Xerife

Rafael Dumas está de volta ao Brasil

Capitão e referência do Xavante em 2023, zagueiro acerta retorno para o próximo Gauchão; cláusula pode liberá-lo ao futebol do Japão, para onde chegou a se transferir recentemente

Foto: Jonathan Silva - Especial - GEB - Ele soma 54 partidas ao contar as duas passagens anteriores pela Baixada

Matéria atualizada às 19h36min desta quarta-feira.

“Voltei porque acredito no Grêmio Esportivo Brasil”, disse Rafael Dumas em vídeo publicado nesta quarta-feira (13) pelo clube para anunciar o retorno do zagueiro. Capitão do Xavante neste ano sob comando de Rogério Zimmermann fechou acordo para ser um dos pilares do elenco montado por Fabiano Daitx.

Será a terceira passagem do carioca de 28 anos pelo Bento Freitas. A primeira aconteceu em 2018, quando atuou no Rubro-Negro em 24 partidas ainda por empréstimo do Flamengo, clube que o revelou. Na Série B daquela temporada, marcou seus dois únicos gols vestindo vermelho e preto ao decidir as vitórias sobre Goiás e Atlético Goianiense.

Já em 2023, Dumas chegou com outro status. Só não foi escalado por Zimmermann enquanto esteve suspenso ou lesionado. Atuou em 29 dos 31 jogos do Xavante entre Gauchão, Copa do Brasil e Série D. Ao lado de João Marcus, formou dupla de zaga que em nenhum momento teve a titularidade colocada em questionamento.

Ao total, Rafael Dumas defendeu o Brasil em 53 ocasiões, e em 22 delas o time não sofreu gols. Por enquanto, o zagueiro é o único integrante do elenco da temporada já encerrada a assinar novo vínculo junto ao clube. O Rubro-Negro tem outros quatro nomes para a posição no grupo em preparação para o Estadual: Bruno Reis, Zé Pedro, Adriel Shultz e Jeder.

Contra o Grêmio, em janeiro, Dumas teve boa atuação para segurar Luis Suárez. O uruguaio marcou aos 44 minutos do segundo tempo, com o defensor já substituído. Foto: Italo Santos - Especial - DP


Possibilidade de retorno ao Japão

Depois da eliminação do Brasil na Série D, para o Patrocinense, Dumas foi contratado por um clube da segunda divisão do Japão. Por problemas pessoais, não viajou imediatamente à época. Como a janela para inscrever novos jogadores fechou no país asiático, o zagueiro ficou impedido de atuar.

Diante da circunstância, o Xavante só conseguiu acertar o retorno do defensor com a inclusão de uma cláusula que permite ao time japonês chamá-lo de volta. O gerente de futebol do Rubro-Negro, Luis Fernando Hannecker, confirmou ao Diário Popular o molde do contrato.

Pendência salarial

O mais recente anunciado pelo Xavante faz parte da lista de atletas que chegaram a um acordo com a direção do Brasil para o parcelamento de salários pendentes deste ano. A reportagem entrou em contato com o vice-presidente de finanças do clube, Vilmar Xavier, em busca de novidades a respeito do posicionamento sobre a situação, mas não obteve retorno até a última atualização desta matéria.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Matheus Guimarães e Zé Pedro falam da pré-temporada xavante Anterior

Matheus Guimarães e Zé Pedro falam da pré-temporada xavante

GP Encerramento fecha primeira parte da temporada do turfe Próximo

GP Encerramento fecha primeira parte da temporada do turfe

Deixe seu comentário