Pionerismo feminino

Médica Rio-grandina é homenageada pelo Google

Rita Lobato Velho Lopes foi a primeira médica do Brasil; também foi pioneira sendo a primeira vereadora de Rio Pardo

Foto: divulgação - wikipédia - Rita concluiu o curso de Medicina de seis anos em somente três diante de sua dedicação aos estudos

Ao acessar a página do Google nesta sexta-feira os usuários se depararam com uma barra de pesquisa modificada, com o desenho de uma mulher auscultando um coração e cercada de outros órgãos. A ilustração era uma homenagem a Rita Lobato Velho Lopes, rio-grandina, que foi a primeira mulher a se formar e exercer a Medicina no Brasil. Com especialização em obstetrícia, ela também é titulada como a segunda médica a obter o êxito acadêmico na área em todo o continente sul-americano. Rita também foi pioneira na política, quando se tornou a primeira vereadora eleita em Rio Pardo, cidade que residia em 1934.

Nascida em 9 de junho de 1866, Rita iniciou sua formação em Medicina no Rio de Janeiro e a concluiu na Universidade Federal da Bahia aos 21 anos. Com a dedicação intensa da estudante, os seis anos de duração do curso tornaram-se três devido ao seu empenho. Rita Lobato se formou em 24 de novembro de 1887 e um mês depois foi consagrada em sua cerimônia de formatura como a primeira mulher formada em Medicina no Brasil.

Rita Lobato. Foto: divulgação - Wikipédia


A escolha pela área em uma época em que mulheres geralmente só exerciam o magistério foi inspirada pela morte da mãe, que faleceu durante o parto de um dos seus irmãos. Diante disso, Rita queria trabalhar para poder evitar que essas situações se repetissem com outras mulheres. Sua meta passou a ser uma especialização em obstetrícia a fim de evitar outras mortes durante o parto.

Quando começou a atender, mulheres que se recusavam a ser minuciosamente examinadas por médicos do sexo masculino passaram a frequentar seu consultório.

Rita Lobato Velho Lopes faleceu em Rio Pardo, aos 87 anos, em janeiro de 1954.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Imagens de satélite mostram impacto das enchentes na região Anterior

Imagens de satélite mostram impacto das enchentes na região

Hora de começar a reconstrução no Laranjal Próximo

Hora de começar a reconstrução no Laranjal

Deixe seu comentário