Cenários

Sem dívidas, Riograndense segue com foco na reestruturação do clube

Depois de anos sem time profissional, Guri Teimoso disputará a Série B pela terceira temporada seguida

Foto: Acervo - Estádio Torquato Pontes é a tradicional casa do Bicolor

. Depois de ficar 17 anos sem disputar uma divisão estadual, o Riograndense irá em 2023 para sua terceira participação seguida na Série B, a popular Terceirona Gaúcha. Tanto em 2021 como 2022, o Guri Teimoso não passou da fase de grupos. Ao Diário Popular, o presidente do clube de Rio Grande, Paulo André Neves, explica que o planejamento segue o mesmo dos últimos anos. 

“Nosso projeto no momento é reestruturar e não gastar além do que tem. O projeto inicial era restaurar o patrimônio e quitar as dívidas. Já quitamos as dívidas e estamos com 90% do patrimônio restaurado”, diz o presidente, que afirma que o próximo passo é construir um alojamento. 

A equipe para disputar a Terceirona deste ano será a mesma base dos últimos anos, com jogadores formados pelo clube. Paulo explica que na próxima semana podem chegar três nomes com mais experiência para mesclar com os jovens do atual elenco. 

Nesta temporada, o Riograndense disputou o Estadual Sub-20 A-1, mas foi eliminado na fase de grupos perdendo todos os jogos. O presidente do Guri Teimoso conta que do elenco apenas dois atletas devem ser aproveitados no profissional. 

A equipe será comandada pelo técnico Cristiano Dias.

Adversários da primeira fase

Na edição deste ano da Terceirona, o Riograndense terá pela frente, além do Farroupilha, os dois maiores rivais no grupo D: Rio Grande e São Paulo. Mesmo com um investimento modesto na formação do elenco, o mandatário do Riograndense confia em bons resultados pelo histórico recente, mas admite que Fantasma e Vovô são os favoritos da chave por enquanto. 

“São clássicos, não interessa quem está melhor ou pior. Nós voltamos em 2019, jogamos o Citadino no começo de 2020 com a nossa gurizada e contra o São Paulo, com o time do Acesso, o primeiro jogo foi empate e o segundo 3 a 2 pro São Paulo. Depois no outro ano enfrentamos o Farroupilha entre Copa Novelletto [competição amistosa] e Campeonato Gaúcho e são duas vitórias para cada lado e dois empates. São clássicos. O Rio Grande também nós enfrentamos seis vezes e mesma divisão de vitórias e empates”, justifica.

Apoio financeiro

O presidente do Guri Teimoso conta que hoje o clube tem quase 300 sócios e conta com patrocínios de pequenas empresas locais como um auxílio. Ele ressalta que o Riograndense possui poucos recursos, mas que o objetivo é manter o clube sem dívidas. 

“A gente não deve um real para ninguém. Por isso por enquanto não estamos fazendo um time forte porque não tem dívidas, mas a gente segue estruturando o clube. Não adianta gastar o que não tem. [...] Primeiro se fortalece o clube e depois se fortalece o time, é assim que funciona”, afirma. 

Regulamento 

A Terceirona deste ano será disputado por quatro grupos de quatro times. Todos se enfrentem dentro da chave em turno e returno. Os dois primeiros avançam para as quartas de final. Os dois finalistas garantem acesso para a Série A-2 de 2024.

Tabela do Riograndense

Grupo D

1ª rodada (21/09)
15h | São Paulo x Riograndense 

2ª rodada (27/09)
15h | Riograndense x Rio Grande

3ª rodada (04/10)
15h | Farroupilha x Riograndense

4ª rodada (12/10)
15h | Riograndense x Farroupilha

5ª rodada (18/10)
15h | Rio Grande x Riograndense

6ª rodada (25/10)
15h | Riograndense x São Paulo

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Pelotas perde por 1 a 0 para o Novo Hamburgo e ainda não garante classificação Anterior

Pelotas perde por 1 a 0 para o Novo Hamburgo e ainda não garante classificação

Derrota do São Borja garante vaga do Pelotas nas quartas da Copinha Próximo

Derrota do São Borja garante vaga do Pelotas nas quartas da Copinha

Deixe seu comentário