Fantasma do Fragata

Treinador do Farroupilha projeta Terceirona, que começa em menos de um mês

Douglas Peraça vê combinação de jovens e experientes como ponto positivo e vislumbra chave complicada ao lado dos clubes de Rio Grande

Foto: Tiago Winter - Especial - Jovem técnico tem apenas 26 anos

Entre atividades no gramado do Nicolau Fico e na areia da praia do Laranjal, quase sempre em dois turnos, o Farroupilha dá sequência à pré-temporada de olho na Terceirona Gaúcha. E sob a ótica do jovem treinador do Tricolor, Douglas Peraça, 26 anos, a primeira etapa de preparação tem sido positiva - a competição começa em 21 de setembro.

"Nós iniciamos uma pré-temporada um pouco diferente das outras equipes. Um pouco mais cedo, projetando ter uma carga um pouco maior de trabalho, pra que a gente pudesse conhecer os atletas que viriam trabalhar com a gente. Trouxemos alguns que estavam na Divisão de Acesso, e outros através de indicações e competições que a gente acabou acompanhando", resume, ao Diário Popular, o técnico.

Peraça espera uma evolução gradativa do time, a partir de um elenco que tem média de idade - e de qualidade, segundo ele - balanceada. "Procuramos atletas com características da Divisão de Acesso, que a gente entende que sejam necessárias para a disputa dessa Terceirona. Hoje a gente tem um grupo qualificado, associando atletas experientes e jovens, que aproveitamos da categoria de base. Temos um grupo parelho em termos técnicos", avalia.

Limite de idade

O regulamento da Terceirona, campeonato chamado oficialmente pela Federação Gaúcha de Futebol (FGF) de Gauchão Série B, limita em 12 o número de jogadores acima dos 23 anos. Por enquanto, o Farrapo tem dez. Há a promessa da chegada de Leandro Leite, que cancelaria a aposentadoria para defender o Fantasma e faria essa quantidade subir para 11. O desembarque do ídolo do Brasil em Pelotas tem sido constantemente postergado, mas conforme Peraça, seria ontem ou hoje.

"A gente continua também no mercado, buscando reforços, dentro da expectativa, e das condições que a gente tem. O reforço nunca é demais, quanto mais qualidade a gente tiver, mais atletas disponíveis, melhor. A gente tem hoje um grupo de 23 atletas trabalhando, não vamos esticar muito as contratações", fala o técnico, projetando que mais peças poderiam chegar ao Nicolau Fico caso o time conquiste uma das duas vagas do grupo D aos mata-matas.

Primeira fase

Ao lado de São Paulo, Rio Grande e Riograndense na primeira fase, o Tricolor do Fragata espera dificuldades para tentar se classificar. Isso já foi dito ao DP, recentemente, pelo gerente de futebol do clube, Darlan Berneira, e pelos jogadores Ilson Galo - zagueiro - e Matheus Guerreiro - centroavante. O jovem comandante da equipe faz a mesma projeção.

"Se tratam de clássicos, uma chave muito regionalizada, uma das mais fortes da competição, se não a mais forte. Temos que tomar esse cuidado de não estender, não contratar muitos atletas e poder utilizar apenas 12", diz, fazendo uma relação com o complemento do elenco para a Terceirona. Vale lembrar: após jogos em ida e volta, totalizando seis rodadas dentro da chave, os dois melhores avançam às quartas de final. Os finalistas do campeonato sobem à Série A-2 de 2024.

Perguntado sobre o estágio da preparação dos oponentes dessa primeira etapa, Peraça afirma preferir focar no seu próprio plantel, ao menos por enquanto. "As informações chegam. Sendo bem sincero, a gente tem focado bastante no nosso trabalho aqui. Entendemos que as equipes rio-grandinas vão qualificar, contratar reforços, ainda mais se tratando de uma chave como essa. Mas a gente está trabalhando bastante no nosso trabalho aqui pra, quando chegar o momento da competição, não ficar se preocupando com o São Paulo, o Rio Grande, o Riograndense", fala.

Terceirona Gaúcha

Início: 21 de setembro
Final: 10 de dezembro

Grupo A
São Borja
Elite (Santo Ângelo)
Santo Ângelo
Cruz Alta

Grupo B
Riopardense
Futebol Com Vida (Viamão)
Cruzeiro (Cachoeirinha)
Real (Tramandaí)

Grupo C
Gramadense
Igrejinha
Novo Horizonte (Esteio)
Sapucaiense

Grupo D
Farroupilha
Rio Grande
Riograndense
São Paulo

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Sem Jacone, Wiliam Campos precisará mudar dupla 
de volantes Anterior

Sem Jacone, Wiliam Campos precisará mudar dupla de volantes

Pelotas Vôlei Master completa 20 anos Próximo

Pelotas Vôlei Master completa 20 anos

Deixe seu comentário