Atualização

Níveis do canal São Gonçalo e Lagoa dos Patos devem aumentar com impacto de chuvas

Previsão de precipitações nesta semana deverá elevar de forma significativa os volumes das águas

Foto: Gustavo Vara - Ascom - Em live, prefeita informa que a previsão de chuvas significativas deverá impactar no volume das águas

Em live realizada na manhã desta terça-feira (21), a prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) destacou que, com a previsão de 100 milímetros de chuva para a região Sul até o final de semana e de grandes precipitações na área da Lagoa Mirim, os níveis da Lagoa dos Patos e do canal São Gonçalo deverão subir novamente, podendo alcançar os picos registrados anteriormente de 2,75 e 3,02 metros, respectivamente.

 Além disso, de acordo com Paula, a Prefeitura está acompanhando os programas federais e estaduais de auxílio aos atingidos pelas cheias, cadastrando os moradores que possuem os requisitos necessários. Em breve, materiais informativos com detalhes sobre como proceder e acessar os recursos deverão ser publicados pelos canais oficiais do Município. 

Segundo a prefeita, a perspectiva desta terça-feira é muito semelhante à do dia anterior. Os volumes de chuva, conforme ela, aumentarão na região a partir de quarta-feira (22). Diante disso, Paula ressalta a necessidade de  "atenção permanente" e de que a população residente em áreas de risco permaneça fora de suas casas e em locais seguros. “Talvez no final de semana o vento empurre as águas atenuando os níveis, e depois voltem [a subir], vai ser esse vai e vem, e depois a gente espera nos encaminhar para o fim dessa crise climática”, diz sobre a previsão a partir da metade da próxima semana. “Claro que isso está sujeito a alterações, mas vamos continuar monitorando hora a hora”, ressalta.

Sobre os locais mais afetados pelas inundações, na Colônia Z-3 e no Laranjal, a prefeita afirmou que o Município está focado no acompanhamento da dinâmica das águas e na recuperação das áreas. “O Sanep está de olho, assim que tiver condições vamos entrar [no Laranjal] para fazer o fortalecimento de diques e de utilização de bombas para a retirada de água. Assim que as águas baixarem, nós vamos atuar lá”.

Ainda de acordo com Paula, o governo tem buscado alternativas tanto de projetos de engenharia para fortalecer os sistemas de controle das cheias quanto para a reconstrução das vidas dos atingidos e de restabelecimento de empreendimentos. “Vamos estar juntos buscando alternativas para ajudá-los, em breve tenho certeza que teremos boas notícias”. 

Para concluir, a prefeita informou que está em tratativas com o Banrisul acerca do crédito consignado para os municipários. “Vamos anunciar assim que tivermos confirmação com o banco, a ideia é que os municipários consigam acessar também. Estamos em contato e atentos a essas questões que dizem respeito à retomada após essa crise climática”. 


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Nível do Canal São Gonçalo pode ultrapassar novamente os três metros na quarta-feira Anterior

Nível do Canal São Gonçalo pode ultrapassar novamente os três metros na quarta-feira

Sobe para 161 número de mortes por chuvas no Rio Grande do Sul Próximo

Sobe para 161 número de mortes por chuvas no Rio Grande do Sul

Deixe seu comentário