Boa fase

Wellington se firma e ganha espaço no Brasil em meio à reta decisiva da Série D

Autor da assistência para o gol de Patrick contra o Novo Hamburgo, atacante pelotense volta a aproveitar oportunidade e participa de um jogo inteiro pela primeira vez no Xavante

Foto: Jô Folha - DP - Jogador está emprestado pelo Hercílio Luz ao Rubro-Negro

Wellington Machado tem aproveitado as oportunidades desde a chegada ao Brasil. Único pelotense do atual elenco, o atacante de 24 anos voltou a justificar, diante do Novo Hamburgo, seu ganho de relevância para o Xavante na Série D. Autor da assistência para o gol decisivo de Patrick neste domingo (9), o extrema participou pela primeira vez dos 90 minutos de uma partida como jogador rubro-negro.

Ao receber lançamento de Da Silva, “Nenê” foi ao fundo pela direita e driblou com facilidade Itaqui, lateral do Noia. A jogada que garantiu a vitória, graças também à conclusão do companheiro, veio depois de duas finalizações do próprio Wellington, uma para fora e outra defendida pelo goleiro Lucas Maticoli. Um cruzamento do camisa 11 ainda quase gerou gol de Márcio Jonatan na segunda trave.

“Ele vinha geralmente entrando no intervalo, [ou] no segundo tempo, e acabava modificando um pouco nossa característica de ataque. Entrava muito bem, e como ele vinha nessa crescente dentro do campeonato, optamos por ele começar o jogo, e felizmente nos ajudou bastante”, avaliou o auxiliar técnico Gustavo Papa após a vitória sobre o Noia.

Números em 2023

Contratado em 31 de janeiro por empréstimo junto ao Hercílio Luz, Wellington só não esteve em campo em quatro ocasiões desde a estreia, no empate sem gols com o Caxias, pelo Gauchão. Foi contra São José, no estádio Francisco Noveletto, e Atlético Mineiro, no Mineirão, além das duas partidas diante do time catarinense que detém seus direitos – por questões contratuais.

Quase sempre, o pelotense sai do banco. Nos 20 jogos pelo Brasil, foi titular só em quatro. Quando Guilherme Beléa retornar de lesão, Rogério Zimmermann pode recolocar Nenê no banco. Fato é que Wellington já conquistou a confiança da comissão técnica e também de quem trabalha cobrindo o dia a dia do clube.

A capacidade de usar o drible para superar duelos mano a mano contra os adversários em velocidade pelo lado do campo, conforme citou Papa na última coletiva, é o que diferencia o jogador dos demais que podem desempenhar a função. Jornalistas concordam, como mostram os comentários abaixo, pedidos a eles pela reportagem do Diário Popular.

Opiniões da imprensa

Bruno Marsilli,
da RBS TV

Wellington Nenê é, talvez, o melhor jogador de 1x1 do elenco. Tem habilidade e velocidade pra quebrar as linhas de marcação do adversário, algo que tem feito com bastante frequência quando utilizado. Na partida contra o Noia, é numa jogada dessas que ele bagunça a defesa e encontra Patrick, que marca um importante gol pra recolocar o Brasil no G-4. Mas não foi um lance isolado. Nenê foi o principal escape do time em todo o jogo - e enquanto esteve em campo. Foi fundamental não apenas pelo resultado, mas para um padrão de movimentos dentro da partida. É o drible que traz a instabilidade na defesa quando há muita marcação do outro lado. Tem funcionado muito bem”.

Wesley Dagnany,
da Rádio Universidade

Wellington Machado é um jogador que mostrou um crescimento e regularidade surpreendentes. Vinha entrando na segunda etapa das partidas e melhorando a equipe, foi assim principalmente contra Aimoré e Caxias. Claramente merecia uma chance na equipe titular, as jogadas individuais são muito fortes, ajudando assim os meias nas criações de jogadas e abrindo espaços. Recebeu essa oportunidade na partida contra o Novo Hamburgo e mais uma vez foi destaque. Criou ao menos quatro boas oportunidades, além de levar total superioridade contra o lateral Itaqui, da equipe anilada. Foi o cara da partida na vitória xavante e mostra ser um dos atletas que podem ajudar o Brasil mais que o esperado na briga pela classificação à próxima fase”.

Série D
13ª rodada
Grupo A8

Sábado (15)
15h
| São Joseense x Brasil

Domingo
15h
| Concórdia x Caxias
16h | Novo Hamburgo x Hercílio Luz
Aimoré x Camboriú

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Dupla Gre-Nal perde para cariocas pelo mesmo placar: 2 a 0 Anterior

Dupla Gre-Nal perde para cariocas pelo mesmo placar: 2 a 0

Elenco do Brasil se reapresenta nesta terça para confronto direto no Paraná Próximo

Elenco do Brasil se reapresenta nesta terça para confronto direto no Paraná

Deixe seu comentário