Velocidade

Stock Series: Gabriel Robe defende a liderança no Velopark

Piloto pelotense corre neste fim de semana pela quarta etapa com objetivo de manter bons resultados e ampliar vantagem na busca pelo título

Foto: Vanderley Soares - Robe está com 209 pontos, dez à frente do vice-líder Zezinho Muggiati; restam três provas para o fim do campeonato

Líder da Stock Series, o piloto pelotense Gabriel Robe disputará neste fim de semana a quarta etapa da temporada 2023. A prova será no tradicional circuito do Velopark, na cidade gaúcha de Nova Santa Rita. A Stock Series é uma categoria de acesso à Stock Car Pro Series. Depois de três provas, Robe venceu três corridas e lidera com 209 pontos, dez à frente do vice-líder Zezinho Muggiati e 33 acima do terceiro, Pietro Rimbano, seus dois maiores rivais na disputa do título. Após a corrida no Velopark, ainda restarão duas provas: no Velocitta, em outubro, e em Interlagos, em dezembro. Robe foi campeão da categoria em 2017. 

Em cada fim de semana são disputadas três corridas: uma no sábado e duas no domingo. No Velopark a primeira prova está marcada para começar às 14h23min. A duração é de 25 minutos e mais uma volta. A segunda também acontece às 14h23min, mas com duração de 20 minutos e mais uma volta. Para fechar o fim de semana, a última corrida inicia às 15h03min, com 25 minutos e mais uma volta de duração. 

“A expectativa é muito boa. A gente está na liderança do campeonato. A ideia é fazer bons pontos pra manter a liderança ou quem sabe até ampliar”, diz Gabriel Robe ao Diário Popular sobre a corrida deste fim de semana. O BandSports e o canal da Stock Car no YouTube transmitem as corridas ao vivo. 

Pista mais curta

Com apenas 2,1 quilômetros de extensão, o Velopark é a pista mais curta do calendário da Stock Series. Este fator faz Robe projetar um fim de semana equilibrado. “Uma pista em que eu tenho bons resultados, gosto de andar lá. As zebras da pista são bem altas, então tem que aproveitar bastante. É uma corrida sempre bem disputada já que por ser uma pista curta os tempos ficam bem próximos”, projeta. 

Mais um elemento que motiva Robe e o faz acreditar em outro bom resultado é o fato de correr “em casa”. O pelotense terá na arquibancada o apoio de familiares e amigos. 

“Correr no Rio Grande do Sul é muito especial. Estar perto de casa, perto dos amigos, torcida a nosso favor. Então não poderia escolher um palco melhor para estar defendendo a liderança do campeonato. Espero que o público gaúcho esteja em peso no autódromo pra mandar energia positiva pra gente”, comenta o piloto.

Outra carreira 

Com quase três meses sem corrida pela Stock Series, Robe conta que aproveitou o tempo para descansar a mente, correr pela Porsche Cup e também começar a trabalhar como dentista em Pelotas. O piloto concluiu a graduação recentemente, mas afirma que a nova carreira não interfere na de piloto. 

“Como viajo bastante para os compromissos com as corridas, tenho que organizar muito bem a agenda dos pacientes, mas consigo fazer os dois tranquilamente”, diz.

Bruno Vicaria, repórter da Stock Series

“Será uma corrida mais cerebral que de força ou velocidade. Velopark é pequeno, apertado e não necessariamente o melhor carro é o favorito. Se você não contornar a primeira curva na frente, você terá muito trabalho pela frente, pois praticamente não existem pontos de ultrapassagem e a chance de pegar retardatários durante a prova é enorme. Além de negociar bem, você terá de arriscar na hora certa ou induzir o rival ao erro colocando pressão. E, se o cara da frente não quiser, você não passa. O Robe e o Zezinho são bastante acostumados à pressão, são campeões e certamente disputarão até a bandeirada final em dezembro”.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Triunvirato deve renunciar nesta quarta-feira Anterior

Triunvirato deve renunciar nesta quarta-feira

“Não haverá tolerância a práticas irregulares”, diz presidente do Conselho Deliberativo Próximo

“Não haverá tolerância a práticas irregulares”, diz presidente do Conselho Deliberativo

Deixe seu comentário