A bênção de São Cristóvão

Procissão que passa por diversas avenidas da cidade será realizada neste domingo, às 8h30min

Paulo Rossi -

A história de São Cristóvão é cercada de mitos. “Meu glorioso mártir, portador de Cristo, intercedei por nós”, na letra de Jorge Ben Jor, cantor carioca e católico praticante, o santo é considerado o protetor dos motoristas na fé católica. Diz a lenda que São Cristóvão, filho de um rei da Ásia Menor e abençoado pelo deus Apolo, cresceu muito até se tornar quase um gigante e prometeu servir apenas aos fortes. Conheceu Cristo enquanto ajudava pessoas a atravessarem um perigoso rio. Na letra de Jorge Ben Jor, é destacado como o homem que carregou Cristo ao ombro. Na história católica, foi decapitado por um rei romano pagão. Virou mártir e protetor dos motoristas.

Neste ano, a procissão será realizada neste domingo (22), a partir das 8h30min. São esperados cerca de mil motoristas. Os carros e caminhões partem da Paróquia São Cristóvão, passam pela avenida Fernando Osório, rua Marcílio Dias, avenidas Bento Gonçalves, Duque de Caxias e Cidade de Lisboa, até ingressar na BR-116, quando retornam para a Paróquia via Fernando Osório. Na chegada de volta, os veículos serão abençoados pelos padres e pelo bispo Dom Jayme.

Devoto a São Cristóvão, Armando considera muito importante, principalmente neste momento, a proteção do santo. “Hoje os motoristas andam muito confiantes, à deriva, nessas nossas estradas perigosas. Por isso sempre rezo a ele e acho importante pedir essa bênção”, explica.

Além da procissão, outras atividades foram marcadas para a festa de São Cristóvão. Uma tríade de missas foi rezada desde terça-feira até ontem, e no domingo também vai ocorrer o tradicional almoço, com um churrasco no Sest/Senat. Tudo para pedir, como canta Jorge Ben Jor, a São Cristóvão, o “portador de Cristo, intercedei por nós. Nos flagelos terremotos, incêndios inundações. Nas viagens de terra”.

No dia 25 de julho é celebrado o Dia de São Cristóvão e, por isso, também o Dia do Motorista. Em Pelotas, a procissão em homenagem ao santo ocorre há 33 anos, desde que foi criada a Paróquia São Cristóvão, nas Três Vendas, próxima a uma curva fechada na avenida Fernando Osório.

A curva é muito conhecida: foi batizada de Curva da Morte. Armando Jaekel, divulgador de eventos da Paróquia São Cristóvão e devoto ao santo, explica que no local aconteciam muitos acidentes de trânsito com mortes. Então, o bispo de Pelotas, Dom Jayme, pediu ao padre José Schramm para construir uma paróquia de São Cristóvão no local.

Ela foi inaugurada em nove de julho de 1985 e, segundo Armando, os acidentes diminuíram consideravelmente. Assim se explica a fé a São Cristóvão, o mártir católico protetor dos motoristas.

Armando é proprietário de uma empresa de distribuição e pede sempre a proteção a São Cristóvão, seja nas viagens da frota a trabalho ou em suas viagens familiares.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

MP recolhe 17 mil amostras de exames Anterior

MP recolhe 17 mil amostras de exames

Inscrições para o Fies vão até domingo Próximo

Inscrições para o Fies vão até domingo

Deixe seu comentário