Mudanças

Xavante reformula o departamento das categorias de base

Clube anuncia a saída de Bira Souza como coordenador e a chegada de Aldo Júnior como o novo vice-presidente

(Foto: Italo Santos AI GEB) - Rubro-Negro terá equipes de alto rendimento e escola de formação de atletas

Por Fernando Rascado

[email protected]

Para a temporada 2023 as categorias de base do Grêmio Esportivo Brasil passarão por reformulação. Ao invés dos times sub-17 e sub-20 disputando Estaduais e outros campeonatos, agora o departamento terá uma nova forma de trabalhar. Nesta terça-feira (24), o clube anunciou a saída de Bira Souza, ídolo xavante, que estava no cargo de coordenador de base desde 2021. Em compensação, o Rubro-Negro confirmou a chegada de Aldo Júnior como vice-presidente das categorias de base do clube.

Ao Diário Popular, Aldo disse que o presidente Evânio Tavares pediu para que o departamento tivesse custo zero. “Precisamos entender o momento do clube e dizer para o torcedor que apesar do Brasil ter tido no passado uma sub-20, ela tinha custos. O Evânio não gostaria que os custos seguissem. Vamos estancar a sub-17 e 20, que dão muito mais custos que as categorias inferiores. Nós trabalhamos com as categorias menores com o intuito de vincular os atletas menores ao clube”, afirma.

O novo vice-presidente das categorias de base explica que o clube terá uma escola de formação a partir dos dois anos até os 13, trabalhando com o futsal e futsete. Sobre as equipes de alto rendimento, o dirigente diz que serão de futsal, futsete e futebol de campo nas categorias sub-8, sub-9, sub-10, sub-11, sub-12, sub-13 e sub-14. “A partir de hoje todos os jogadores que estarão no alto rendimento da base Cacique Xavante vão ter uma pré-formação com o Brasil. No futuro, quando um dos jovens jogadores chegar em algum clube maior, o Brasil pode ser beneficiado por ser vinculado ao atleta. Então a gente projeta para o futuro uma vinculação com esses jogadores”, explica.

O Cacique no ano passado direcionou 12 atletas para a dupla Gre-Nal, e nove passaram nos testes. Aldo diz que os jogadores estão na capital sem vínculo nenhum, já que o Cacique é amador e não tem como manter os direitos dos jogadores. Agora, com a parceria do Brasil, será diferente. 

A escola de formação tem o objetivo de disputar competições de nível regional e disponível para todos dentro das idades. Já o alto rendimento disputa torneios de nível estadual e disponível para atletas selecionados pelo clube. De acordo com o dirigente, o Cacique terminou 2022 com 120 atletas vinculados e o plano é chegar a 200 neste início de 2023. 

Para fazer parte do projeto 

No dia 4 de fevereiro acontecerão testes para a equipe de alto rendimento. As informações estão no quadro ao lado. Para a escola de formação o valor é R$ 120 mensais por dois treinos por semana. O atleta poderá praticar futsal e futsete no mesmo local, com desconto na mensalidade e observação constante para ser promovido para a equipe de cima. “Acredito que os diferenciais são a chance de fazer o futsal e o futsete no mesmo local, tendo contato com a bola de campo, grama e também com o piso duro, além de jogar as duas modalidades no mesmo momento, isso facilita demais”, destaca o vice-presidente xavante. Todas as avaliações serão feitas no ginásio do Seminário. Mais informações na página do Instagram @caciquexavante. 

Confira as datas das avaliações do dia 4 de fevereiro

Ano 2009 - 8h30min
Anos 2012 - 2013 - 9h30min
Anos 2010 - 2011 - 14h
Anos 2014 - 2015 - 2016 - 16h 

Rua Professor Paulo Marcant,191 - Ginásio Seminário
Cada candidato precisa levar tênis de futsal e/ou chuteira de sete

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Um jogo de máxima concentração: Brasil encara o Grêmio, na Arena Anterior

Um jogo de máxima concentração: Brasil encara o Grêmio, na Arena

Caso Rai: por tortura, MP denuncia 17 policiais militares Próximo

Caso Rai: por tortura, MP denuncia 17 policiais militares

Deixe seu comentário