Pet
À espera de um lar amoroso
ONG SOS Animais organizou no domingo (25) a feira de adoção de cães e gatos
Se a rotina da Associação Rural de Pelotas são os animais do campo, como cavalos e gado, a ensolarada tarde de domingo (24) foi uma exceção. Organizada pela ONG SOS Animais, a feira de adoção de cães e gatos reuniu protetores e responsáveis por lares temporários na busca por uma família para os animais.
Tradicional na cidade, o evento não ocorria desde o início da pandemia, tendo o dia 24 de outubro como a data do retorno das feiras, que geralmente ocorriam duas vezes ao ano. De acordo com uma das organizadoras, Mariana Dorner, a próxima feira deve ocorrer em março de 2022.
"A SOS normalmente organiza feira para que outras pessoas possam trazer os animais para doação. Temos critérios de inscrições de animais, os que estão aqui estão vacinados, castrados. Somos uma ONG de castrações e promovemos esses eventos para que as pessoas que têm animais, protetores, pessoas que recolhem animais possam ter um local para doar responsavelmente", explica.
Durante as 6h de feira, dos 29 animais, 20 foram adotados. Desse total, 15 foram da protetora Neiva Monteiro. Na atividade há quase 30 anos, ela conta que iniciou o envolvimento quando saía com as filhas e acabavam resgatando cachorros em situação de rua. "A gente pegava, tratava e era pouca coisa, no outro final de semana eles estavam ótimos, desverminado, vacinar eu não vacinava na época, também não mandava castrar, não tinha essa conscientização ainda e então nós doávamos", relata Neiva, que acredita já ter recolhido mais de dois mil cães. Atualmente, ela cuida de 180.
"Quando eu fui morar para fora, aumentou o espaço e aí os amigos, o pessoal começou a levar, pedindo para a gente ficar. Muitas vezes a gente conseguia doar, outras vezes não conseguia, então foi indo. Com essa parada das castrações foi um horror, estava tão encaminhado, não se via mais filhotes na rua, tu não via filhote na estrada", critica.
Em busca de um animal para cuidar e amar?
Interessados em realizar uma adoção responsável, podem entrar em contato com a SOS Animais Pelotas pelo e-mail [email protected] para fazer o intermédio com as protetoras.
A apresentação de documento com foto e comprovante de residência é obrigatório, além da assinatura de um termo de responsabilidade.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário