Educação

9ª Semana Integrada da UFPel traz a temática da Internacionalização Universitária

Apresentação de trabalhos, palestras e atividades culturais compõem a programação do evento

Foto: Divulgação DP - Nona edição do evento vai reunir mais de oito mil participantes

Por João Pedro Goulart 
[email protected]
(Estagiário sob supervisão de Lucas Kurz)

Durante a próxima semana, as atividades da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) são pausadas para a realização da 9ª Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão (Siiepe). O objetivo da Semana Integrada é congregar as quatro diferentes interfaces que existem na UFPel em uma grande mostra de apresentações orais de trabalhos, proporcionando a troca de informações e a demonstração do que a universidade está produzindo.

Ocorrendo desta segunda à sexta-feira (24), no Campus Porto da UFPel (Anglo) - envolvendo o Campus de Ciências Humanas e Sociais (ICH), o Centro de Humanidades (Cehus), o Largo do Bola e o Centro de Artes -, onde acontecerão as apresentações de trabalhos por parte dos acadêmicos e as atividades paralelas que incluem algumas mesas-redondas e programas artístico-culturais. Nesta edição, as palestras estão previstas para acontecerem no auditório do Sicredi. É possível encontrar a programação completa e detalhada no portal do evento, no site da UFPel (wp.ufpel.edu.br/siiepe/).

Neste ano, o maior evento da universidade explora a temática: "Internacionalização Universitária: avaliação, impactos e interfaces entre ensino, pesquisa, extensão e inovação", e pretende ampliar a reflexão a respeito da internacionalização no ensino superior, bem como apresentar, fortalecer e expandir as ações de cooperação da UFPel com parceiros internacionais. Marcos Correa, professor de Odontologia na UFPel, explica que "a temática busca aproximar a Universidade da comunidade internacional, tanto do Norte global, quanto do Sul, em uma cooperação de solidariedade, crescimento dos países de menor desenvolvimento, no sentido de promover a qualidade de ensino, pesquisa, extensão e inovação".

A expectativa do professor é muito positiva, visto que, nesta edição do Siiepe, houve um recorde no número de trabalhos inscritos. Isso está relacionado ao fato de que a nova gestão do evento tornou gratuita a inscrição dos trabalhos. Após anos marcados pela pandemia de coronavírus, a retomada presencial da Semana Integrada foi no ano passado (2022) e agora, em 2023, o alcance do maior número de inscritos é uma conquista para a Universidade. "Além disso, estamos com essa programação paralela, com uma grade de palestras super interessante e com uma série de atividades culturais que irão qualificar o evento", completou Correa.

Estudantes participantes

Ao todo, de acordo com o professor, a Semana Integrada da UFPel 2023 reunirá 8.108 estudantes participantes inscritos, entre apresentadores e ouvintes, com um total de 3.941 trabalhos, todos com apresentação oral. Os altos índices de participação no evento enchem de satisfação a reitora da UFPel, Isabela de Andrade. "Sucesso total! Estamos super orgulhosos", contou a reitora.

Os quantitativos de trabalhos dos diferentes congressos são:

Congresso de Extensão e Cultura (CEC) - 542
Congresso de Ensino e Graduação (CEG) - 720
Congresso de Iniciação Científica (CIC) - 1.417
Congresso de Inovação Tecnológica (CIT) - 102
Encontro de Pós-Graduação (Enpos) - 1.160

Uma das participantes é Andrea Daneris, graduanda do sétimo semestre de Odontologia. Ela apresenta uma proposta que procura validar o uso do scanner intra-oral como ferramenta de diagnóstico de lesão de cárie. A estudante comenta que, atualmente, o diagnóstico é feito pelo dentista. Através do trabalho, ela defende a validação do scanner nesse processo, para que exames epidemiológicos que envolvem muitas pessoas possam ser feitos com um operador treinado. Além disso, acompanhará palestras e outros colegas da graduação que também irão apresentar seus trabalhos. "É uma oportunidade de termos uma relação intercursos", declara.

Bruna Vilela, aluna do curso de Farmácia, é bolsista do projeto de extensão do Fórum Social da UFPel. A estudante apresenta o trabalho intitulado "Fórum Social UFPel e Ruas de Lazer", que fala sobre como ocorreu o Ruas de Lazer no bairro Guabiroba. Bruna levanta várias reflexões ligadas à valorização da cultura local do bairro, como o seu protagonismo quanto às suas atividades artísticas e empreendedoras, e a democratização do lazer. "Levar na Siiepe um trabalho de extensão é trabalhar em extensão e isso faz diferenças na formação do aluno", afirma a aluna.

Atividades Culturais
A programação do Siiepe será composta, também, por atividades artístico-culturais. De acordo coma Coordenação de Artes, Cultura e Patrimônio, Eleonora Santos será, uma programação cultural extensa e intensa, com participação de muitos estudantes da UFPel. Algumas das atrações são: Núcleo de Choro da UFPel, DJ's da comunidade, Academia do Samba, entre outros. Antes das palestras noturnas também ocorrerão apresentações artísticas do Coral da UFPel, Núcleo de Folclore e o projeto Camerata Cordata. Durante toda semana será organizada uma feira de rua, que agregará feirantes de artesanato, alimentos e roupas. Além disso, ainda haverá uma mostra artística interna que envolve exposições vinculadas a projetos da universidade. "Esperamos que a comunidade acadêmica participe, fruindo e circulando por esses espaços de convivência e de compartilhamento de saberes", diz Eleonora.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Projeto de alunos da Escola Sesi produz absorventes de forma sustentável Anterior

Projeto de alunos da Escola Sesi produz absorventes de forma sustentável

Ultradireitista Javier Milei vence as eleições argentinas Próximo

Ultradireitista Javier Milei vence as eleições argentinas

Deixe seu comentário