Doença silenciosa
A importância de prevenir o câncer de próstata
Apesar de ser mais comum entre homens de 50 a 75 anos, a doença também pode atingir jovens adultos
Jô Folha -
Uma doença silenciosa e que não apresenta sintomas, o câncer de próstata representou no Brasil 29,2% dos diagnósticos entre pessoas do sexo masculino em 2020, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Apesar de ser mais comum em homens de 50 a 75 anos, jovens adultos que tenham histórico na família também devem ficar alerta.
Foi durante exames de rotina, que Tiago Triarca descobriu que estava com a doença. Prestes a completar 42 anos, o fotógrafo resolveu acrescentar o teste Antígeno Prostático Específico (PSA) em sua requisição. Veio então a surpresa, havia alteração de 9,93 ng/ml no órgão, quando a média considerada normal para homens abaixo dos 60 anos é de 2,5.
"Em momento algum senti dor ou desconforto. Ao receber o resultado comecei a medicação com antibióticos e refiz os exames. Porém, cada vez mais aumentava o valor, apresentando alteração em 12,19 ng/ml", conta Triarca. "Parti, então, para os exames de ressonância e biópsia que confirmaram a presença de adenocarcinoma em várias partes da próstata".
Em virtude da gravidade do caso, o procedimento precisa ser realizado o quanto antes. A cirurgia robótica, mais adequada para o tratamento, não é ofertada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e, no Estado, é feita somente na capital. Com um custo de R$ 45 mil e sem condições de arcar com o valor, Tiago recebeu o apoio de amigos e familiares para criar uma campanha. Atualmente, há duas formas de contribuir: através da aquisição de quadros que foram feitos a partir de fotos tiradas por ele ou doando qualquer valor pelo PIX. Nos próximos dias, uma rifa será disponibilizada. A cirurgia está marcada para o dia 26 de março, porém, até o momento, foram arrecadados apenas R$ 11 mil.
Sobre o procedimento
A cirurgia pela qual Tiago passará é também conhecida como Laparoscópica Robô Assistida. O médico que o acompanha e fará o procedimento, é o urologista Saulo Recuero. Ele explica que entre os benefícios deste modelo de operação está a maior precisão, diminuição do sangramento, do tempo de internação e da dor no pós-operatório. Além de uma recuperação mais rápida.
Doença preocupante e silenciosa
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 1,4 milhão de homens foram diagnosticados com câncer de próstata em 2020. A quantidade corresponde a 14,1% de todos os diagnósticos em homens, sendo a doença, a quinta causa de morte entre pessoas deste sexo. No país, é a neoplasia não cutânea mais frequente na população masculina.
De acordo com Recuero, esse tipo de câncer não apresenta sintomas. Por isso, a identificação que é feita através do exame de toque retal, associada ao PSA, deve ser feita rotineiramente. "Devemos iniciar o rastreio para o câncer de próstata nos homens a partir dos 45, 50 anos e em pacientes com histórico familiar deve ser ainda antes. O diagnóstico precoce possibilita um melhor tratamento e aumento da taxa de cura destes pacientes", comenta.
O urologista ainda destaca que apesar de ser mais comum em homens de 50 a 75 anos, e ocorrer de forma rara, a doença também pode atingir adultos jovens com histórico familiar de câncer.
Ajude Tiago
PIX: 53991591307
Aquisição de quadros: www.ajuda.triarcaphoto.com.br
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário