Representatividade

Pelotenses vão defender a Seleção Gaúcha no Brasileiro de Beach Tennis

Gabriela Menna Barreto e Gabriel Schulz estão entre os convocados para disputar a competição no início de novembro, em Recife

Foto: Arquivo pessoal - Ambos começaram a praticar o beach em 2020

A convocação da Seleção Gaúcha para a disputa do Campeonato Brasileiro de Beach Tennis 2023 fortalece a posição de Pelotas como referência dos esportes de raquete no Estado. Dois atletas da cidade foram chamados e vão participar da competição na categoria profissional, entre 1º e 5 de novembro, na praia de Boa Viagem, em Recife: Gabriela Menna Barreto e Gabriel Schulz.

A dupla treina no mesmo complexo esportivo - Eleven Sports - e pratica a modalidade há três anos. Além dos dois, o Rio Grande do Sul será representado em Pernambuco na principal categoria por Cecilia Lopes, de Bagé, e Rafael Meneguetti, de Porto Alegre. O torneio é por equipes, conforme a federação estadual - serão 20 ao todo, com cada uma levando em média 40 atletas na soma de todos os níveis, entre profissionais, iniciantes, amadores e masters.

"Minha trajetória com o beach tennis iniciou com a abertura do Eleven Sports, em 2020. Como joguei tênis dos meus sete anos até os 18, tive mais facilidade com a nova modalidade. De cara já achei o esporte muito divertido e desafiador. Participei de competições regionais e estaduais e consegui obter bons resultados", conta Gabriela, que também é atleta profissional de padel, modalidade em que representará o Brasil no Pan-Americano, na próxima semana, na Venezuela.

O início de Gabriel no esporte que mistura tênis, vôlei de praia e badminton foi na mesma época, durante o auge da pandemia. "Como eu já trabalhava ali no Eleven Sports e jogava padel, surgiu a oportunidade de completar um jogo de beach tennis e me adaptei bem por causa da minha envergadura, da altura e da minha movimentação", relembra.

Menna Barreto também é profissional de padel, modalidade em que vai representar a Seleção Brasileira no Pan-Americano, na Venezuela, na próxima semana. Foto: Arquivo pessoal

Evolução

Organizado pela Confederação Brasileira de Beach Tennis (CBBT), o nível profissional do campeonato começa em fase de grupos. Cada um dos três confrontos entre os estados dentro da primeira etapa acontece no formato "melhor de três": uma partida feminina, uma masculina e uma mista. Depois, a disputa chega aos mata-matas até a decisão do título.

Para atingir esse patamar, a dupla de pelotenses foi crescendo junto com a modalidade. Como trouxe matéria da edição de setembro da Revista DP, a ascensão do beach tennis é recente no Brasil. Em agosto, por exemplo, Gabriel participou de um torneio mundial, em Caxias do Sul, organizado pela federação internacional (ITF) e que contou com a presença do ex-líder do ranking global, o espanhol Antomi Ramos.

Ele conta que a evolução veloz, escalando rápido da categoria B até a profissional, foi amparada pelo Eleven e gerou impactos positivos. "Decidi me especializar e começar a dar aulas, ser professor, transmitir experiência. O clube me deu esse suporte, essa oportunidade, e fiz o curso da CBBT pra ser professor".

Com o crescimento dentro do esporte, Gabriel pulou categorias até a profissional e hoje é professor, com cerca de 35 horários por semana. Foto: Carlos Queiroz - DP

Parceria

A familiaridade com os esportes de raquete também acelerou a adaptação de Gabriela às areias do beach tennis. "Pretendo me dedicar mais à modalidade para conseguir estar bem preparada para representar o Rio Grande do Sul no Brasileiro em Recife. Eu e o Gabriel já dividimos a quadra em mais de uma ocasião, temos bastante entrosamento, treinamos e jogamos torneios juntos. Na categoria mista, penso que isso conta muito a nosso favor", avalia.

A parceria forjada nas quadras do Eleven foi essencial para a ascensão dos dois no beach. Gabriel resume o impacto desse crescimento ao citar, por exemplo, a quantidade de interessados em melhorar no esporte. "Como professor, estou conseguindo preencher bastante os meus horários. Dou cerca de 35 aulas por semana. Conto também com alguns patrocínios que me apoiam durante essas empreitadas, e também a minha família apoia muito. Vão assistir aos jogos, prestigiam, principalmente meu pai".

Beach tennis

Segundo a Confederação Brasileira de Tênis (CBT), o esporte foi criado em 1987 na província de Ravennana, na Itália. Em 1996, começou a se profissionalizar. Conforme a ITF, a modalidade é praticada por mais de 500 mil pessoas espalhadas em todos os continentes, independentemente de sexo e idade. O beach chegou ao Brasil em 2008, no Rio de Janeiro.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Emprestado pelo Pelotas, Elias Ceará é dispensado no Farroupilha Anterior

Emprestado pelo Pelotas, Elias Ceará é dispensado no Farroupilha

Ricardo Fonseca afirma que não será candidato no Brasil Próximo

Ricardo Fonseca afirma que não será candidato no Brasil

Deixe seu comentário