilha projeta Terceirona, que começa em menos de um mês Anterior

Treinador do Farroupilha projeta Terceirona, que começa em menos de um mês

Rai Duarte aguarda agendamento para passar por cirurgia considerada urgente Próximo

Rai Duarte aguarda agendamento para passar por cirurgia considerada urgente

Deixe seu comentário