Série D

Solidez defensiva garante retorno do Brasil à briga pelo G-4

Sem sofrer gols, Xavante recupera estatística que era costumeira em 2023 antes da Série D. Quarta (14), time volta a enfrentar o Hercílio Luz

Foto: Carlos Queiroz - DP - Denis Germano (centro) saiu machucado no domingo e pode ficar de fora em Tubarão

Em 13 jogos de janeiro a março, o Xavante não sofreu gol em sete. A consistência defensiva foi um dos principais fatores que levaram o Rubro-Negro à terceira fase da Copa do Brasil, além de evitar risco de rebaixamento no Gauchão e assegurar calendário nacional em 2024. Na Série D, porém, o time foi vazado em quatro das primeiras cinco rodadas, sem vencer nenhuma dessas partidas. Agora, manter a baliza zerada é um dos motivos para o retorno à briga por vaga no G-4 do grupo A8.

Nas duas últimas rodadas, Marcelo Pitol não apenas não cedeu gols: o goleiro do Brasil foi pouquíssimo exigido. Diante do Camboriú, fez ótima defesa em cobrança de falta. Contra o Hercílio Luz, voou para espalmar o que seria um golaço de bicicleta do adversário. Consequentemente, o rendimento ofensivo bastou para garantir duas vitórias e deixar a equipe de Rogério Zimmermann a um ponto da zona de classificação aos mata-matas.

Ao fim do primeiro turno, o Xavante ainda tem a segunda pior defesa entre os oito integrantes da chave, mas agora o número já é mais próximo ao dos rivais. Por outro lado, o ataque, que foi questionado durante o começo da temporada, só marcou menos gols (nove) do que o Caxias, líder do grupo.

Nova ida a Santa Catarina

Sem os suspensos Gutierrez e Guilherme Beléa, a delegação do Brasil embarcou nesta segunda-feira (12) rumo a Tubarão, no Sul catarinense. A equipe volta a enfrentar o Hercílio Luz, às 19h de quarta-feira, no estádio Aníbal Costa. Titular desde a terceira rodada da Série D, Denis Germano é dúvida, já que foi substituído por lesão durante a partida do último domingo. O clube não divulga boletim médico.

De volta após recuperação de lesão, Patrick é o favorito para jogar no lugar de Beléa, como camisa 10. Se Germano não puder atuar e Amaral continuar afastado com problema muscular, Zimmermann terá um sério problema, pois Gutierrez vinha entrando no segundo tempo dos jogos para desempenhar o papel de volante. Lateral-esquerdo de origem, Lailson pode aparecer nessa função ao lado de Chicão. Artilheiro do time na Série D, Mário Henrique volta de suspensão.

Um provável time para encarar o Hercílio, em busca de um lugar no G-4, tem Marcelo Pitol; Tony, João Marcus, Rafael Dumas e Mário Henrique; Chicão, Denis Germano (ou Lailson ou Amaral); Márcio Jonatan, Patrick e Branquinho; Rafael Costa.

Série D
8ª rodada - Grupo A8

Quarta-feira (14)
19h
| Hercílio Luz x Brasil
Camboriú x Caxias
Aimoré x Concórdia
20h | Novo Hamburgo x São Joseense

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Pelotas segue no mercado atrás de um centroavante Anterior

Pelotas segue no mercado atrás de um centroavante

Na avenida 25 de Julho, novo estádio do Farroupilha deve ficar pronto em dois anos Próximo

Na avenida 25 de Julho, novo estádio do Farroupilha deve ficar pronto em dois anos

Deixe seu comentário