Nas águas

Remo: Piedro Tuchtenhagen é quinto colocado no Pan-Americano

Pelotense formado no Remar para o Futuro disputou final nesta quarta, no Chile, na classe double skiff

Foto: William Lucas - COB - Na metade inicial do trajeto, Piedro e Tomás lutaram pelas posições de frente. Porém, perderam intensidade contra oponentes mais experientes

Após ótima largada em barco ao lado do paulista Tomás Levy, o pelotense Piedro Tuchtenhagen não conseguiu sustentar o ritmo e terminou em quinto lugar na classe double skiff do remo nos Jogos Pan-Americanos 2023. Formado no projeto Remar para o Futuro, o atleta de 21 anos e o colega encerraram os dois mil metros da prova final em 6min36s06 nesta quarta-feira (25). As disputas da modalidade acontecem na Gran Laguna de San Pedro de La Paz, em Concepción, a 600 quilômetros da capital Santiago.

Após ter feito o segundo melhor tempo das semifinais (6min34s14) na categoria, a dupla não conseguiu um lugar no pódio. Melhor para o Uruguai, que levou o ouro com Newton Seawright e Martín Zocalo. A prata foi para Cuba e o bronze para os Estados Unidos. Durante a metade inicial do trajeto, Piedro e Tomás lutaram pelas posições de frente. Porém, perderam intensidade contra oponentes mais experientes e ficaram para trás.

“Era mais ou menos o que a gente esperava, uma prova dura. Eles resistiram muito bem até a metade, vieram entre os três, quatro primeiros, brigando por medalha. Largaram em segundo lugar, chegaram a estar em primeiros por algum tempo. Fizeram uma estratégia que acho que foi certa, se arriscaram o tempo todo”, avalia o coordenador técnico do Remar para o Futuro, Oguener Tissot, ex-treinador de Piedro.

Dupla havia feito o segundo melhor tempo da classe nas semifinais do Pan. Foto: William Lucas - COB

Experiência

Conforme Oguener, a pouca idade da dupla faz da participação no maior evento esportivo das Américas um acréscimo importante de bagagem. No caso do pelotense, que representa atualmente o Grêmio Náutico União (GNU), de Porto Alegre, após passagem pelo Flamengo, a expectativa é de continuar competindo internacionalmente e melhorando os resultados.

“São atletas da categoria sub-23. O Piedro é um atleta leve, que corre normalmente na categoria peso leve, até 72 quilos, e ali correu o pesado, de atletas de quase dois metros de altura e próximos de cem quilos. Fizeram uma estratégia 'kamikaze', que acho que era a melhor pra prova. Mas sentiram muito quando chegou nos mil metros. É uma competição com densidade muito alta”, analisa.

Paris 2024

De acordo com o coordenador do Remar, Piedro ainda tem chances de classificação aos Jogos Olímpicos de Paris 2024. No Pan do Chile, o atleta não participou das provas do double skiff peso leve, categoria em que mais se destaca, e sim do peso pesado. Os representantes do Time Brasil no evento do ano que vem ainda serão definidos por meio de qualificações internas da Confederação Brasileira de Remo (CBR).

Fim do jejum

Também nesta quarta, Lucas Verthein confirmou o favoritismo e encerrou o tabu de 36 anos do Brasil sem conquistar uma medalha de ouro no remo em Jogos Pan-Americanos. No single skiff, barco individual, o carioca finalizou a prova final em 6min58s76 e garantiu o topo do pódio. “O início de uma nova história”, resumiu.

Shaiane fica em quinto

Outra representante de Pelotas no Pan-Americano e igualmente formada no Remar para o Futuro, Shaiane Ucker, 20 anos, disputou nesta terça-feira a prova final do Quatro Sem – barcos com quatro componentes cada.

Com 6min52s95, as brasileiras terminaram em quinto lugar o percurso de dois mil metros. As chilenas, donas da casa, sagraram-se campeãs. Atleta do Flamengo, que tem parceria com o Remar, Shaiane esteve ao lado de Dyane dos Santos, Maria Clara Lewenkopf e Milena Viana.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

“Eu esperava mais do nosso time”, afirma presidente do São Paulo Anterior

“Eu esperava mais do nosso time”, afirma presidente do São Paulo

“O nosso projeto é recuperar a credibilidade do clube”, diz vice financeiro do Xavante Próximo

“O nosso projeto é recuperar a credibilidade do clube”, diz vice financeiro do Xavante

Deixe seu comentário