Em sete dias, 2,35% dos inadimplentes pagam as dívidas com IPTU |
Próximos anos
UFPel será sede de dois eventos internacionais de artes e arquitetura
Novidade foi anunciada durante o Simpósio Brasileiro de Qualidade do Projeto no Ambiente Construído
Foto: Divulgação - DP - Evento nacional reuniu diversos estudantes e profissionais da área de Arquitetura e também trouxe a novidade dos próximos eventos
Nesta última semana, a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) recebeu o 8º Simpósio Brasileiro de Qualidade do Projeto no Ambiente Construído (SBQP), que começou na última quinta-feira (16) e se encerra neste sábado. O evento, que reuniu estudantes e profissionais da área da Arquitetura e Urbanismo, teve mais de 75 artigos inscritos e 45 apresentados.
Durante o evento, foram destacadas outras iniciativas que chegarão a Pelotas nos próximos anos. Na ocasião, a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (Prograu/UFPel), professora Celia Gonsales, anunciou a aprovação do curso de Doutorado, que em breve deve inscrever sua primeira turma, e outros dois grandes eventos a serem sediados pela UFPel nos próximos anos: o Graphica, congresso internacional de engenharia, artes e design, em 2024, e o Seminário Internacional Projetar, em 2025.
Sobre o SBQP
Uma maneira sistêmica de ver e pensar o mundo, partindo do pressuposto de uso e manutenção dos recursos naturais de forma sustentável, aliada à valorização e consideração do ser humano de forma igualitária e justa, é a tônica do evento nacional que ocorreu na UFPel. Durante os três dias de evento, conferências, sessões de comunicação, exposição e painéis buscaram a reflexão sobre a responsabilidade do projeto em tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis. Na cerimônia inicial do SBQP, a coordenadora do evento, professora Nirce Saffer Medvedovski, destacou a relação das instituições de ensino com os temas do evento e a necessidade de levantar a voz. Segundo ela, o pós-pandemia tem sido momento de reconstrução das redes de pesquisa e financiamentos relacionados à habitação e cidades, além do desafio de trazer respostas aos temas de sustentabilidade e responsabilidade social do projeto. “Temos que buscar respostas urgentes às mudanças climáticas e resgatar a dívida social que temos com a qualidade da habitação e da cidade no nosso país”, ressaltou.
Outras autoridades, como o diretor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FaUrb/UFPel), professor Eduardo Grala da Cunha, a presidente da Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (Antac), Luciani Lorenzi, o coordenador científico do SBQP, professor César Imai, e o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento da UFPel, Paulo Ferreira Júnior, também estiveram no evento e destacaram a importância da oportunidade.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário