Evento
A força feminina dentro do Corpo de Bombeiros
Pela primeira vez, Pelotas é sede de seminário com temáticas voltadas a mulheres bombeiras
Jô Folha -
Mais de 60 bombeiras de todo o Estado estarão reunidas em Pelotas para discutir questões voltadas à profissão. O encontro, chamado de 2° Seminário Estadual de Bombeiras Militares do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS), ocorrerá nesta quainta-feira (24) e sexta no hotel Jacques Georges Tower.
Palestras direcionadas à saúde física e mental da mulher e questões sobre assédio moral e sexual serão tratadas na atividade. Além disso, uma capitão do Rio de Janeiro, Patrícia Leal, estará presente para debater a Reforma da Previdência. Conforme explica a soldado Luana Crochemore, a classe será completamente afetada, visto que, com a aprovação da mudança, os anos de contribuição aumentarão de 25 para 35 anos. "É uma diferença muito grande, precisamos conversar sobre", afirmou a profissional.
Outro destaque da programação é a presença da capitão Taíse Rodrigues, que atua no estado de Minas Gerais. Em janeiro, ela esteve em Brumadinho, onde trabalhou em um dos maiores desastres com rejeitos de mineração. O tema tratado pela profissional durante o seminário será Mulheres em situações extremas.
Para a soldado Luana, que foi a primeira bombeira militar de Pelotas, a oportunidade é única, pois pela primeira vez a cidade recebe um evento desse temática. "Serão mulheres palestrando para mulheres", destacou. Ela relata que em 2008, quando chegou na companhia, não havia outras mulheres para trocar experiências profissionais, e esse espaço surge justamente para fortalecer essa prática.
A Companhia Especial de Bombeiros Militares de Pelotas surgiu em 1901, mas foi só em 2008 que uma mulher executou a profissão em Pelotas. Luana conta que por muitas vezes a dúvida de estar no lugar certo passa pela cabeça das profissionais, devido ao fato de serem minorias nas corporações. Por isso, o propósito do seminário é encorajar e motivar as profissionais de todo o Rio Grande do Sul. 1396984945Juntas fazemos a diferença1396986481, finalizou Luana.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário