Decepção

Seleção empata por 0 a 0 com a Jamaica e está fora da Copa do Mundo feminina

Eliminação na primeira fase representa também a despedida de Marta dos Mundiais

Foto: Divulgação - Fifa - Bastava uma vitória ao Brasil para avançar, mas seleção caribenha mostrou solidez defensiva - não sofreu gols no torneio até aqui

A Seleção Brasileira Feminina empatou com a Jamaica, por 0 a 0, nesta quarta-feira (2), em Melbourne, e foi eliminada da Copa do Mundo. Apesar de dominar a partida, o time brasileiro não conseguiu superar o forte esquema defensivo adversário e ficou apenas no empate. Com o resultado, o Brasil ficou em terceiro lugar no grupo F, com três pontos. Antes, o Brasil venceu o Panamá, por 4 a 0, na rodada de abertura, e perdeu para a França, por 2 a 1. França e Jamaica permanecem no Mundial.

Foi a primeira queda brasileira na primeira fase de uma Copa feminina desde 1995.

Marta começa

A técnica Pia Sundhage mexeu no time para o jogo decisivo. Ela colocou Marta na equipe. Maior artilheira da história dos Mundiais, com 17 gols, a Rainha formou ataque com Debinha. Foi a primeira partida da jogadora eleita melhor do mundo pela Fifa seis vezes como titular da Seleção no Mundial. A alagoana passou por cirurgia no joelho em 2022. A última vez de Marta como titular na Seleção foi em fevereiro de 2022, em um empate sem gols com a Finlândia, pelo Torneio da França.

Substituída nos minutos finais, Marta não escondeu a frustração. Foto: Divulgação - Fifa

Aspas para Marta

"É difícil falar num momento desses. Não era, nem nos meus piores pesadelos, a Copa que eu sonhava. Mas é só o começo. O povo brasileiro pedia renovação. Está tendo renovação, acho que a única velha aqui sou eu. A maioria são meninas que têm muito talento, um caminho enorme pela frente. É só o começo pra elas. Eu termino aqui, mas elas continuam. Eu quero que as pessoas continuem tendo o mesmo entusiasmo que estavam tendo quando começou a Copa. Que continuem apoiando, porque as coisas não acontecem de um dia pro outro".

"Isso mostra que o futebol feminino é um produto, que dá lucro, que dá prazer de assistir. Eu estou muito grata pela oportunidade que tive de jogar mais uma Copa e muito contente por tudo isso que está acontecendo com o futebol feminino no mundo. Pra mim elas é só o começo, mas pra mim é o fim da linha agora".

Pressão na etapa inicial

O Brasil começou pressionando. Antes dos 15 minutos de jogo, Marta chutou duas vezes para o gol adversário. No meio, Rafaelle se destacava. Ela levava o time para frente. A Seleção continuava agressiva, mas a Jamaica conseguia segurar o resultado. Aos 38 minutos, a lateral Tamires quase abriu o placar ao chutar de dentro da área a bola levantada por Ary Borges. A goleira Spencer fez uma bela defesa. O Brasil terminou o primeiro tempo com oito finalizações, mas sem o gol desejado.

Debinha não conseguiu marcar desta vez, após anotar diante da França. Foto: Divulgação - Fifa

Queda depois do intervalo

Pia mexeu no time. Ela colocou Bia Zaneratto no lugar de Ary Borges em busca do gol da classificação. A Jamaica mudou o time também no intervalo com a entrada da atacante Tiffany Cameron.

A Seleção tentava chegar no gol adversário, mas a defesa mantinha o empate. Aos 35 min, Pia mexeu novamente no time. Ela fez três substituições. Andressa Alves, Duda Sampaio e Geyse, entraram, respectivamente, nos lugares de Marta, Luana e Antonia. A mudança não surtiu o efeito desejado e a Jamaica garantiu a vaga no mata-mata da Copa.

BRASIL
Letícia Izidoro; Antonia (Geyse), Rafaelle, Kathellen e Tamires; Luana (Duda Sampaio), Kerolin, Ary Borges (Bia Zaneratto) e Adriana; Debinha e Marta (Andressa Alves).

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

De virada, Inter perde por 2 a 1 para o River Plate na ida das oitavas Anterior

De virada, Inter perde por 2 a 1 para o River Plate na ida das oitavas

Pelotas 3 x 0 Real de Tramandaí: veja como foi Próximo

Pelotas 3 x 0 Real de Tramandaí: veja como foi

Deixe seu comentário